Desempregado? A matriz esforço x impacto pode te salvar

14 de March | 2022

Se você, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, está desempregada(o), passando por uma transição de carreira,, procurando um novo ofício ou um freela, você chegou ao lugar certo. Nós vamos mostrar agora como você pode criar uma matriz de esforço x resultado pra aumentar as suas chances de ter uma fonte de renda segura!

Por Me Poupe!

O cenário do desemprego no Brasil não está nada fácil. Segundo um levantamento feito no fim de 2021, estamos com a 4º maior taxa de desemprego do mundo, somando mais de 12 milhões de desempregados. Esse é apenas um dos reflexos da crise econômica e sanitária em que estamos enfiados. AH-QUE-DESESPERO!

Com isso, quem está sem trabalho e precisa de uma fonte de renda, tem uma missão e tanto pra sair dessa estatística. Então, pega na nossa mão que hoje vamos mostrar como a matriz de esforço x impacto pode contribuir pra que você dê a volta por cima do desemprego com mais rapidez, eficiência e segurança!

“Nossa, mas isso funciona mesmo?”, você pode estar se perguntando. E a resposta é: SIM – e temos como provar! Essa foi a técnica usada por nossa musa Nath usou com último desfodido do Reality Me Poupe!, o Lucas Miotti. 

Nesse episódio, dá pra ver no detalhe como gastar menos energia (ter menos esforço) e gerar mais resultado (ter mais impacto). Quer ver só? Confere essa missão clicando aqui.

Vamos lá, o que é a matriz de esforço x impacto?

Essa matriz é utilizada por várias empresas que querem saber quais são as ações que precisam tomar pra ter os melhores resultados. Mas a boa notícia é que dá pra aplicá-la com o intuito de atingir os seus próprios objetivos.

AH-QUE-FESTA-DO-ALVO-ATINGIDO!

A matriz mostra onde você deve concentrar os seus esforços pra obter os melhores resultados. “E como é que eu faço isso, pelo amor da Deusa?”. Bom, pra fazer a matriz você precisa apenas de uma folha de papel e uma caneta. Você vai traçar um grande símbolo de + no meio da folha e, na linha horizontal, vai escrever esforço, e na linha vertical, você deve escrever impacto.

A partir daí você pode começar a preencher cada quadrante da seguinte forma:

  • Na parte superior à esquerda você deve colocar as atividades que demandam muito esforço, mas geram poucos resultados;
  • Na parte superior à direita você vai colocar todas as ações que exigem muito esforço e geram muito resultado; 
  • No quadrante de baixo à esquerda você deve inserir as atividades que exigem pouco esforço e dão pouco resultado;
  • Na parte inferior à direita você coloca as ações que demandam pouco esforço, mas trazem bons resultados.

Ao terminar de preencher a sua matriz, você saberá quais ações deverá priorizar pra atingir os seus objetivos, SEM perder tempo executando atividades que não vão te trazer bons resultados. 

TÁ CONFUSA(O)? PRESTA ATENÇÃO QUE A GENTE DESENHA

Desempregado? A matriz esforço x impacto pode te salvar

Quer exemplos, né?

Temos algumas sugestões de como a matriz esforço x impacto pode ser preenchida por quem está na saga da busca por emprego! Veja só.

  • Pouco esforço e muito resultado

Falar com os seus contatos que você está em busca de um emprego, demanda pouquíssimo esforço e pode abrir ótimas possibilidades de indicação pra vagas. Sinalizar isso nas suas redes sociais também pode gerar um bom impacto. 

Então, uma ação desse quadrante pode ser: “comunicar minha rede de contatos que estou em busca de vagas em tal área”. É aquilo que você já sabe: quem não se comunica, se estrumbica!

  • Muito esforço e muito resultado 

Neste espaço você pode colocar ações como: distribuir o seu currículo em agências de emprego da sua cidade; cadastrar o seu currículo em sites de emprego confiáveis; turbinar o seu LinkedIn e deixá-lo mais atrativo; montar um portfólio.

Isso pode demandar um pouquinho de tempo e dedicação, mas certamente vai gerar bons frutos, Me Poupeira(o)!. Quem quer, PRECISA correr atrás.

  • Muito esforço e pouco resultado

Um bom exemplo de atividade pra este quadrante seria: trabalhar a sua marca pessoal pra ser reconhecido pelas empresas, através de site, logo, manifesto e todas os outros investimentos que dão força pra uma marca/produto.

É claro que esse método pode dar bons resultados, mas eles não costumam vir no curto e médio prazo. Portanto, vale a pena investir na sua marca pessoal, mas não espere resultados da noite pro dia.

  • Pouco esforço e pouco resultado

Temos exemplos da vida real pra esse quadrante que são SUPER comuns e podem doer! Tá pronto? 


Passar o dia todo com a bunda no sofá reclamando e não tomar uma atitude; pedir uma ajuda financeira pra parentes; fazer um empréstimo no banco e ter que lidar com os juros altíssimos depois. A gente avisou que doeria…

Dá pra usar a matriz pra fazer renda extra?

Seja pra arranjar uma fonte de renda pra pagar suas contas ou pra traçar um plano de renda extra, a matriz de esforço x impacto pode te ajudar a tomar boas decisões. 

Vamos imaginar que você é o próprio masterchef e quer começar a vender doces! Com a matriz você conseguirá enxergar quais doces são menos trabalhosos e garantem mais lucro, qual a melhor forma de divulgação, como e com que frequência comprar insumos, quanto tempo terá que despender pra atividade, quais as melhores formas de entrega, e por aí vai.

Xô preguiça, coloque a mão na massa

Viu como dá pra aplicar a matriz em DI-VER-SAS áreas da sua vida? Saber priorizar atividades que exigem menos esforço e geram mais resultados é a grande sacada pro sucesso. 

Quer ter sua própria matriz e começar a colocar essa teoria em prática? Então, corre aqui que temos um PRESENTÃO! Me diga qual é o maior e melhor canal de finanças do Brasil e te daremos uma MATRIZ PERSONALIZADA. Vem, vem, vem!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário