Dia do Cliente 2022: 5 segredos que os bancos não contam

16 de September | 2021

Atenção: este post é especial para quem quer uma Semana do Cliente mais consciente, além de conter alguns segredos que não te contam (mas que fazem parte dos seus direitos como cliente bancário) e mais um bônus: tá sabendo da novidade do PIX para novembro deste ano? Não?! Vem comigo que eu te conto!
Ah que feeeesta da descoberta!!!

Por Me Poupe!

A Semana do Cliente já está rolando e, pra te mostrar a realidade por trás de alguns descontos, promoções e brindes tentadores que você deve ter recebido de todos os lados (sim, eu sei que recebeu), resolvi mudar o foco da data e falar sobre os direitos que você tem como cliente. Isso é essencial para tomar as rédeas e assumir o controle do seu dinheiro (aliás, se você ainda não saiu das listas de e-mails das lojas, faça isso! Esses tipos de mensagens costumam ser armadilhas só pra te convencer a comprar algo que você não quer. Desvia em nome da riqueza!).

 

Quem avisa amigo é

 

Pra começar a #festa-da-informação-do-cliente, ontem falamos sobre os seus direitos como consumidor e hoje é o dia de falarmos dele: do Sidnelson – mais precisamente, falar dos segredos que o Sidnelson não te conta.
Mas eu te conto!
Então confere aqui a lista que preparamos com os segredos desvendados:

 

Nath piscando o olho

 

Segredo #1: você não precisa pagar nenhuma tarifa para ter uma conta bancária


Se você acompanha a Me Poupe! a bastante tempo, já deve até saber disso, porque eu não canso nem um pouco de glorificar o pacote de serviços essenciais.


Normalmente, quando abrimos uma conta bancária, o Sidnelson oferece algumas opções de pacotes de serviços, que incluem um número determinado de transações que você pode fazer mensalmente. Só que o que ele não costuma oferecer é o pacote de serviços essenciais (tô de olho, hein Sidnelson). E aí, Me poupeira! e Me poupeiro! você perde a chance de economizar muito dinheiro, porque esse pacote custa…

Absolutamente nada


Isso mesmo! NA-DA!

Esse pacote de serviços gratuitos é regulamentado pelo Banco Central e é seu direito como consumidor bancário. Com ele, você tem acesso a:

  • Fornecimento de cartão de débito para compras e saques;
  • 04 saques no mês (no caixa eletrônico ou guichê);
  • 02 transferências para contas da mesma instituição por mês;
  • 02 extratos no caixa eletrônico (e consultas ilimitadas pela internet);
  • 01 talão de cheque com 10 folhas.

 

Segredo #2: você pode solicitar portabilidade do seu salário para o banco que já utiliza

E não, você não precisa pagar nenhuma taxa pra isso.

A portabilidade de salário é um direito de todos os clientes bancários. Isso significa que, se você quiser, pode solicitar para o banco em que a sua empresa realiza o seu pagamento, que faça a transferência automática de todo o valor depositado para outra conta de sua escolha (e de qualquer banco, viu?).

 

Segredo #3: você pode transferir suas dívidas para outro banco

Assim como você pode transferir seu salário de um banco para outro, sem nenhuma taxa, você também pode transferir seu empréstimo. “Mas Me Poupe!, socorro, qual é a vantagem disso?”, bom, vamos lá!

Quando você solicita a portabilidade de crédito, o que acontece, de maneira simplificada, é que você leva o contrato de seu empréstimo, as parcelas restantes e saldo devedor para o banco de sua escolha, contanto que esse banco aceite receber a sua dívida (presta bem atenção aqui: o seu banco não pode se recusar a transferir sua dívida, mas o banco de destino, esse sim pode se recusar, tá?).

Agora vamos à vantagem: essa é, Me poupeira! e Me poupeiro!, a hora de pesquisar qual banco oferece menores juros ou até mesmo de renegociar uma condição melhor com o banco em que você já tinha o empréstimo.

Ah, e se quiser dicas de como usar a renda extra para quitar dívidas, corre nesse post aqui.

 

Segredo #4: nem no Dia do Cliente e nem em NENHUMA outra data você é obrigado a comprar X para ter Y

Esse papo é sério, o nome disso é Venda Casada e isso é crime, tá? Só pra ficar ainda mais claro, venda casada é algo que acontece quando você contrata algum serviço bancário ou simplesmente abre uma conta e acaba saindo com algum outro produto. Se alguém disser que você não pode ter o produto X se não comprar o produto Y, denuncie!

 

Segredo #5: você tem direito a reemissão gratuita de cartão de crédito em caso de bloqueio

Eu já vou começar falando que, ter um cartão de crédito implica em ter responsabilidades e, em alguns casos, ter também taxas (fica de olho e coloca todas elas na sua planilha de controle financeiro). Mas tem uma taxa que nem sempre pode ser aplicada, a de reemissão do cartão. Dá uma olhada aqui nos casos em que você tem direito à isenção dessa cobrança: 

  • Segunda via do cartão: o banco pode cobrar esta taxa quando é solicitada a segunda via do cartão por motivo de perda, roubo, furto ou danos gerados pelo consumidor contanto que esteja descrito em contrato
  • Vencimento do cartão: se o seu cartão venceu e você precisa de uma nova via para continuar utilizando você não poderá ser cobrado pela emissão dela. 

  • Falha na leitura do cartão ou bloqueio: sabe aqueles erros de leitura na hora do pagamento que dão até um frio na espinha? Se o seu cartão tiver alguma falha, que não tenha sido gerada por você, e que faça com que ele não funcione direito nas maquininhas, é dever do banco substituí-lo sem cobranças. Isso vale também para casos de tentativas de fraude, viu?


E é com esse último tópico que anuncio a novidade prevista para o Pix em novembro e que passará a fazer parte de sua lista de direitos: o Banco Central aprovou e prevê que, a partir de novembro deste ano, consumidores que sofram algum tipo de fraude via Pix poderão pedir estorno do dinheiro perdido. Este já é um procedimento que os bancos adotam, mas atualmente não é aplicado ao Pix.

E pra você ficar de olho e fugir das fraudes, tem dica aqui, aqui e aqui.

Agora que você já está por dentro dos seus direitos como cliente bancário, não se esqueça de dar uma passada amanhã pra conferir o último post que preparamos para a Semana do Cliente e comenta aqui no post se você já viveu algum desses casos.

 

E se quiser rever o post de ontem e saber mais sobre os seus direitos como consumidor é só clicar aqui.

Ah-que-festa-da-conscientização!

 

Beijo da nath

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

José Amaro 17 de September | 2021

Muito legal as dicas. Para contas com CNPJ também valem os direitos da conta-corrente mencionados?

Rub@o 16 de September | 2021

Fiz a portabilidade do salário e além disso chorei pra continuar com a isenção do pacote de tarifas. Foi difícil mas consegui, afinal, eles sabem que a concorrência tá cada vez maior!

Sônia Gregório de Oliveira 16 de September | 2021

Já tive que adquirir um seguro na compra do meu primeiro imóvel. Parte do imóvel foi financiada e a gerente disse que teria que adquirir o tal seguro. Venda casada. Bom que aprendi, antes tarde do que nunca.