Imposto de Renda: caiu na malha fina em 2021? Saiba o que fazer!

21 de February | 2022

Mais de 600 mil brasileiros estão com suas declarações de Imposto de Renda na malha fina, segundo dados da Receita Federal e, se você faz parte desse número, corre aqui porque vamos explicar como sair dessa.  

Por Me Poupe!

Me Poupeira! e Me Poupeiro!, se você está lendo esse texto, existem grandes chances de estar entre os 600 mil brasileiros pegos na malha fina do Imposto de Renda de 2021, né não? 

Mas caaaaaalma, todo mundo tá sujeito a isso – ainda mais se você tem muitos dependentes ou rendimentos. O importante é correr atrás do prejuízo, corrigir o erro, receber sua restituição e já se preparar pra declaração deste ano! Simbora?

“Socorro, cai na malha fina!”

Tá tudo bem… a menos que você tenha omitido informações de propósito – mas a gente confia que não! 

Imposto de Renda: caiu na malha fina em 2021? Saiba o que fazer!

As declarações vão pra malha fina do IR por falhas como: omissão de rendimentos do titular e seus dependentes, erros ao informar gastos com saúde, inclusão de dependentes que não atendem às regras, entre outros. 

Para corrigir o erro, o contribuinte deve descobrir o que fez o documento ficar retido e, então, enviar uma declaração retificadora. “Mas como descubro?!”. Basta entrar no Portal e-CAC, que é o atendimento virtual da Receita.

Após acessar o centro virtual, o contribuinte deve ir em “Serviços em Destaque” e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Você encontrará seu erro clicando na declaração de 2021 ou então em “Pendências de Malha”. Ao abrir a declaração, estará indicado o motivo que te levou à malha fina.

“Agora, como faço minha declaração retificadora?”

Ela é feita no programa IRPF 2021 e basta ir no botar “Retificar” pra iniciar a sua correção. Um exemplo: 

  • Caso você tenha esquecido de adicionar um valor recebido em um serviço como PJ, deve ir em “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ” e preencher os novos dados nesta aba. 

Quando concluir a alteração dos dados, é só clicar em “Entregar declaração”. Depois de 24h do envio, já é possível checar no e-CAC se o novo documento foi aceito e, em caso positivo, sua restituição será liberada pela Receita em um lote residual.

E atenção, se a declaração retida está correta e você tem os documentos que comprovam as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.

E pra fechar, aqui vai o último ALERTA ME POUPE!: quem não declara o Imposto de Renda fica sujeito ao pagamento de uma multa por atraso. Ela é de R$165,74 para quem não tem imposto a pagar e de 1% do imposto devido para quem ainda deve recolher alguma quantia.

E aí, bora sair da irregularidade?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário