Davos: descubra como o Fórum Mundial da Economia impacta o seu bolso

16 de January | 2023

Eu sei que um evento de líderes globais numa remota estação de esqui próxima a Zurique parece mais uma coisa de filme do 007 do que algo que possa impactar o nosso dia a dia, mas não é assim. Leia até o final para entender a relevância de Davos para o mundo. 

Por Professor Mira!

Nesta segunda-feira, 16, começa em Davos, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial, uma reunião anual em que delegações de vários países se encontram para discutir temas de interesse global. 

Em 2023, o slogan central é: “Cooperação em um mundo fragmentado”, um baita desafio, não? O evento reúne anualmente representantes de governos, lideranças da União Europeia, ONU e OTAN, líderes empresariais, ONGs, startups, intelectuais e ativistas das mais variadas áreas! 

E sabe quem é uma das convidadas da delegação brasileira?

A nossa musa das finanças, a Nath Arcuri. Legal, não é? 

Davos: descubra como o Fórum Mundial da Economia impacta o seu bolso

Como o Fórum impacta a minha vida?

A 53a. edição do Fórum pretende ser uma plataforma focada em promover soluções significativas, mensuráveis e positivas para grandes riscos sistêmicos e sistemáticos que abalam as economias no mundo. 

“Mira, risco sistêmico e sistemático? Do que você tá falando? Eu tô em perigo?”

Bem, em certa medida, todos estamos! Isto porque todos os acontecimentos que impactam as economias, influenciam no bolso e na segurança de todo mundo.

Risco sistêmico é um problema envolvendo uma empresa ou um setor específico, mas com poder de gerar instabilidade generalizada nas cadeias produtivas às quais esteja ligada de alguma forma. 

Um exemplo famoso de risco sistêmico foi a quebra do banco Lehman-Brothers em 2008. Isso acabou desencadeando efeitos em cadeia na economia, no que ficou conhecido como a crise do subprime

Naquele momento, o colapso do setor de crédito hipotecário nos Estados Unidos, além dos problemas práticos, culminou também numa crise de confiança nos mercados! Aliás, essa é a base de qualquer risco sistêmico: crise de confiança dentro de cadeias produtivas que movimentam o sistema financeiro.

O risco sistemático, por sua vez, não tem a ver propriamente com empresas, mas com políticas de governo. Essas políticas podem ser de ordem interna, como política monetária, fiscal, de saúde, ambientais, entre outras, ou políticas ligadas à diplomacia e às relações internacionais. 

Os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia, ou a taxa de juros norte-americana, são ótimos exemplos de riscos sistemáticos.

O importante é notar que, em um mundo globalizado, tudo está interligado. Portanto, ter grandes mentes debatendo esses riscos e os efeitos que cada decisão tomada tem sobre a economia mundial é muito fundamental para guiar os rumos da nossa sociedade.

Davos: o Fórum mais relevante da economia

Voltando à temática principal, o evento é muito abrangente e, nos próximos 4 dias, debaterá desde as tensões geopolíticas decorrentes da guerra entre Ucrânia e Rússia, às inúmeras facetas da economia global.

Temas como recessão, avanços e retrocessos em tecnologia verde, políticas ESG, crises nas cadeias produtivas, segurança alimentar, entre outros, certamente estarão na boca dos expositores do Fórum!

Você pode conferir em detalhes toda a agenda de Davos no site oficial do evento e também pode (e deve!) acompanhar a nossa cobertura aqui pela Me Poupe!.

“Mira, como isso afeta minha jornada investidora?”

Para ter uma jornada investidora cada vez mais próspera, ser uma pessoa informada e que entende um pouquinho sobre os impactos das decisões macropolíticas na vida de todos nós é muito fundamental. 

Claro que não são os debates de Davos que irão definir se você investe no CDB do Banco A ou do Banco B, se você escolhe renda fixa ou variável para o seu aporte mensal. 

Mas começar a entender tendências globais faz com que você comece a treinar o seu cérebro para estabelecer correlações mais claras quanto aos rumos da economia! Assim, quando tiver que fazer seu planejamento financeiro ou tomar uma decisão repentina, terá insumos no seu backlog! 

Você, que é Me Poupeira! ou Me Poupeiro!, tá aqui na Me Poupe! porque um dia a Nath falou que a gente quer desfuder a nação, não é mesmo? 

Pois bem, Davos é essa preocupação elevada à quinta potência, ou seja, 2700 líderes de 130 países, mais de 700 organizações, todos debatendo como desfuder o planeta… Vai por mim, isso é muito importante e você precisa acompanhar. 

Um abraço,
Professor Mira.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário