Como a mentalidade da escassez impacta na evolução das suas metas

02 de July | 2022

Mais do que um padrão de pensamento negativo, a mentalidade de escassez pode gerar desconfortos, limitar suas conquistas e te levar a um ciclo vicioso do “fracasso”. Mas ein, como virar essa chave e incorporar a mentalidade rica? Vamos descobrir juntos nesse texto!

 Por Me Poupe!

Existe uma discussão super popular sobre os padrões de pensamento, como por exemplo, as diferenças entre quem tem mente de abundância e mente de escassez. Aqui, não estamos falando de quem economiza nas pequenas coisas do dia a dia, como o cafezinho. Isso não tem nada a ver com mentalidade de escassez, tá?

Para explicar melhor esse conceito, queremos usar uma definição desses dois substantivos de acordo com o Dicionário. Olha só:

  • Escassez se refere à qualidade ou caráter de escasso; falta ou carência de um bem ou serviço em relação à sua procura; situação de pobreza ou de aperto; carência.
  • abundância é uma grande quantidade de coisas que cai ou jorra; é abundeza, abundidade, fartura, profusão, torrente, uma quantidade exagerada, muito acima do necessário; luxo, opulência.

Vamos seguir então com a ideia de que escassez é o que é finito e abundante é algo que existe muito além do necessário.

O que é escasso na nossa vida envolve coisas que não conseguimos repor. O melhor exemplo é o tempo. Ele não tem como ser substituído e renovado. Por isso, precisamos entender como usar o nosso tempo de uma maneira inteligente e eficiente.

No livro Escassez, Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan explicam do ponto de vista comportamental que, quando somos privados de algo, a escassez toma conta da mente. Eles exemplificam, através de diversos estudos, que ter dívidas deixa as pessoas menos concentradas e dificulta a tomada de decisões importantes para a carreira.

Quando começamos a desenvolver a mentalidade de escassez, temos dois caminhos: ficar remoendo essa nossa necessidade – que pode ser de dinheiro, afeto, sexo, status, entre outras coisas -, ou correr atrás para mudar isso.

Pode parecer papo de coach, mas não vamos seguir esse caminho. Quando desejamos muito algo, essa realidade começa a se desenhar primeiro na nossa mente. Quando conseguimos dar forma para esses pensamentos, torná-los mais reais do que abstratos, temos uma coisa muito importante: a definição de um objetivo. Ou, como nossa musa das finanças ama falar, de uma meta.

algoritmo da riqueza


Qual é o grande problema de vibrar na escassez?

Shafir e Mullainathan comentam no livro que as pessoas que só ficam pensando no que elas sentem falta, têm sérios problemas para pensar melhor e de forma mais inteligente. E olha só que coisa maluca: muitas vezes, a gente pode sentir falta de algo que não faz juz à realidade!

Durante a sua pesquisa, os autores descobriram uma coisa muito interessante ao analisar o comportamento das pessoas depois que elas recebiam o seu salário. Assim que o dinheiro caía na conta, elas eram pessoas super interessantes, que pensavam melhor e de maneira mais rápida, tinham um interesse maior pelas coisas e davam respostas rápidas e inteligentes.

Quando chegava no dia 20, elas não conseguiam fazer exercícios ou pensar direito. Além disso, não faziam boas escolhas e se tornavam mais retraídas.

Olha que maluquice! A percepção da pessoa em relação ao dinheiro, que estava acabando, fez com que ela pensasse de forma diferente.

🔔 Um alerta: não adianta exigir que as pessoas em situação de pobreza no Brasil pensem de forma abundante. Elas estão preocupadas em sobreviver até o final do mês e, no momento, não são capazes de mudar essa mentalidade. E aqui, falamos das 17,5 milhões de famílias brasileiras que vivem em situação de extrema pobreza, com uma renda per capita mensal de até R$ 105.

Agora, se você recebe um salário periódico e não te faltam recursos básicos (como comida, transporte e moradia), você é capaz de mudar a sua mentalidade. Mesmo que você viva numa realidade muito simples, conseguir desenvolver sua mente para a abundância fazendo ajustes de hábitos no seu dia a dia é completamente possível.

Como alterar a mentalidade de escassez para abundante?

Ter a mentalidade de escassez não é, necessariamente, algo ruim. Pode ser um incentivo para mudar alguns hábitos e querer desenhar uma nova realidade de vida.

Por exemplo, você pode ter uma ideia de que vive de forma ruim por conta do seu emprego. Qual seria a ação óbvia? Mudar de emprego. Mas, para isso, não é só se candidatar nas vagas que aparecem por aí: é preciso ter um objetivo. Você deve ter muito clara qual é a função que quer alcançar, qual salário quer receber e o que você precisa fazer para atingir essas metas.

Ao mudar a forma de pensar e concluir seus objetivos, você passa a se sentir satisfeita ou satisfeito com aquilo que já tem ou conquistou. É assim que nasce a mentalidade de abundância: agora, as coisas estão boas ou fluindo para você. Mas isso não quer dizer que você não possa querer mais!

Ter esse ciclo de escassez → abundância é super comum e saudável para qualquer ser humano. É com essa ideia que, como falamos anteriormente, definimos nossas metas, que são aqueles objetivos que devem ser alcançados no nosso dia a dia.

Por isso, separei cinco dicas que te ajudam a desenvolver melhor a sua mentalidade e a trilhar um caminho mais saudável nos seus pensamentos. Olha só:

  1. Você sabe quais são os seus valores? Por exemplo, entre segurança, liberdade, autoridade e status, qual que mais te chama a atenção? Coloque no papel o que realmente importa para você e use isso como um norte para a sua vida.
  2. Esqueça o passado, criatura! Não adianta nada ficar ruminando coisas que já aconteceram: o passado ficou no passado, só existe o agora. A única forma de alterar a sua realidade é pensando e fazendo diferente hoje. Aceite o caminho que trouxe até aqui e seja responsável por trilhar um novo percurso.
  3. Tenha suas metas alinhadas com os seus valores. Se você estiver conectado com o seu valor principal, é muito mais fácil de colocar no papel suas metas.
  4. Comece pequeno e defina as suas prioridades. O que for prioridade pra você deve estar sempre dentro do seu orçamento! Mas não se esqueça de sempre investir 30% do que você ganha – nem que você precise fazer renda extra pra isso, hein?
  5. Estabeleça e celebre pequenas vitórias! Conquistar algo não é simples. Mudar é menos ainda. Mas, você sabe que é capaz, não é mesmo? Então, celebre cada passo marcante nessa sua jornada. Com certeza isso vai te dar um fôlego diferente.

Inclusive, nossa musa Nath falou sobre isso aqui NESTE VÍDEO e, se você perdeu, sugiro que clique e dê logo o play!

E não posso me despedir sem antes deixar uma dica de sucesso: nos dias 18, 20 e 23 de outubro a Nath vai te ensinar DE GRAÇA como fazer tudo isso! Então, não perca a oportunidade e se inscreva aqui.

E aí, qual vai ser a sua primeira pequena vitória? Me conta nos comentários se você já mudou a sua mentalidade e quais conquistas pretende celebrar em breve!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário