Estratégias para lidar com o medo de perder ao investir?

03 de January | 2020

O ser humano faz as coisas mais bizarras por medo de perder. Nos investimentos é a mesma coisa. Mas tem um jeito de lidar com esse medo de perder ao investir. Livre-se disso em 2020!

Por Leila Sleiman

Desde pequena, Julia ouvia sua mãe dizendo para levar um casaco para a escola, pois poderia esfriar. Julia se irritava com a orientação diária da sua mãe. Julia cresceu, mas os comandos da mãe não pararam:

“Não pegue carona com estranhos.”
“Não aceite as balas do motorista de aplicativo.”
“Só saia com o rapaz do aplicativo para um lugar público.”
E claro, “não esqueça do seu casaco!”

Assim, Julia foi percebendo a importância de se proteger das mudanças do tempo, dos perigos externos ou até mesmo das intenções negativas de alguém.

Aprender formas de proteção é essencial até mesmo para a manutenção da vida! O medo pode ser um excelente combustível para você criar uma atmosfera de proteção ao seu redor, quando utilizado a seu favor.

Estratégias para lidar com o medo de perder ao investir?

O principal medo de quem começa a conhecer o mundo das finanças é o medo de perder. Perder é algo que o ser humano tem uma grande aversão. Ele evita ao máximo a perda e, assim, deixa de investir com medo de perder, mas mal percebe que ele já está perdendo por medo de perder.

“O quê????????”

Estratégias para lidar com o medo de perder ao investir?

E agora?

É isso mesmo! O que você precisa fazer para que esse medo seja um aliado do seu dinheiro?

Você pode usar seu medo como um mapa para te guiar para caminhos mais seguros!

É só escutar o que ele tem a dizer e agir tentando minimizar ao máximo a possibilidade de errar e, portanto, perder.

Para isso, lembre-se sempre de uma das máximas das finanças: não coloque todos os ovos numa cesta só. Essa regra dever ser aplicada em todos os setores da vida, desde não depositar todo seu dinheiro em um único investimento até não dedicar toda a sua energia a apenas uma pessoa, negligenciando as demais áreas importantes da sua vida.

Por quê? Se você edifica sua vida em cima de um único pilar e algo acontece a esse pilar, a chance da sua vida desmoronar é imensa! Então esse risco não deve ser corrido.

Proteja-se!

Use a ideia de proteção de acordo com o seu perfil: se você não tem problemas em se molhar na chuva e quiser ficar de chinelo, está tudo bem. Mas, se você se incomoda de molhar seus pés, um tênis, uma bota ou um guarda-chuva podem ser algumas opções.

Ter um perfil mais conservador não deve ser um impeditivo para investir, é preciso apenas buscar os investimentos mais atrelados ao seu jeito mais cauteloso, como alternativas na renda fixa que possuem o “guarda-chuva” protetor do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protege seu dinheiro em até R$ 250.000 por instituição financeira.

Talvez você seja mais arrojado e agressivo, a renda variável está aí para você se molhar. Mas certifique-se de estar com a imunidade “em dia”, tenha sua reserva de emergência para te proteger de chuvas inesperadas.

Não se desespere se você é aquela pessoa do meio termo, um perfil mais moderado pode se manter seguro na renda fixa e se molhar, de modo mais sutil, na renda variável investindo seu dinheiro em fundos de investimento ou em ações de empresas muito sólidas.

Estratégias para lidar com o medo de perder ao investir?

Quando você precisa se proteger

Nos investimentos, é preciso se prevenir e proteger mesmo quando parecer não existir a necessidade! A chuva não dispensa o uso do filtro solar. No mundo das finanças, pode chegar um momento no qual você se sente seguro demais e para de ir atrás de novos conhecimentos.

Acredita que já sabe o suficiente para seguir com a mesma abordagem de investimento. Cuidado: o excesso de autoconfiança pode ser prejudicial.

Estratégias para lidar com o medo de perder ao investir?

Você sabia que a maior parte dos acidentes de carro acontece próximo a casa do motorista? Isso acontece pois ele reduz sua atenção e sente que já conhece e é familiar.

Neste sentido, é essencial que você continue estudando e aprimorando as maneiras de investir seu dinheiro.

Como o seu objetivo é se sentir mais seguro, invista também em melhorar sua performance na sua fonte de renda principal. Questione-se: o que preciso fazer para ser a melhor opção dos meus clientes?

Use essas ideias para te conduzirem a caminhos que façam sentido para você. Esses passos permitem que você se sinta protegida e protegido, ousando e se tornando um profissional de excelência naquilo que você faz!

Qual dessas ideias você irá usar para se conhecer e aplicar no dia a dia? Comente aqui embaixo!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário