Como sua vida financeira impacta no seu desempenho no trabalho?

19 de August | 2020

Quem tem ou já teve algum problema na sua vida financeira, sabe como ele fica pairando em cima da cabeça até ser resolvido. Afinal, problema financeiro não caduca, só piora! Xiii, só de falar isso você já tá prestando mais atenção no seu problema do que no texto, né? Então, imagina o impacto que perrengues com dinheiro têm no seu trabalho!

Por Me Poupe!

É isso mesmo: uma vida financeira pouco saudável pode impactar bastante o seu desempenho profissional! Duvida?

Problemas financeiros prejudicam seu trabalho

Segundo uma pesquisa feita pela PwC no ano passado, 59% dos entrevistados disse que finanças são seu o maior motivo de estresse. Além disso, 35% deles afirma que problemas com dinheiro causam distrações no trabalho. E 49% disse que passa pelo menos três horas por semana pensando sobre ou lidando com problemas relacionados às finanças no horário de trabalho.

Não dá pra ignorar esse dado: metade dos entrevistados afirmou que perde quase meia jornada de trabalho preocupada com dinheiro toda semana!

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

“Caramba, Me Poupe!, eu também faço isso!!”

PARA TUDO, Me Poupeira e Me Poupeiro!

Muita gente gasta tempo do trabalho pensando em como se livrar das dívidas, fazer o dinheiro durar até o fim do mês e dar um jeito de ganhar mais. Mas nem preciso dizer que isso não é nada bom pra sua carreira, né? Afinal, pode fazer seu rendimento cair, causar atrasos e até faltas no trabalho.

E como lidar com isso? Eu sempre digo que dinheiro tem que ser o meio, não o fim. E também tem que ser a solução, e não o problema!

Então, se você também se pega perdendo tempo de trabalho pra arrumar uma saída, saiba que não precisa sofrer em silêncio, nem em dobro. Sim, em dobro! Afinal, além de sofrer pelo problema com dinheiro, também sofre por não estar rendendo no trabalho.

Aí já viu: é crise atrás de crise, problema atrás de problema… E a solução??

Nathalia Arcuri falando "calma!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “calma!”

Como sua empresa pode ajudar

Atualmente, muitas empresas já estão cientes dessa situação. De acordo com uma pesquisa da MetLife de 2018, 51% das empresas afirmaram saber da pressão que as finanças causam nos funcionários. Ou seja, mesmo que ainda não seja muito comum que elas tenham políticas criadas especificamente pra isso, elas sabem que acontece e podem ajudar!

Então, pra dar algumas ideias, eu procurei com a Ana Cardoso, que é Analista da área de Gente aqui na Me Poupe!. E a primeira dica que ela deu foi justamente de conversar com alguém de confiança na empresa, seja seu gestor ou o RH! “A comunicação sempre é a melhor forma de pedir ajuda. Com certeza você sairá com algum apoio, seja psicológico ou financeiro”, aconselha.

Além disso, você pode pedir algum auxílio como, por exemplo, o adiantamento do 13°.

“Me Poupe!, o empréstimo consignado não é uma boa?”

Olha… O consignado é uma coisa tão polêmica que merece uma seção só dele!

Vale a pena pegar empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é aquele que vem deduzido todo mês na sua folha de pagamento. Ou seja, você nem vê a cor desse dinheiro. É como se você pagasse as parcelas antes mesmo de receber seu salário.

Uma das principais vantagens é que ele tem juros mais baixos que um empréstimo normal. É só comparar as tabelas disponíveis no site do Banco Central: enquanto o empréstimo pessoal não consignado pode chegar a  1.613,12% ao ano, o consignado privado com juros mais altos chega a 73,04% ao ano.

“Caramba, Me Poupe! Mas isso resolve meus problemas!!”

Calma! Existem pontos positivos e negativos, e você tem que avaliar muito bem todos eles e qual é a sua estratégia ao pedir um consignado.

Afinal, você pode acabar comprometendo até 30% do seu salário com dívidas! E acho que nem preciso dizer que os 30 da fórmula 70/30, que é a minha receita de sucesso financeiro, não são pra dívidas, mas pra investimentos, né?

Além disso, pode ser mais difícil renegociar o consignado. Por fim, ainda tem o pior dos cenários: você perder o emprego e ter que renegociar o empréstimo, o que provavelmente trará juros mais altos. Também pode ser que 30% da sua rescisão seja retida justamente pra pagar esse empréstimo, seja total ou parcialmente.

Como você deve ter percebido, o consignado até pode ajudar, mas não resolve o problema. 

E qual é a solução, então?

Eu tenho certeza que você já sabe a resposta, mas vou falar mesmo assim:

Educação financeira pra ajudar na vida profissional!

Essa é a única forma de atacar esse mal pela raiz. Um bom começo pode ser fazer um Nathflix, ou seja, maratonar meu canal no YouTube e colocar as dicas em prática aos poucos!

Além disso, você pode organizar uma espécie de grupo de estudos financeiros com seus colegas de trabalho mais próximos! E, se o ambiente de trabalho permitir, vender docinhos, bolos e afins para os colegas é uma boa forma de fazer renda extra.

Inclusive, a própria Ana já colocou em prática as dicas de renda extra do meu canal. “Eu procurava lugares pra fazer cliente oculto perto do trabalho. Então, almoçava em 20 minutos e ia fazer minha renda extra no horário de almoço. Consegui levantar R$ 1.000 por mês!”, relata.

Agora, me conta sobre a sua vida financeira: ela afeta seu desempenho no trabalho? E o que você pode fazer pra virar esse jogo?

Até a próxima, e não se esqueça: o melhor jeito de se livrar de um problema é encarando-o de frente!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário