Entenda como funciona o parcelamento do PIX

07 de June | 2022

O pix, que é a modalidade de pagamentos automáticos do Banco Central, já está em vigor desde 2020 e tem sido responsável por diminuir a alta taxa de desbancarização dos brasileiros – que no final 2021 era de mais de 34 milhões de pessoas.

Muitas dessas pessoas passaram a usar bancos e contas de pagamento para as suas transações e, hoje, é super comum o uso do pix nas compras do dia a dia.

Agora, o que 2022 trouxe de novidade foi o pix parcelado que já está disponível, mas ainda gera muitas dúvidas sobre como deve ser usado. Por este motivo, vou fazer aqui uma rápida apresentação e explicar os pormenores desta nova modalidade de crédito que está sendo concedida pelos bancos.

PIX parcelado

Sim, pode até ter um nome diferente, mas o pix parcelado na minha visão é apenas uma outra maneira das instituições financeiras oferecerem empréstimos para os seus correntistas.

Por enquanto nem todos os bancos e instituições financeiras estão oferecendo o pix parcelado, mas entre os que já oferecem a modalidade os juros variam de 2,09% a 3,99% ao mês. Apesar de ser uma taxa bem menor do que a do cheque especial, que tem em média juros de 8%, ainda assim é um juros considerável.

Vale a pena usar?

O pix parcelado é uma opção para aquele cliente que precisa fazer um pagamento, mas não possui dinheiro na conta. Para usar a função o cliente precisa ter um crédito pré-aprovado na instituição financeira. 

Como eu já ponderei, se olharmos para as taxas de juros, o pix parcelado parece uma opção melhor do que o cheque especial. Se considerarmos o cartão de crédito como método de pagamento, vale lembrar que existe a incidência de juros somente quando você atrasa a fatura do cartão ou quando faz o pagamento mínimo, enquanto no pix parcelado os juros incidem desde o começo.

Como funciona?

O funcionamento da ferramenta é o seguinte, quando você faz um pix parcelado, a pessoa para quem você faz a transação recebe o dinheiro à vista e você paga parcelado para o banco.

Dessa maneira, a modalidade de parcelamento se configura muito mais como um empréstimo do que qualquer outra coisa. Algumas instituições financeiras já estão permitindo fazer pagamentos a partir de R$10,00 parcelados em 24 vezes – socorro!

Um fator muito importante para cuidar é que as parcelas do pix são depositadas diretamente na conta corrente e, em caso de falta de saldo, essa pessoa que já vai ter pago juros na parcela do pix ainda vai entrar no cheque especial, aumentando ainda mais a própria dívida.

A minha visão

Para mim, o pix parcelado se mostra uma arma poderosíssima do Sidnelson para aumentar o endividamento dos brasileiros, principalmente por ser de fácil acesso, por ser vendido como uma nova tecnologia que “facilita a vida das pessoas” e que, certamente, vai atingir essa camada da população que era desbancarizada e que conhece pouco das artimanhas dos bancos.

Ou seja, o pix parcelado é uma uma ferramenta para ser usada somente em casos de extrema urgência, se e somente se, você já tiver consumido toda a sua reserva de emergência e ainda precisar de recursos.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário