Fevereiro: aprecie com moderação!

09 de February | 2014
Não  é segredo pra ninguém, fevereiro é aquele mês mágico das liquidações relâmpago nos shoppings, nas ruas, nas concessionárias, nas lojas de móveis e etc. Uma maratona do consumo que pode ser muito vantajosa pra quem tem dinheiro reservado. Ops, não é o seu caso? Não entre em pânico, Nath te ajuda a fazer as contas!
Por Nathalia Arcuri
Então você sobreviveu aos impostos de início de ano. Pagou a primeira parcela do IPTU, IPVA, cartão de crédito com gastos de Natal… Fico feliz com mais esta superação de vida! Mas ai você resolve ir até o Shopping, afinal é um dos poucos lugares onde a temperatura está abaixo dos 35 graus. E como um raio, o pensamento consumista te atinge em cheio, provocando sensações físicas como coceiras nas mãos e arritmias cardíacas de empolgação com as vitrines pintadas de vermelho, anunciando as liquidações.
Eu, particularmente, as evito. Mas se isso for mais forte que você e a sensação de perder a melhor oportunidade do ano te provocar arrependimentos, vão ai as dicas.
1 – Tire o extrato: saiba quanto você tem antes de gastar. Se não tiver nada, ou estiver negativo, não existe segredo, tome um picolé, volte pra casa , veja as roupas que tem no armário  e que nem se lembrava mais, tente novas combinações e seja feliz.
2 – Elabore um limite: Tem dinheiro? Que bom! Pense friamente no teto de quanto vai gastar. Pra facilitar, tire o dinheiro vivo e deixe o cartão de crédito em casa… São medidas extremas para quem insiste em dizer que tem controle e depois cai no rotativo do cartão de crédito porque não fez a conta certa, ou teve o olho maior do que o saldo bancário.
3 – Saiba aonde comprar: Os shoppings não são proibidos. Algumas lojas oferecem ótimos descontos mesmo. Mas seja criteriosa. Grifes também oferecem descontos, mas a que preço? Analise as possibilidades, compare, curta essa peregrinação em busca das peças que vão te fazer feliz e ressaltar sua beleza, sem causar arrependimentos depois.
4 – Saiba o que comprar: Nessas liquidações muitos itens “da moda” são vendidos com até 70% de desconto. Não caia nessa… Procure levar aquilo que poderá ser usado o ano inteiro e no próximo verão. A moda vai passar na primavera e você terá um mico no armário.
5 – Pesquise: sites como / http://www.bazarpop.com.br/blog/, indicam lojas em promoção, descontos, etc. Se estiver em São Paulo, além dos Shoppings, indico meu endereço favorito no planeta: Bom Retiro. Quase tudo o que tem no shopping, você encontra lá pela metade do preço normalmente, mas nessa época eles também liquidam, ou seja, vale a pena a visita ao centro de São Paulo. A Rua José Paulino é a mais famosa, mas bata perna pela redondeza. Rua da Graça, Rua dos Italianos… com certeza não vai se arrepender. É nessas paralelas que se encontram os grandes tesouros do bairro.
As dicas acima valem para qualquer tipo de aquisição, seja ela um carro, uma moto, um imóvel… O importante é diagnosticar a situação financeira, pesquisar, pechinchar e pagar o que pode.
E assim viveremos com dinheiro no bolso o resto do ano!
Faça suas compras e seja feliz!
Nathalia Arcuri – Me Poupe
photo-nathalia
Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário