Como a sua ansiedade impede você de enriquecer?

04 de January | 2019

A ansiedade é uma emoção protetiva, mas ela pode ser o seu combustível para atropelar o tempo das coisas. Veja como evitar que ela atrapalhe o seu projeto da riqueza!

Por Leila Sleiman

Nem tão devagar que você não faça nada, nem tão rápido que você atropele os passos necessários. Parece simples, não é mesmo?

É assim que você precisa agir diante de algo novo.

Se há algo em comum a todas as pessoas é a complexidade. O ser humano é complexo demais por natureza.

Aquilo que sobra para um é o que pode faltar para o outro. Isso no trabalho, nas finanças ou na vida!

No último texto, apresentei para você 7 dicas para perder o medo de investir, mas talvez você não seja uma pessoa receosa e talvez já tenha mergulhado no mundo dos investimentos e isso pode ser ótimo ou não.

“Não? Como não?”

Quando estar imerso no mundo dos investimentos pode não ser uma boa? Quando você é aquele investidor que quer tudo para ontem, ou seja, quando a sua ansiedade guia o seu comportamento!

Como isso acontece?

Ao mesmo tempo que existem indivíduos que tardam muito para se aventurar no novo, há aqueles que conhecem algo e já querem iniciar.

Porém, eles erram ao fazer investimentos sem possuírem todas as informações necessárias, se deixam levar por poucas opiniões.

Outra forma da sua ansiedade atrapalhar você é ao não esperar o tempo das coisas.

Como assim?

Sim, tudo tem seu tempo. Um tempo que não pode ser atropelado.

Desde o seu nascimento, as coisas funcionam sob um determinado ritmo temporal. Na alimentação, por exemplo, toda criança é alimentada com o leite, leite materno ou o de fórmula, mas há um consenso, inicia-se com o leite. Após cerca de seis meses, começa a introdução de alimentos pastosos, com um pouco de textura, mas maleáveis para um bebê que não possui dentes.

Seguido esse processo, apresentam-se as frutas e os alimentos que demandam um pouco mais de esforço por parte da criança, mas que são, totalmente, pertinentes a fase de vida deles.

E o que tudo isso tem a ver com a sua ansiedade nos investimentos?

Nada e tudo ao mesmo tempo.

Bem, conhecer alimentação infantil não é um requisito para investir, mas a lição que você pode extrair desse exemplo sim!

O que você conclui ao perceber como funciona esse processo?

Pode pensar….

Refletiu? Já sabe a resposta?

Permita-me ajudar você: Tempo! Essa é novamente a palavra-chave. Existe um tempo determinado para as coisas, eventualmente, ele poderá ser adiantado ou atrasado, porém essa margem é pequena. Não há como pular totalmente esses fases, ao menos não no início, já que o sistema digestório ainda está se formando.

Da mesma maneira nos investimentos, não há como encontrar atalhos enquanto seu processo de conhecimento e amadurecimento está em formação.

É necessário entender que há um tempo, as coisas acontecerão no seu devido tempo, sim. Você pode contribuir para avançar cada vez mais, mas não se apresse demais, cada fase tem o seu aprendizado e o seu legado.

No mundo dos investimentos, a ansiedade pode ser sua inimiga se ela passa a controlar as suas ações. Saliento, a ansiedade pode ser sua inimiga, mas ela não é necessariamente uma reação ruim. Pelo contrário, é justamente ter ansiedade que contribuirá para que você busque, investigue e questione acerca desse novo mundo que se abre diante de você.

Sim, sua ansiedade pode ser sua aliada.

Então, como saber se minha ansiedade está me prejudicando?

A ansiedade passa a ser prejudicial quando ela compromete negativamente diversas áreas da sua vida. Assim, se você pega o seu dinheiro e já investe em produtos financeiros que irão tirar sua liquidez, isto é, sem formar sua reserva de emergência, você pode estar agindo baseado na sua ansiedade.

Imagine outro cenário, você investe seu dinheiro em um produto que tem o vencimento em 2025. Você realmente percebe que fez uma boa escolha, se daqui a seis meses você sente um grande desconforto em esperar e resgata o seu dinheiro. Adivinha quem está no comando de novo? Uma chance! Sim, ela, a sua ansiedade!

A ansiedade nada mais é do que uma reação emocional e física que aparece por conta de pensamentos (muitos deles distorcidos). Na verdade, esses pensamentos são os causadores da sua ansiedade.

Passo a passo

E se pudéssemos visualizar o passo a passo dos investimentos, como as fases da alimentação de uma criança?

Como a sua ansiedade impede você de enriquecer?

Você iniciaria com a busca de informações, em seguida, formaria a sua reserva de emergência em um produto com liquidez diária, ou seja, que você consiga resgatar no momento que precisar. Após isso, pensar nas suas metas e então destinar quantias para elas. Distribuir essas quantias em investimentos mais conservadores, como a renda fixa: CDB, LCI, LCA ou IPCA.

Renda fixa dominada? Hora de colocar um pé na renda variável, começando com fundos de investimentos. Seu perfil de investidor está mais agressivo? Mais tolerante a perdas? Mais analítico e menos ansioso? Talvez seja o momento de investir em ações!

Agora, se você ficou perdido com todos esses passos, se você realmente não compreende essas siglas, talvez, de novo, você está sendo guiado pela ansiedade.  Seu primeiro passo é aprender mais, com calma e com tempo! Aceita uma dica? Nathflix já! Tem uma playlist lá no canal para quem está perdido.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário