Como investir no Brasil morando no exterior: 7 informações

25 de June | 2018

Brasileiros que vivem fora do país podem investir no Brasil? Saiba quais são as regras específicas para fazer investimentos, as alternativas e métodos de como investir no Brasil morando no exterior.

Este artigo foi produzido em parceria com a Viviane Ferreira.

Recebemos muitas perguntas sobre como pessoas que moram ou estão pensando em morar no exterior podem colocar em prática tudo o que têm aprendido no Me Poupe! para investir no Brasil.

Quem mora no exterior pode investir no Brasil?

Em suma, essa é uma questão que varia bastante. Pois, a resposta depende do local em que você possui o domicílio fiscal.

A maioria dos brasileiros quando se mudam do Brasil, faz a declaração de saída definitiva do país para a Receita Federal.

O que muitas vezes é o mais apropriado até para não ter que fazer duas declarações de Imposto de Renda e, às vezes, até pagar mais IR do que precisa.

Se você fez a declaração de saída do Brasil e por isso não declara Imposto de Renda no Brasil, então, você é um Investidor Não Residente.

Investidor Não Residente é o brasileiro que se mudou para o exterior e fez a declaração de saída definitiva para a Receita Federal ou o investidor de outra nacionalidade que não mora o Brasil (Esta situação é regulamentada pela Resolução 4.373 de 29 de setembro de 2014).

Selecionamos as perguntas mais comuns quando o assunto é como investir no Brasil morando no exterior.

1. Quando a pessoa muda de país e faz a declaração de saída definitiva, ela precisa avisar aos bancos e corretoras onde possui conta?

Sim, é responsabilidade da pessoa fazer um comunicado por escrito e protocolar com o responsável do banco avisando sobre a saída definitiva do país.

Assim, é responsabilidade do banco tomar as providências para tornar as contas da pessoa em contas de investidor não residente.

Mas, é responsabilidade da pessoa guardar este documento protocolado para futuras verificações da Receita Federal.

2. Como funcionam as contas de investidor não residente?

investir-no-brasil-morando-no-exterior

Todas as movimentações das contas ficam limitadas a R$ 9.999,99. Assim, valores acima deste, somente podem ser movimentados mediante a um contrato de câmbio, como se fosse uma transferência internacional. O instrumento chama-se Depositary Receipts.

3. O investidor não residente consegue fazer investimentos no Brasil por meio de uma corretora?

Em suma, a maioria das corretoras não aceitam contas de investidores não residentes.

4. O investidor não residente pode investir em títulos do Tesouro Direto?

investir-no-brasil-morando-no-exterior1

Este tipo de investimento é possível, mas, tem um custo alto. Pois, a legislação exige que o investidor contrate um representante legal para fazer mensalmente um relatório para CVM (Comissão de Valores Mobiliários) comunicando os investimentos que o investidor possui.

Contudo, alguns bancos fazem o serviço de representante legal cobrando taxas em torno de R$ 5.000,00 mensais.

5. Quais investimentos o investidor pode fazer sem precisar contratar o representante legal?

investir-no-brasil-morando-no-exterior2

Os investimentos que não precisam do representante são:

  • CDB no Banco que possui conta (e não na corretora);
  • Poupança e Previdência Privada, que é regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e não pela CVM;
  • A Previdência privada pode feita ser tanto no banco como em seguradoras independentes.

Para saber tudo sobre CDB e como fazer este tipo de investimento, veja o nosso vídeo.

6. No caso dos investimentos, o imposto de renda (IR) a ser recolhido continua igual ao que é pago pelo investidor residente?

Não. O IR da Previdência passa a ser de 25% no caso do resgate. Mas, se a pessoa voltar a ser residente no Brasil antes de resgatar, então volta a pagar o IR como residente fiscal brasileiro, de acordo com a regra escolhida.

No caso do CDB e da poupança, por exemplo, o investidor deve pagar a diferença do Imposto de Renda sobre o que rendeu, no país que reside.

Por exemplo, vamos supor que na França o Imposto de Renda sobre investimento é de 25% e no Brasil 15%. Assim, a pessoa terá que pagar na França os demais 10% sobre o rendimento.

7. Existem investimentos no exterior que aplicam em títulos do Brasil?

Screenshot_1

Sim. O investidor no exterior pode investir no Brasil através de corretoras americanas, e corretoras de outros países, por exemplo, usando os fundos ETFs (explico o que são a seguir), Debêntures de empresas do Brasil emitidas no exterior (chama-se Bonds) e ADRs (American Depositary Receipts) – ações de empresas brasileiras na bolsa americana.
Em suma, ETFs são fundos que acompanham um índice de ações ou títulos de renda fixa (o termo em inglês significa Exchange-Traded Funds). No Brasil existem 15 tipos de ETFs que são de índices de ações, no site da BMF&Bovespa você acessa os ETFs negociados no brasil.

Mas, no mercado internacional existem muitas opções de ETFs e é uma forma eficiente e de baixo custo de investimento. Pois, são fundos com baixas taxas de administração.

Moro no exterior e quero investir no Brasil

No mercado internacional existem diversos tipos de ETFs, inclusive de títulos de renda fixa e de ações de países emergentes, por exemplo.

É uma forma simples para investir indiretamente no Brasil pelo mercado internacional. O Investidor Não Residente tem poucas opções de investimento no Brasil.

Entretanto pode investir no mercado internacional com muitas opções interessantes de investimentos.

Conclusão

Em suma, estas são todas as informações sobre como investir no Brasil morando no exterior.

Sou Viviane Ferreira planejadora financeira certificada CFP®, formada em engenharia química pela UFSCar, com especialização financeira e consultora de investimentos credenciada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Sou investidora há mais de quinze anos e possuo larga experiência em definição de estratégias de investimentos. Autora do livro “Vivificar, superando o imponderável”, em 2ª edição.

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

Como investir no Brasil morando no exterior: 7 informações

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Eduardo Frassini 20 de October | 2020

Bom dia meninas, Considerando um prazo de investimento de 5 a 10 anos (periodo que estarei fora do pais, com saida definitiva feita e projeção para voltar após este periodo), qual seria o melhor investimento CDB, poupança ou previdencia? Obrigado

Dayanna 27 de December | 2018

Eu moro em Taiwan, e sou casada com extrangeiro. Fiz a declaração de saída definitiva no Brasil com 1 ano fora do Brasil, pois eu era funcionária pública e pedi exoneração. Porém o país que vivo é instável, devido à pressão da China, além da língua difícil (estou estudando) que dificulta conseguir emprego. Mas meu marido tem um bom emprego, e é estável, (quando casamos colocamos na balança, qual o maior salário e qualidade de vida, e por certo Taiwan ganhou) e como eu abandonei meu emprego estável, parte do salário dele, ele me passa para eu poupar para meu futuro. Como Ainda estou engatinhando no canal me poupe, queria começar investir do básico, como tesouro direto. Por isso, seria melhor eu cancelar a saída definitiva e investir através da corretora?

Barbara 21 de December | 2018

Ola! Estou morando na Australia desde Marco. Nao fiz esta declaracao. Nunca declarei IR no Brasil. Mas aqui eu de claro e pago impostors. Comecei a investir este ano. Estou confusa agora como ficara minha conta na corretora, meus investmentos que iniciei apos ter me mudando. Se eu fixer esta declaracao, como ficar ao meus investments? E onde posso investir? Gratidao

Leonardo Marques Iglesias 16 de December | 2018

Bom dia! Pretendo morar na Espanha (já tenho cidadania espanhola) no 2° semestre de 2019. Porém, estou vendendo imóvel aqui no Brasil e gostaria de manter temporariamente minhas aplicações aqui no Brasil, sobretudo em ações. Levaria um montante para me manter 1 ano na Espanha. Posso fazer isso? Queria muito aproveitar o momento promissor da Ibovespa em 2019. Grato, Leonardo Marques Iglesias.

Patrícia 10 de November | 2018

Minha dúvida é a mesma de muitos. Moro fora do Brasil e não fiz a declaração de saída. Tenho contas bancárias ativas no Brasil e gostaria de saber se posso fazer remessas para uma corretora no Brasil, pra mim mesma, sem ter problemas com o fisco? Abraços

Ana Jesus 02 de November | 2018

Estou morando fora atualmente, mas pretendo voltar (sem data definida) porém, não declarei saída definitiva do país,. Continuo declarando IR, apesar de que o desse ano (2018) não tenho mais obrigatoriedade de declarar. Invisto no Tesouro Direto e logo pretendo investistir em outros produtos. Há alguma possibilidade de meus investimentos serem bloqueados caso "descubram”que moro no exterior? Qual o risco para quem mora no exterior, não declara a saída do Brasil e faz investimentos? Aluna fofa da Nath na primeira Jornada da Dsefudência! ;)

Leila 13 de October | 2018

Eu pretendo mudar para os EUA no começo de 2019. Gostaria de saber como fica a situação dos investimentos que já fiz. Ex: Tesouro SELIC e CDB prazo de 2 anos. Eu possuo dupla nacionalidade e não pretendo fazer declaração de saída do país. Na verdade nunca tinha ouvido falar sobre isso. Obrigada pela atenção

Gabriela 24 de September | 2018

Olá! Moro nos EUA desde 2013 e não fiz declaração de saída do país. Deixei apenas uma procuração de plenos direitos em nome dos meus pais. Já não tenho mais conta bancária no Brasil, porém recentemente venho me interessando por investimentos financeiros e adoraria iniciar esse processo, mas não encontro informações suficientes na internet sobre como fazer. Tentei abrir conta na ModalMais, mas não tenho mais conta no Brasil. O que eu deveria fazer com o meu dinheiro?

jefferson de sá ribeiro 23 de August | 2018

Boa tarde, Pretendo morar fora do País em breve, já tenho investimentos para 2021 porém estarei fora do brasil, Existe algum risco de ficar sem esse dinheiro, mesmo sendo garantido pelo fgc ? Eu morando fora, posso investir no Brasil transferindo meus Euros para o banco no brasil e transferindo para a corretora, sem ter feito a declaração de saída definitiva ? Desde já agradeço

Daiene 17 de August | 2018

Bom dia. Moro nos EUA desde 2014, não fiz a saída definitiva, tenho um terreno quitado a pouco tempo e um dinheiro na poupança. Tenho um trocado parado aqui que também gostaria de investir. Pago imposto para o governo americano e não declaro no Brasil devido ao valor que esta la parado ser pouco(creio eu que não precisa declarar). Fui me cadastrar na Modal mais para investir esse dinheiro no Tesouro e depois dessa informação não sei o que faço.

Marisa Freire 13 de August | 2018

Boa noite, estarei me mudando para a Austrália em breve e quero tirar uma dúvida, os investimentos em outros países são bons como os do Brasil ou aqui esta melhor para investir?

AJ 11 de August | 2018

Ola Viviane! Ótima matéria! Eu moro nos EUA desde 2012! Fiz saída definitiva! Mantenho praticamente todos meus investimos no Brasil! Tenho um imóvel no Brasil, que está alugado e que está me gerando uma renda mensal! Está renda eh mensalmente aplicada na minha conta do Brasil! O que eu estou fazendo eh certo? Me falaram que por morar no exterior, eu deveria ter uma conta bancária especial, você sabe sobre esta conta? Obrigado!

Luján Mendizábal 08 de August | 2018

Bom dia. Eu sou uruguaia e tenho cédula de identidade de estrangeiro DEFINITIVA. Eu posso investir em LCI no Brasil? Gostaría que me explicasse quais investimentos e posso fazer e quais no. Muito obrigada.

Camila 26 de July | 2018

Boa tarde, E como funciona para aquele investidor que mora fora do país mas não fez a Declaração de Saída Definitiva? Eu moro em Barcelona e gostaria de começar a investir em uma corretora, mas não fiz essa declaração de saída.

George 24 de July | 2018

Boa noite, pretendo morar em Portugal em breve, como eu poderia fazer pra investir o dinheiro de lá aqui? E teria que pagar o IR de lá e o daqui? Desculpe se fui repetitivo na pergunta ?

joaquim figueiredo 24 de July | 2018

Boa tarde Seria possível indicarem-me o contacto de algum advogado especialista neste tema? Desde já os meus agradecimentos.

Mayara 17 de July | 2018

Super interessante esse artigo, veio acompanhando a Nati a muito tempo, mas sempre acabo me perdendo, pois moro na Alemanha e nao sei como investir aqui ou na Europa. Tenho meu apto no Brasil alugado também, e nao fiz a declaracao de saida pois dessa maneira terei que pagar taxa sobre meu apto. Se vender tambem terei que pagar taxas... ou seja, nao sei como investi nesse cenário. Adoraria ver videos ou ler mais textos sobre esse assunto :)

Viviane Ferreira 06 de July | 2018

A saída definitiva independe dos investimentos mas sim da sua renda. Um advogado especialista pode te orientar se você precisa ou não fazer a saída definitiva. Iremos fazer mais conteúdos deste assunto aqui no blog e responder a sua questão. Obrigada!!

Ivan Moises Paz 06 de July | 2018

Obrigado por sua disponibilidade. Você não comentou nada sobre investimentos em imoveis. Porque?

kelly sam 02 de July | 2018

Olá pessoal do Me poupe, Ainda tenho duvidas sobre o tema. Estou indo estudar um ano fora e já tenho aplicações em corretoras tanto cdb quanto lcs. Pretendia monitorar e continuar aplicando mesmo a distancia. Enfrento algum problema com a Receita e ou tenho que tomar algum cuidado referente as movimentações mesmo que minha ausência do país não seja definitiva. Por favor me respondam,

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Olá Renata, Entendo que se você não fez a declaração de saída definitiva, então você ainda faz a declaração de IR no Brasil, certo? Neste caso, você pode investir e colocar na sua declaração de IR. Se você não fez a saída definitiva e não declara o IR no Brasil, então recomendo consultar um advogado especialista para analisar os detalhes da sua situação e analisar se precisa ser feita alguma regularização neste sentido. Obrigada! Beijo,

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Bom dia Ana Paula, Você pode abrir conta em corretoras e bancos no exterior, transferir o dinheiro fazendo um câmbio do real para o dólar, por exemplo e investir no exterior. Tudo isso precisa ser declarado no seu imposto de renda. Eventualmente você pode sim resgatar o investimento em uma viagem e usar o dinheiro lá. Obrigada! Beijo,

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Olá Kemel, De acordo com a legislação mencionada, se você fizer a declaração de saída definitiva, precisará seguir a legislação e portanto ou mudar os investimentos ou contratar o representante legal. Você pode simplesmente mudar os investimentos, não precisa levar para o exterior. Se você não fizer a declaração de saída definitiva, neste caso precisa conhecer a legislação do país onde irá morar e saber se saber sobre a legislação do país. Se você vai morar fora por questões de trabalho, vale a pena negociar que a empresa te forneça suporte legal neste ponto. As empresas de planejamento tributário conhecem bem e podem ajudar. Se não for o caso, recomendo consultar um advogado especialista na área. Obrigada! Beijo

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Olá Aliane, Que bom que gostou da matéria! Após a nova Resolução 4.373, o investidor precisa organizar os investimentos antes de decidir fazer a saída definitiva do país. Na minha opinião, uma das melhores opções, neste caso, é investir em previdência privada, pois atualmente temos excelentes fundos de investimentos de previdência de gestores independentes. Sempre é importante verificar se a taxa de carregamento é zero! É importante também avaliar se você deverá fazer a saída definitiva ou não e os impactos dependendo do país em que você irá mudar. Recomendo consultar um advogado especialista neste assunto para ter orientar muito bem neste ponto! Em termos de leitura, recomendo ler a Resolução mencionada e as informações no site da Receita Federal. Obrigada! Beijo

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Olá Livia, Que bom que este artigo veio de encontro ao que você estava esperando! As muitas opções interessantes no mercado internacional são as ETFs e os Bonds que comentei no artigo. São muitas opções que no Brasil nem temos acesso, mas que na Europa você pode ter acesso. Pesquise como abrir conta em corretoras no seu país para encontrar este caminho. Obrigada pelo comentário! Beijo

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Olá Ceres, Em geral, quem mora e possui renda no exterior precisa ter feito a declaração de saída definitiva, porque senão você tem o risco de ter que declarar a renda no exterior no Brasil. Mas este é um ponto que deve ser avaliado a cada caso por um advogado especialista na área, que irá entender sua situação e conhece todos os detalhes da legislação e os riscos legais. Procure informações sobre corretoras e como investir em ETFs e Bonds onde você mora. Obrigada pelo comentário!

Viviane Ferreira 02 de July | 2018

Olá Giovanna, Parabéns pela iniciativa! No seu caso que irá começar a trabalhar já em outro país, Portugal, acredito que é interessante você pesquisar sobre investimentos e investir lá mesmo neste período. É importante consultar um advogado para ter as orientações precisas de como proceder com a receita federal brasileira.

Babi 01 de July | 2018

Moro na Flórida há dois anos e é muito confuso para nós brasileiros entendemos onde é melhor investir aqui. Estou atualmente com uma corretora apostando que eles fazem o melhor com meu dinheiro porque entender mesmo o que é Bond, Roth ARA não entendo não

Abc 29 de June | 2018

Ao fazer saída definitiva, o que acontece com investimentos que estão travados devido a falta de liquidez (CDB de 3+ anos)?

Jessica 28 de June | 2018

Minha dúvida é a mesma da colega acima. Eu ñ fiz a saida definitiva e moro nos Estado Unidos. Tenho conta aberta no banco no Brasil. Como faço para investir?

Roberta 27 de June | 2018

Eu moro no exterior a 14 anos e sempre mandei dinheiro para minha poupança. Nunca declarei minha saida a receita federal, é uma pena nao poder fazer outros investimentos no Brasil. Pelo jeito vou continuar com a poupança.

Stefanni Brasil 27 de June | 2018

Muito bom, obrigada pelas dicas. No caso de quem já tem investimento usando corretora aqui no Brasil, mora no exterior e ainda não declarou saída definitiva? Obrigada!!

Ro 27 de June | 2018

Gostaria que fizesse um vídeo sobre as opções de investimento nos EUA. Existe Tesouro direto lá? Como se chama? Quais as melhores opções de investimentos nos EUA na sua opinião?

Ro 27 de June | 2018

Gostaria que falasse sobre as opções de investimento nos EUA. Existe Tesouro direto lá? Como se chama? Quais as melhores opções de investimento nos EUA? Obrigada!

Inês Santos 27 de June | 2018

Boa tarde Viviane. Este artigo nao podia vir em melhor hora. Sou portuguesa, moro em Portugal e quando comecei a ver o canal da Nath ela fez com que eu ganhasse consciência financeira. Vou viver para Inglaterra e gostava de investir no Brasil, porque as taxas que existem no Brasil são fantásticas. No entanto, segundo percebi neste artigo, não me vai ser possível investir em algo como tesouro Selic ou IPCA ou CDB (investimentos mais seguros), percebi bem? :s uma vez que nao tenho família no Brasil. Há alguma maneira de investir neste tipo de investimentos mais seguros no Brasil? Gostava também de saber as "muitas opções interessantes" onde eu possa investir o meu dinheiro em Inglaterra, principalmente se não puder investir no Brasil. Se souber de algum livro que me possa ajudar a investir em investimentos seguros (como um tesouro tipo Selic) em Inglaterra, agradecia milhões. Muito obrigado e continuem com o bom trabalho. Beijinhos de uma fã portuguesa. :)

Renata 27 de June | 2018

E para quem nao fez a saida difinitiva? Estou morando no Reino Unido e planejo mandar dinheiro para o Brasil e investir ele, e possivel? Como faco para declarar esse dinheiro tambem? ps. Desculpa a falta de acento, o pc que eu estou usando nao tem, hehe.

Aline Rebelo 27 de June | 2018

E se eu não fiz a declaração de saída do país e no caso não sou investidor não residente, e tbm nunca fiz declaração de imposto de renda. Se eu começar a investir vou precisar fazer?

Ana Paula da Silva Lima 27 de June | 2018

Bom dia Viviane, bom dia Me Poupe, tudo bem? Uma pergunta um tanto quanto maluca mas, vamos lá. Existe a possibilidade de morar aqui no Brasil e fazer investimentos fora do país? Por exemplo, quero investir em reais em produtos porém para resgatar em dólares. Vamos dizer que, quero viajar a passeio pros EUA, daí eu faço um investimento em algo porém em reais, e no prazo determinado do produto, eu resgato o valor em dólares. Algo para investir fora do Brasil mas resgatar na moeda daquele país que escolhi. Existe esse tipo de investimento, você sabe como funciona?? Att, Ana Paula

Kemel Zaidan 26 de June | 2018

E quanto ao que já tenho investido aqui? Digamos que eu tenha algum dinheiro investido em diversas instituições e produtos e vá passar 2 anos fora do país. Por isso, não valeria a pena levar o dinheiro do país. Quais seriam as minhas opções? Se fizer a declaração de saída definitiva, sou obrigado a levar tudo que tenho investido? E se não fizer a declaração? O que acontece com o dinheiro que eu ganho fora do país? Preciso pagar imposto de renda sobre ele aqui no Brasil? Obrigado

Aliane 26 de June | 2018

Ótima matéria Viviane! Uma dúvida, e se a pessoa quiser morar fora mas já tiver investimentos aqui e pretende continuar fazendo esse dinheiro multiplicar, como ela deveria agir? Me indica algum livro ou algo que possa ler para me informar sobre isso? Obrigada

Livia 26 de June | 2018

Nossa, estava aguardando algo sobre esse tópico, muito obrigada! Mas ainda tenho dúvidas, já que os investimentos sugeridos para investidores não residentes são investimentos geralmente não recomendados, como a poupança, que aprendi com a Nath que não vale a pena. ? Gostaria de ter mais informações sobre as outras "muitas opções interessantes" citadas no artigo. Qual seria o caminho para investir com corretoras estrangeiras, por exemplo? (no meu caso, na Europa) Obrigada!!

Ceres Vas 26 de June | 2018

OMG!!! Resumindo, preciso achar uma Nath gringa pra ensinar como fazer tudo isso?! Será que se eu voltar a declarar imposto de renda no Brasil seria uma solução para simplificar isso tudo e poder investir no Brasil como qualquer outro cidadão?! Mas dai, segundo a resolução 4373, quem tem residência OU domicílio no exterior será considerado investidor não residente, ou seja, não tem como fugir desse status então?! Poderia clarificar essa parte sobre fazer declaração de saída definitiva ou declarar imposto de renda no Brasil mesmo morando fora. Obrigada!

Giovanna 25 de June | 2018

Tenho 16 anos e pretendo morar, trabalhar e estudar em Portugal daqui um tempo, acredito que ficarei lá não mais que 5 anos, seria melhor eu economizar todo meu dinheiro enquanto estiver lá e quando voltar converter para o Real e só depois aplicar ou ir aplicando enquanto vou ganhando??