Como escolher o tecido certo para um look rico sem perder tempo e nem dinheiro

03 de December | 2018

Os tecidos podem nos dizer mais do que a gente pensa. Eles podem definir se o seu look é rico ou não. Mas é preciso avaliar o custo-benefício de cada um e escolher aquele que não pesa no seu bolso e não atrapalhe sua rotina
Por Assinatura de Estilo 
Mês passado a gente falou sobre a diferença entre os tecidos, especialmente com relação às mensagens que cada um deles transmite em termos de sofisticação. É importante entender essa diferença antes de você ler este assunto.
Como escolher o tecido certo para um look rico sem perder tempo e nem dinheiro
Hoje o assunto é um que a gente adora falar: custo X benefício dos tecidos.
Lembra que a gente falou que tem tecidos naturais e tecidos sintéticos e que não existe mocinho nem bandido nessa história? Pois é.
Os tecidos naturais, como já falamos, deixam a pele respirar. No entanto, costumam ser mais caros (em valores absolutos). Em contrapartida, duram mais se forem bem cuidados. mas a manutenção geralmente deve ser mais cuidadosa.
Os tecidos sintéticos seguram mais o calor e tendem a ser mais baratos, também em valores absolutos, do que os naturais. A manutenção costuma ser fácil, mas eles não duram tanto, no geral.
Como escolher o tecido certo para um look rico sem perder tempo e nem dinheiro

O que é melhor pra você?

E como nada nessa vida á fácil, você vai ter que avaliar o que funciona melhor pra você, para sua vida e para o seu bolso, caso a caso.
Por exemplo: a seda é maravilhosa para enfrentar dias de calor, mas via de regra não rola lavar em casa. Neste caso, é preciso colocar na conta, além do custo da peça (que não costuma ser baratinha), também o custo da lavanderia. Leve em conta também o tempo de levar e buscar a peça na lavanderia. Cabe no seu esquema do dia a dia?
É isso o que você precisa avaliar.
Linho também é incrível para o verão, mas é um troço que amassa demais. Tirou do cabide, já tá amassado. Tem gente que não tá nem aí com isso e até gosta desse despojamento que o linho transmite  (olha as mensagens aí!). Mas tem gente que detesta essa sensação e vai se sentir mal o dia todo só de lembrar que a cada sentada, a calça de linho ganhou um amassado novo.
Como escolher o tecido certo para um look rico sem perder tempo e nem dinheiro
Falando em amassar… os tecidos sintéticos são bons para fazer malas de viagem (especialmente de trabalho), pois não amassam muito e, se amassarem, desamassam super rápido.

Viscose: unanimidade

Tá vendo? Como sempre, não tem resposta pronta e cada um dos tecidos tem as suas propriedades, que você vai ter de avaliar.
Agora, se tem uma coisa que é unanimidade para gente aqui na Assinatura de Estilo é a viscose: boa para dias quentes, apesar de ser um tecido sintético, ele é fininho e não esquenta muito.
Boa para colocar em mala de viagem,  pois desamassa fácil, a viscosa,  além de ter precinho camarada, tem manutenção fácil. Normalmente é só jogar na máquina e secar no varal, sem grandes emoções – isso se não tiver nenhuma especificidade na peça, como cor muito forte, bordados, etc.
Por isso a gente sempre recomenda que você leia a etiqueta e busque no Google a colinha pra saber como proceder.
 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Beatriz 06 de December | 2018

Amei a matéria (amo todas), mas queria dar uma sugestão :) os gifs sempre dificultam minha leitura, porque desviam meu olhar pra eles sempre, por estarem se mexendo. Minha sugestão é que o humor venha no texto mesmo ou em imagens. Mas claro, só sugestão, continuarei lendo da mesma forma. Abraços!

lais agra 03 de December | 2018

simplesmente amo viscose... adorei o post