Breque Friday: 5 passos pra aprender de vez a negociar

26 de November | 2021

Não tem como negar: a gente adora uma pechincha! Negociar faz parte do dia a dia de consumo de muitos brasileiros. Mas se você é do time dos que sofrem na hora de pedir um desconto, vem com a gente que essa Breque Friday é a sua oportunidade de botar seu poder de barganha pra jogo!

 

Por Me Poupe!

 

Seja na hora da xepa da feira, pra fechar negócio com um fornecedor, garantir os presentes de fim de ano ou até pra contratar um funcionário, saber negociar é uma grande virtude – especialmente pra quem está ativo no eixo consumidor-produtor. E aí, você tem as habilidades necessárias pra fazer isso com eficiência? 


Mas antes de chegarmos a essa resposta e revelarmos as regras de ouro da negociação, queremos saber se você já pisou no freio e repensou suas escolhas nessa Breque Friday. Ainda dá tempo de fugir das compras por impulso, considerar a compra de itens seminovos e até fazer uma renda extra! Quer ver como? Clica aqui.

 

AH-QUE-FESTA-DO-CONSUMO-CONSCIENTE!

 

Agora, vamos ao que interessa? Turbine seu poder de negociação sem mágica, pirlimpimpim ou feitiçaria, mas com estratégias de verdade.


  • PESQUISA DE PREÇO É INDISPENSÁVEL

 

Só é possível ter sucesso em uma negociação de compra, caso você tenha conhecimento completo a respeito do item de interesse. “E o que isso quer dizer, dona Me Poupe!?” 

 

Quer dizer que você precisa fazer uma pesquisa profunda, Me Poupeira! ou Me Poupeiro!. Saber os detalhes do produto ou serviço que você precisa, pedir indicações para amigos e, é claro, fazer uma comparação de preços!

 

O preço de um produto ou serviço pode variar muito de uma loja pra outra (ou entre um site e outro). Por isso, PESQUISE! Só assim você terá um parâmetro realista na hora de efetuar sua compra. 

 

Comparando preços você garante bons argumentos para negociar descontos. Ah, e não se esqueça de analisar bem seu orçamento e entender direitinho quanto é que você pode (e pretende) gastar.



  • APOSTE EM UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA

 

Se tivéssemos como escolher uma habilidade vital pras interações humanas, certamente ela seria a COMUNICAÇÃO! Comunicar de forma educada, empática e respeitosa, com uma linguagem clara e que demonstre todas as suas intenções, faz toda a diferença durante uma negociação.

 

Em momentos de negociação, a timidez, a vergonha e a insegurança não têm vez. A persuasão – diferente do convencimento, onde uma pessoa busca a qualquer custo atingir seu objetivo – precisa ser acionada, abrindo espaço pro uso de argumentos que façam sentido.

 

E PRESTENÇÃO NESSE ALERTA: a comunicação assertiva também requer que você use os seus ouvidos! Ative o poder da escuta pra evitar ruídos e potencializar a troca de informações entre vendedor/consumidor.

 

E se você vai fazer dessa Breque Friday uma temporada de desapegos e possibilidade de renda extra, lembre-se de que a venda requer muita paciência. Já dizia o velho ditado: um dia da caça, outro do caçador! Acolha as dores do seu consumidor e tenha um bom molejo de negociação.



  • NEM TUDO É SOBRE O PREÇO FINAL

 

Pensa com a gente, Me Poupeira! e Me Poupeiro!: durante uma compra, existem fatores que vão além do preço final do produto/serviço. Ao invés de ficar bitolada(o) em pechinchar, caso o item de interesse já esteja com um bom preço, foque nos outros acordos. 

“Do que você tá falando, Me Poupe!?”

Estamos falando sobre formas de pagamento, prazos de entrega (ou de retirada), condições do produto, tempo de troca, vencimento da garantia, chances de permuta e por aí vai. O maior interessado nisso tudo é… VOCÊ, ou seja, abra a  cabeça pras infinitas possibilidades de negociação!


  • QUANDO ACHAR QUE ESTÁ BOM, CHORE MAIS!

 

Como a gente ama uma expressão popular, aqui vai mais uma: quem não arrisca, não petisca! Então, se você está com um objetivo, corra atrás pra atingi-lo. Quer pagar menos? Quer uma porcentagem de desconto maior? Quer dividir em mais vezes? Quer receber mais rápido? 

 

Ative o pechinchador que existe aí dentro e não tenha vergonha de bancar aquilo que faz sentido pra você – e pro seu bolso, é claro! E aí, é natural que o vendedor entre pra defender seu próprio “peixe”. Por isso, saiba dosar bem firmeza e flexibilidade! 

 

Nesse vídeo da nossa musa Nath, a gente tem uma verdadeira AULA de como pechinchar! Esse papinho de “meu sistema só permite 5% de desconto pra pagamentos no cartão” muitas vezes é BA-LE-LA! Então, sustente sua barganha!

 

AH-QUE-FESTA-DA-PECHINCHA!

 

Mas olha só, nunca perca o BOM-SENSO, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. Tome cuidado pra pechincha não virar desdém – a linha é bem TÊNUE. Então, busque dar ao produto ou serviço o valor que ele realmente merece. Se você se organizou, trabalhou duro e fez uma reserva pra investir no tal item, por que não honrar sua compra pagando aquilo que é realmente justo? 

Agora, a gente quer saber: como anda o seu poder de barganha? Então, vem responder o nosso QUIZ que vai revelar se você é um negociador nato ou se vive perdendo oportunidade de pechinchar e economizar! 

 

Aproveita e compartilha esse conteúdo com todo mundo!

 

breque-cursos-mp

 

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário