Com criatividade e sem gastar muito, é possível decorar a casa e conseguir receber mais pelo aluguel
Você vai colocar ou colocou a casa para alugar e por isso não pensa em investir na decoração do imóvel? Saiba que esta é uma ótima maneira de fazer o valor do seu aluguel render muito mais.
Quando colocamos algum imóvel para alugar, a prerrogativa é que nada de muito drástico seja alterado, mas esta ideia pode mudar quando pensamos que ele pode ser valorizado com pequenas alterações.
Por Viva Decora
Bons motivos para decorar seu imóvel alugado
Aposte em elementos de durabilidade
Muitos inquilinos prezam muito por um local onde se notam a qualidade dos materiais e a funcionalidade dos espaços, por isso, é necessário investir em móveis e revestimentos de qualidade.
A durabilidade e qualidade não são apenas benefícios estéticos, mas auxiliam também na manutenção ao longo dos anos.
Uma sala bem equipada e organizada, por exemplo, com um belo sofá, quadros e objetos de decoração de bom gosto, mudam a cara do ambiente e tornam o espaço muito mais acolhedor.
Vale lembrar que uma boa primeira impressão é o cartão de visitas para conseguir alugar o seu imóvel.
Atualmente, muitas pessoas optam por alugar imóveis mobiliados, porque o preço da mudança, muitas vezes, é semelhante a comprar móveis novos.
Isso, sem falar em quem aluga o imóvel para temporada. Nesse caso, a decoração é fundamental.
Pintura
Ao pensar nas cores das parede, lembre-se de que menos é mais quando a intenção é agradar a maioria, por isso, as cores devem ser sempre neutras, visando cativar diferentes estilos.
É fundamental ter uma casa pintada, na hora de alugar. Por isso, capriche nesse detalhe.
Utilize espelhos
Usar espelhos em qualquer ambiente é uma aposta certeira, pois além de trazer um ar de sofisticação, dá a impressão de amplitude do espaço.
Por esta razão, também podem ajudar muito na valorização do imóvel.
No banheiro, aconselha-se usar um espelho que ocupe o espaço todo entre a pia e o teto.
Na sala ou no quarto, escolha uma das paredes que pode ser espelhada por inteiro, não só para causar a sensação de que o cômodo é mais amplo, mas também mais sofisticado.
Não fuja dos móveis tradicionais e de linhas retas
No caso de casas mobiliadas, os móveis antigos, que normalmente vêm com curvaturas, texturas e motivos florais, por exemplo, são elementos que deixam o espaço carregado, o que não agrada o olhar.
Por isso, o ideal é apostar em um mobiliário neutro, sempre que possível, com cara de “casa nova”.
Armários, sofás retos e camas box nos quartos são recomendados.
Eletrodomésticos
Se puder, prefiro os eletrodomésticos em inox. Eles têm feito muito sucesso por deixarem o ambiente com um ar mais sofisticado.
Sim, o investimento é maior. Mas este fator também é colocado na ponta do lápis ao estipular o preço do aluguel.
Utilize box de vidro nos banheiros
Prefira box de vidro temperado nos banheiros e portas de correr.
Esta opção é muito mais resistente e no caso de quebra, os pedaços tem arestas menos afiadas, o que reduz o risco de acidentes.
Esse tipo de acabamento nos banheiros é um detalhe que, com certeza, valoriza seu imóvel, dando um aspecto bem mais sofisticado.
Diferentes tipos de iluminação
Um cuidado especial com as luzes é essencial. A escolha da iluminação certa pode valorizar muito qualquer ambiente e, com um boa pesquisa, não sai caro instalar luminárias com um ótimo custo benefício.
Para a iluminação dos quartos, opte por luminárias que abafam um pouco a luz e dão uma sensação de aconchego.
Já para ambientes como cozinha e lavanderia são indicadas luminárias fluorescentes, que garantem uma iluminação mais direta e clara.
Imóveis mobiliados destinados para aluguel são uma opção muito procurada.
Pessoas que vêm de outras cidades, como executivos de empresas e universitários, se interessam muito por um imóvel já pronto para morar.
Por isso, os proprietários devem sentir-se estimulados em investir em decoração e móveis de bom gosto e qualidade, para valorizar o ambiente.
O Viva Decora é um portal de conteúdo voltado à decoração com idéias geniais pra você decorar a sua vida e a sua casa gastando pouco e, assim como o Me Poupe, acredita no valor da educação financeira.
Post muito bom! E, por experiência própria, tudo o que diz é verdade. No início deste ano, meu marido foi transferido para Recife, motivo que nos fez alugar o nosso apartamento em Brasília. Aqui vai a história. Em maio de 2016, compramos o nosso apartamento dos sonhos: do tamanho certo e numa boa localização. Resolvemos contratar uma designer de interiores para nos ajudar a deixá-lo com a nossa cara e com aquele ar de "casa de revista", já que seria o nosso apartamento pro resto da vida, com aquela sensação de que nada (haha) nos tiraria de lá. A decoração refletia mais ou menos as dicas do post: eletrodomésticos em inox, esquemas variados de iluminação, boxe de vidro, pintura branca... Enfim, investimos no nosso bem-estar e com felicidade. Daí, a vida veio e nos trouxe a trabalho para Recife. Diante da mudança, tínhamos um aluguel a pagar + a parcela do consórcio de Brasília. Só nos restava tomar a dura decisão de alugar o nosso canto para ficarmos apenas com o aluguel em Recife. Contratamos uma imobiliária e usamos as fotos profissionais do apartamento, tiradas para o portfólio da designer. Resultado: conseguimos alugar em menos de 24h depois da publicação do anúncio. Das propostas que recebemos, teve até oferta superior ao que estávamos pedindo no aluguel. Em Recife, alugamos um apartamento mobiliado, mais ou menos nos mesmos moldes do de Brasília. Isso ajudou na transição também, já que foi uma mudança repentina. Concluímos que, apesar de não termos planejado essa locação, valeu a pena cada centavo gasto na contratação da designer (algo que muita gente considera desnecessário) e na decoração. Hoje, o aluguel que recebemos paga mais do que a parcela do consórcio e ainda sobra um pouco para anteciparmos parcelas em algum momento (até lá, fica investido, valeu, Nath!!! rs), ou se apertar, podemos usá-lo pagar o aluguel de Recife ou de qualquer outro lugar.