Ethereum: o que é e como utilizar?

17 de August | 2018

Já ouviu na Criptomoeda Ethereum? Ela é considerada uma tecnologia mais avançada que o Bitcoin.  
Por Edson Ichihara
 
Olá leitores do Me Poupe! O mundo das criptomoedas e do Bitcoin continuou em baixa neste último mês. Mesmo assim, o preço de 1 bitcoin continua alto, no valor de R$ 24.889,30. (cotação em 10 de Agosto de 2018).
Como eu sei que muitas pessoas gostariam de comprar Bitcoin, mas ainda não possuem capital suficiente para adquirir muitos Bitcoins, neste artigo eu vou mostrar a vocês uma outra criptomoeda que possui um valor unitário menor.
 

 
Hoje, existem 1801 criptomoedas listadas na Coin Market Cap e toda essas opções confundem e dificultam o investidor iniciante. Para facilitar o seu trabalho, vou falar sobre o Ethereum, que possui o segundo maior valor de mercado no mundo das criptomoedas.
 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Veja na tabela acima, extraída do site Coin Market Cap, as quatro criptomoedas de maiores valores de mercado: Bitcoin, Ethereum, XRP (Ripple) e Bitcoin Cash.
Já escrevi aqui no Me Poupe! mais sobre Bitcoin.
 

Como eu conheci o Ethereum e sua forma de mineração


Eu conheci o Ethereum no começo do ano de 2016. Como na época era muito difícil produzir o Bitcoin, eu minerei o Ethereum durante o ano de 2016.

 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Veja na figura acima, que meu minerador chegou a produzir quase 80 Ethereum na época, mas como eu era muito inexperiente, eu acabei vendendo minhas Ethereum antes de terem uma grande valorização (na época custava cerca de 7 dólares cada Ethereum).
Hoje está muito difícil produzir Ethereum e não vale mais a pena.  O gasto de energia é muito alto e acaba ficando mais barato você comprar Ethereum diretamente em uma Exchange.
 

Preço do Ethereum

 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Veja no gráfico do site Investing, que o preço do Ethereum atualmente é de USD$ 329,52. (cotação em agosto/2018) Veja que em novembro de 2016 ele custava USD$ 4,64. Me sinto um pouco arrependido de ter vendido meus Ethereum nesta época.
Assim como o Bitcoin, o preço do Ethereum está caindo no ano de 2018, mas mesmo assim, o valor unitário de 1 Ethereum é muito menor que o de um Bitcoin.
 

Tecnologia de contrato inteligente e os tokens


A tecnologia de
contrato inteligente é o principal diferencial do Ethereum e com ela podemos produzir tokens. Sempre me confundia com essa explicação e por isso estudei o assunto profundamente para explicar a vocês de uma forma mais prática e fácil.
No Blockchain do Bitcoin, você não consegue produzir tokens. Tokens são como fichas de um jogo.
Já no Ethereum, através de um contrato inteligente, você consegue produzir sua própria ficha. Há um número muito grande desses tokens no mercado que geralmente são realizados por empresas.
 

Token Mepoupe na prática


Para facilitar o entendimento de vocês, eu vou mostrar o token Mepoupe que eu criei no Ethereum (na rede Testnet Ropsten do Ethereum).

 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Através da tecnologia do Ethereum, criei o token Mepoupe para mostrar a vocês o grande diferencial do Ethereum.
Se você planejar criar uma moeda/token no futuro, pode comprar Ethereum para realizar esse seu objetivo. Isso não seria possível no Blockchain do Bitcoin.
 

Carteira da Ethereum – My wallet.


Existem várias maneiras de se criar sua carteira da Ethereum. A maneira mais rápida é através do site
https://www.myetherwallet.com/. Cuidado que existem vários sites spam que usam nomes parecidos com esse. Sempre verifique se está no site correto!
 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
É preciso criar uma senha e depois apertar o botão “Create New Wallet”. Veja que no box a direita superior, você pode escolher o Network da carteira. Você pode escolher o ETH (myetherwallet.com) ou o Ropsten (myetherwallet.com).

No caso do ETH, você vai criar uma carteira oficial da ETH (Ethereum). O Ropsten vai criar uma carteira teste da ETH. É neste último Network que eu criei o token da Mepoupe.

 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Depois de criar a senha, você precisa fazer o download do Keystore File (guarde bem no seu computador) e aperte em “I understand”. Continue.
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Na próxima tela, você vai receber o número do seu  private key. Guarde ela em um local seguro. E aperte o botão “Print Paper Wallet”. Você vai receber um arquivo com seu endereço e seu private key. Guarde em um local seguro esse arquivo.
 
Ethereum: o que é e como utilizar?
 
Veja como é o arquivo que você receberá. Não se esqueça de guardá-lo em um local seguro.
Pronto. Agora você já sabe criar uma carteira de Ethereum tanto no Network oficial da Ethereum (ETH) quanto no Network Testnet Ropsten da Ethereum.
 

Conclusão


Neste artigo, eu te ensinei sobre o Ethereum, que é a segunda maior criptomoeda em valor de mercado. Ela possui características diferentes do Bitcoin como o contrato inteligente.

Espero que você tenha aprendido sobre o Ethereum e comece a estudar mais sobre esse mundo das criptomoedas.
Agora você já pode criar sua carteira Ethereum e do Ropsten.
Se você tem interesse em receber um token Mepoupe, deixe um comentário abaixo e escreva o que faria com ela.
Edson Ichihara
IMG_5356Médico Oftalmologista, Analista de Valores credenciado pela Apimec com Certificação  CNPI, Conselheiro Fiscal na Unimed Americana, SBO e Nova Odessa. Escreve todos os meses sobre Bitcoins e Criptomoedas.
 
 
 
 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

Ethereum: o que é e como utilizar?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Patrícia 17 de September | 2018

Se o lance é investir, eu multiplicaria esse token com mais investimentos! AÍ QUE FESTA DO TOKEN

Glenn William R. Barbosa 29 de August | 2018

Criptomoeda não é investimento, no entanto minerar pode até ser uma forma de investimento. Compensa minerar Etherium?

suellen 27 de August | 2018

Boa tarde, Como vai? Nossa muito bom, mas confesso que fiquei com duvidas. Poderia fazer outra matéria falando mais sobre esta moeda? Obrigada