Imposto de Renda: aprenda a fazer doação pra projetos sociais

19 de April | 2022

Você sabia que pode destinar uma parte do seu imposto devido ou da sua restituição do Imposto de Renda 2022 pra fazer uma doação? É isso mesmo, você pode usar a sua Declaração de Imposto de Renda pra ajudar outras pessoas, e nós vamos mostrar agora como fazer isso!

Por Me Poupe!

A gente já cansou de falar que todo ano as brasileiras e brasileiros que têm um valor mínimo de rendimentos tributáveis precisam acertar as contas com a Receita Federal.  Agora, o pulo do gato é: você sabia que é possível aproveitar esse momento pra fazer doações e ajudar quem precisa?

É isso mesmo, você pode destinar até 6% do seu imposto a pagar ou da sua restituição pra projetos sociais. Dessa forma, além de cumprir as suas obrigações com a Receita Federal, você ainda vai fazer uma boa ação, que pode impactar a vida de muitas pessoas.

Segundo estimativas da própria Receita Federal, este ano, cerca de R$250 milhões serão doados por meio do Imposto de Renda 2022. No entanto, um levantamento feito pelo Itaú Social revela que esse número poderia chegar a R$5 bilhões, caso todos os contribuintes optassem por essa destinação do imposto em doações.

Agora, vamos responder quatro perguntas pra esclarecer como adotar essa prática ainda na declaração deste ano! Bora nessa?

“Como funcionam as doações?”

A Receita Federal permite que os contribuintes doem até 6% do seu imposto devido ou do valor que vai receber de restituição. Além disso, é possível fazer essa doação dentro do próprio programa da Receita Federal. 

“Quais projetos sociais recebem a minha doação?”

Elas vão pra fundos pré-determinados pela Receita Federal, como:

  • Fundos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Fundos de apoio aos Conselhos do Idoso.

É possível destinar até 3% do valor do imposto devido pra cada um deles, além de poder escolher se quer destinar a sua doação pra um fundo municipal, estadual ou federal. Você não pode escolher exatamente a instituição, já que é o governo quem faz isso.

“Tá, e aonde eu assino pra autorizar essa doação?”

A conversão de parte do seu imposto devido em doação é feita dentro do próprio programa de Declaração de Imposto de Renda 2022. Para isso, você precisa optar pelo modelo completo da declaração na hora de fazer o preenchimento, já que o modelo simples não possui essa opção.

Se liga no passo a passo:

  • Clique na seção “Doações diretamente na declaração”, que fica no menu no lado esquerdo da tela;
  • Em seguida, clique em “Novo”;
  • Então, você seleciona se quer doar pra um fundo ligado ao ECA ou aos Conselhos de idosos;
  • Depois, defina se quer que a sua doação vá pra um fundo municipal, estadual ou federal;
  • Em seguida, vem a tela do valor disponível pra doação, que considera o limite de 3% pra cada fundo.

Depois de ter feito todo o preenchimento na aba “Doações diretamente na declaração”, você deverá imprimir as Darfs pra realizar o pagamento. Lembrando que você precisará pagar as suas doações até a data limite pra entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda.

Além disso, é importante que você saiba que não é possível parcelar o valor das doações feitas por meio do programa da Declaração do Imposto de Renda 2022. 

“Posso abater minhas doações na minha Declaração?”

Se você fez doações pra projetos sociais ao longo de 2021, você também pode abatê-las  no seu Imposto de Renda 2022. Contudo, pra conseguir abater parte imposto devido, elas devem ter sido feitas pra instituições como:

  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Conselhos de idosos;
  • Projetos ligados ao incentivo à cultura ou à produção audiovisual;
  • Iniciativas de incentivo ao desporto.

Lembrando que quem fez as doações ao longo do ano de 2021 também só vai conseguir abater até 6% do valor do imposto a pagar. 

Imposto de Renda: aprenda a fazer doação pra projetos sociais

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri falando “beleza”.

Destinar parte do seu imposto devido ou da sua restituição do Imposto de Renda 2022 pra doações pra projetos sociais é uma forma de ajudar quem precisa e contribuir pro desenvolvimento da sociedade.

Que tal considerar essa opção na hora de acertar as contas com o Leão?  

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário