Giro Me Poupe! | Saque recorde da poupança e aumento do endividamento: o que está acontecendo no país?

12 de September | 2022

Quer se atualizar sobre o que aconteceu de mais relevante no universo das finanças? Agora, toda sexta-feira você confere os highlights dos últimos dias aqui no nosso portal. Vem dar um Giro Me Poupe!

Por Me Poupe!

A ebulição econômica do nosso país tá mais quente do que uma baforada de dragão em House of the Dragon! Isso porque os saques da poupança bateu nível recorde em agosto, enquanto que o endividamento das famílias brasileiras também cresceu. Segue com a gente pra você entender o que tá rolando no Brasil!

Saques da poupança chegam a R$ 22 bilhões em agosto

Que a poupança não é uma forma rentável de investimento, nós já sabemos. Ainda assim, muitos brasileiros guardam dinheiro lá pela praticidade (e falta de conhecimento com outros produtos de investimento, vamos falar a verdade!). Mas, olha só: o Banco Central anunciou nesta terça-feira (6) que a retirada de recursos da caderneta de poupança superou os depósitos em R$ 22 bilhões em agosto deste ano.

E isso é preocupante! Afinal, foi a maior saída líquida (diferença entre saques e depósitos) já registrada para todos os meses desde o início da série histórica, em janeiro de 1995.

Os saques acontecem em um momento de alta dos juros bancários – os maiores em quatro anos – e do aumento do endividamento das famílias. Além disso, a saída de recursos coincide com a baixa rentabilidade da poupança, que vem perdendo há muito tempo para a inflação.

Mesmo com a Selic subindo para 13,75% ao ano e com a inflação anual ainda perto dos dois dígitos, a poupança seguirá com o retorno travado em 6,17% ao ano + Taxa Referencial.

Essa é pra ficar de olho! 👀

Endividamento cresce e atinge 79% das famílias

O número de famílias endividadas atingiu 79% do total de lares brasileiros agora em agosto. As informações são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A alta de devedores aumentou em 1 ponto percentual em agosto em comparação a julho. Em um ano, o avanço foi de 6,1 pontos.

A aceleração do endividamento foi parecida nas duas faixas de renda pesquisadas. Para as famílias com rendimentos de até 10 salários mínimos, a alta da contratação de dívidas foi mais expressiva do que entre as famílias de maior renda – de 1,1 ponto percentual e 0,9 ponto, respectivamente. Para ver uma análise detalhada da pesquisa, clique aqui.

Para chegar a esses números, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC, leva em consideração para esse indicador as dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

Você sabe quais são os impostos pagos diariamente?

Chega essa época de campanha eleitoral, e toda candidata ou todo candidato só fala de uma coisa: imposto.

Mas, você sabe quais são os impostos pagos para o governo federal, estadual e municipal? Foi pensando nisso que preparamos um guia completíssimo para você entender melhor os impostos pagos em cada esfera e como você pode identificá-los na sua nota fiscal. Para baixá-lo, clique aqui.

E esse material é um esquenta para Os Caminhos do Dinheiro, a primeira série documental da Me Poupe! que vai te explicar de uma forma simples e super didática como o nosso dinheiro chega até os governos através desses tributos. Os Caminhos do Dinheiro estreia dia 12/09. Já se inscreve no canal para não perder nada, hein?

Banco Central Europeu sobe taxa de juros após inflação recorde

A coisa não tá boa nem do outro lado do Atlântico! Nesta quinta-feira (8), o Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa básica de juros do bloco econômico de zero para 0,75%. Esse movimento é uma resposta à forte inflação local.

Essa é a segunda alta nos juros desde 2011. Naquele ano, o BCE elevou as taxas de juros, mas uma crise da dívida europeia rapidamente obrigou a instituição a reverter o curso.

Nesses oitos anos, a taxa vinha negativa e estava em -0,5% até a alta promovida em julho deste ano. Quando uma taxa está negativa, os bancos são obrigados a pagar para deixar seu dinheiro no BCE. O aumento da taxa de juros busca estimular os empréstimos e a atividade econômica. Porém, ao mesmo tempo, também estimula a inflação. Veja mais sobre o assunto aqui.

Dívida com o cartão de crédito é a mais comum entre os brasileiros

Lembra que falamos anteriormente que o número de famílias endividadas atingiu, em agosto, 79% do total de lares no país? Pois bem, dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) viu que o cartão de crédito segue como principal modalidade de endividamento, com 85,3% em agosto. É a mesma proporção de julho, mas 3,5 pontos porcentuais abaixo do registrado em abril, desde quando vem caindo.

O uso de carnês e cartões próprios de varejistas têm crescido como modalidade de crédito nos últimos meses, em detrimento de instrumentos puramente financeiros. Nos últimos quatro meses, o endividamento nos carnês subiu 1,8 ponto percentual, alcançando 19,8%.

Pra você descobrir como usar o cartão de forma inteligente, dá só uma olhada nesse vídeo:

Curtir o Rock in Rio está 32% mais caro neste ano

Todo mundo AMA um bom festival, não é mesmo? Mas curtir o Rock in Rio este ano está pesando muuuuuuuito no bolso dos amantes da música em comparação com a edição de 2019. E a culpa não é só do preço do ingresso não: as maiores altas estão nas passagens áreas!

Olha só: os ingressos tiveram um aumento de 19%, que fica abaixo da inflação no período, de 22,6%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Já as passagens aéreas ficaram 67% mais caras, enquanto que o preço dos alimentos subiu 39%.

E se você considerar outros itens ligados ao evento, como bebidas e hospedagem, os gastos gerais de quem vai gastar um belo lookinho na cidade do rock cresceram 32%.

Isso é quase 10 pontos percentuais acima da inflação oficial do país! Esse levantamento foi feito pela Rico Investimentos, que considerou moradores de São Paulo que vão a apenas um dia do festival. Nas contas, estão inclusos ônibus especial até a Cidade do Rock, almoço e jantar. Veja mais sobre esses aumentos aqui porque hoje é dia de rock, bebê!

Vai empreender? Você não pode perder essa live!

Se você é do time que quer empreender ou está empreendendo, nossa musa das finanças fez uma live com dicas imperdíveis para melhorar seu faturamento mensal. Clique aqui para assistir!

E aí, curtiu esse Giro de notícias? Então, segue com a gente que na semana que vem tem mais. 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário