Como fazer planejamento financeiro sem planilha? Eu ensino!

28 de September | 2020

Só de pensar em preencher uma planilha, você já desanima de fazer o seu planejamento financeiro? Eu sei, preencher planilha talvez pareça complicado ou entediante. Mas e se eu te disser que você NÃO precisa de uma planilha pra fazer um planejamento financeiro?!

Por Me Poupe!

Você leu direitinho:

NÃO é preciso ter uma planilha pra fazer um planejamento financeiro!

Afinal, a planilha nada mais é do que uma ferramenta pra te ajudar. Mas, se ela tá te atrapalhando porque você nem consegue começar a pensar em organizar seus dinheiros por causa dela, é melhor começar deixando ela de lado.

Em vez de uma planilha, pegue uma folha de papel e um lápis, porque você não precisa de mais que isso pra começar seu planejamento financeiro. E eu vou te mostrar passo a passo como fazer isso!

E sabe o que é melhor? Essa técnica funciona independente do quanto você ganha. Ou seja, se até agora sua desculpa pra não cuidar dos seus dinheiros é que você não ganha o suficiente, acabou!

Como fazer planejamento financeiro sem planilha? Eu ensino!

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

Primeiro passo: preparando o terreno

Essa folha de papel vai se transformar num retrato da sua vida financeira atual.

Pra isso, você vai escrever, no topo: Data, O Que, Onde, Quanto e Como. Pode ser na horizontal ou na vertical, como você preferir. Então, faça uma linha separando cada coisa.

Sim, você tá montando uma tabela! E a intenção é que essa tabela te acompanhe aonde você for. Afinal, você vai precisar anotar cada gasto a partir de agora! Mas calma, a gente vai chegar lá. Agora, tem mais uma coisa pra você fazer ainda no primeiro passo: quebre o lápis no meio.

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

Confia em mim, Me Poupeira e Me Poupeiro!

Isso não é pra você economizar lápis. É pro lápis caber na sua carteira, no seu bolso, na sua bolsa… Quanto mais perto do seu dinheiro, melhor. Assim, você GARANTE que vai anotar assim que gastar alguma coisa.

Mas vamos chegar nesse ponto! Por enquanto, ainda estamos no passo 2…

Segundo passo: gastos fixos

Tabela criada e lápis quebrado na mão?

Então, é hora de preencher com os gastos que você já sabe que vai ter. São seus gastos fixos, aqueles que vêm todo mês, como aluguel, financiamento, contas, investimentos…

“Que investimentos, Me Poupe!? Nem me sobra dinheiro e você querendo que eu invista?”

CLARO! Afinal, você tá fazendo um planejamento financeiro pra quê?!

Como fazer planejamento financeiro sem planilha? Eu ensino!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com uma colher de pau na mão, a Margarete, apontando pra câmera dizendo “te peguei!”

Investimentos têm que fazer parte do seu planejamento, SIM! Minha recomendação é que você separe pelo menos 30% do que ganha pra isso.

E, se não te sobra absolutamente nada no fim do mês, tenho certeza que, quando terminar de ler esse post e colocar tudo em prática, vai descobrir o motivo. Mas, por enquanto, você também pode ver esse vídeo aqui que tem a receita da Nath para dividir certinho seus dinheiros:

Depois de anotar seus gastos fixos, some tudo. Agora, você já sabe o quanto do seu dinheiro está comprometido nesse mês!

Terceiro passo: quanto sobrou?

Agora, calcule o quanto sobra! É só fazer o valor do quanto você vai ganhar no mês menos o que já está comprometido.

O resultado é o quanto sobrou, ou seja, o quanto você tem pra viver nesse mês.

Como fazer planejamento financeiro sem planilha? Eu ensino!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

É muito? É pouco? Aí é você quem sabe, Me Poupeira e Me Poupeiro. Mas eu também tenho uma fórmula pra te ajudar a encaixar suas despesas nesse valor, independente de quanto for. Chama 40-20-30-10.

Antes de aplicá-la, você precisa saber quais as categorias mais importantes pra você. Quer algumas sugestões? Alimentação, saúde, beleza, lazer, transporte… Pode até copiar todas elas, eu deixo!

Então, você vai separar o quanto sobrou proporcionalmente entre as categorias, de acordo com o quanto cada coisa é importante pra você.

Por exemplo, se você tem 1000 reais sobrando, vai ter 400 reais pra investir na categoria mais importante e 100 para a menos importante. E, assim, você garante que vai ter dinheiro pra fazer tudo o que quer no mês, sem passar vontade nenhuma.

Nathalia Arcuri olhando séria e derrubando a sua colher de pau, como se 'drop the mic'

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando séria e derrubando a sua colher de pau, como se ‘drop the mic’

“CALMA, Me Poupe! O que sobrou pra mim foi muito menos que isso. Não tem como eu fazer essa divisão!”

Então, você quer gastar mais do que sobrou depois de fazer tudo isso de conta?

Tem jeito, sim! Mas não é pra ficar no vermelho, hein?!

A solução é fazer renda extra pra chegar no quanto você quer gastar. Por exemplo, se você quer ter 200 reais pra gastar com lazer, mas no 40-30-20-10 o valor que essa categoria recebeu foi de 100 reais, precisará fazer 100 reais de renda extra.

Simples, vai?!

Quarto passo: desafio dos 30 dias

Agora, você vai pegar aquela tabelinha lá do começo e colocar na sua carteira ou na sua bolsa e topar o meu desafio dos 30 dias!

É coisa simples, mas você tem que ter comprometimento e atenção, tá?

Durante 30 dias, eu quero que você anote TODOS os gastos nesse papel, exatamente do jeito que a tabela foi montada: quando gastou, no que, onde foi a compra, quanto custou e a forma de pagamento (cartão de crédito, VR, cartão de débito, dinheiro em espécie…).

Por quê? Porque assim você tem controle dos seus gastos e consegue ver pra onde seu dinheiro tá indo. E planejamento financeiro nada mais é que isso: você mandar no seu dinheiro,  não o contrário.

Como fazer planejamento financeiro sem planilha? Eu ensino!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com as mãos na cabeça, com cara de quem entendeu algo de repente.

Pra te dar uma força a mais pra criar o seu planejamento financeiro, eu lancei um treinamento inédito que vai te ensinar como organizar seus dinheiros, descobrir pra onde eles estão indo, começar a investir e até fazer renda extra.

“Me Poupe!, isso é TUDO que eu queria!”

Então, clica no banner aqui embaixo pra saber mais sobre esse curso que você ainda nem conhece mas tenho certeza que já considera pacas:

Como fazer planejamento financeiro sem planilha? Eu ensino!

Agora que você já descobriu que não precisa de uma planilha pra cuidar dos seus dinheiros, me conta nos comentários se você vai fazer o desafio dos 30 dias e o que espera descobrir assim que terminar!

Até a próxima, e lembre-se: cuidar dos seus dinheiros é cuidar do seu futuro.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

DANY 03 de October | 2020

Estarei fazendo e ainda vou indicar pra algumas amiguinhas que tbm estão precisando assim como eu.

Viviane 29 de September | 2020

Desafio aceito!