Bandeira vermelha: sua conta de luz vai ficar mais cara!

08 de December | 2020

Nação mepoupeira, alerta vermelho!!! Ou melhor, bandeira vermelha: Neste mês, sua conta de luz pode ficar mais cara por causa dela!

Por Me Poupe!

“Como assim conta de luz mais cara, Me Poupe!???? Era só o que me faltava…”

Pois é, eu sei que não é exatamente o tipo de notícia que vai melhorar o seu dia. Mas ela já está valendo, desde o dia 1o de dezembro! Ou seja, você JÁ ESTÁ pagando a mais na conta de luz. Ou melhor: a luz que você consome agora já vai vir mais cara na próxima conta.

O lado bom é que, sabendo disso agora, você pode agir pra reduzir o consumo e pagar menos quando a conta chegar. Por isso, respira fundo e vem comigo, que o assunto é importante!

AHHH! É claro que, depois de te explicar exatamente o que é a tal da bandeira vermelha, também vou te dar dicas pra economizar na conta de luz. Então, pode ler com bastante atenção até o fim!

O que é a bandeira vermelha na conta de luz?

Antes de mais nada, talvez você se lembre que, em maio, a Aneel, que é a Agência Nacional de Energia Elétrica, tinha anunciado que, até o dia 31 de dezembro, a energia elétrica estaria sempre em bandeira verde, por causa da pandemia. E o que aconteceu, então????

Bom, primeiro, você tem que saber que a energia elétrica do Brasil vem principalmente de usinas hidrelétricas. Só que, quando o nível de água nessas usinas fica muito baixo, fica difícil de atender a demanda por energia!

Então, as usinas termoelétricas vão sendo acionadas, pra garantir que ninguém vai ficar sem energia elétrica. E, quanto mais baixos os níveis de água nos reservatórios das hidrelétricas, mais termoelétricas são necessárias.

Bandeira vermelha: sua conta de luz vai ficar mais cara!

#PARATODOSVEREM: Nath com cara de feliz como quem diz “entendeu, né?”

SÓ QUE… A energia produzida pelas termoelétricas custa mais caro. Consequentemente, faz com que o preço na sua conta de luz aumente também. E, aí, começam a ser cobradas as bandeiras, que podem ser verde (quando tá tudo bem), amarela, vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2. A gente está na bandeira vermelha 2 agora, que é a mais cara.

“E quanto mais cara vai ficar a conta, Me Poupe!???”

Prepara pro impacto:

Com a bandeira vermelha, passam a ser cobrados 6,243 reais a mais pra cada 100 kWh consumidos.

Como calcular o preço da bandeira vermelha

Eu sei que só falar isso não resolve lá muuuuita coisa, então deixa eu te dar um exemplo pra você conseguir visualizar esse aumento na conta!

Vamos supor que, em um mês, a sua casa usou 400 kWh de energia elétrica. Nesse caso, você vai pagar um valor adicional de 24,97 reais na conta de luz!

De onde eu tirei esse número? Simples: são 6,243 reais a mais pra cada 100 kWh. Se você consumiu 400 kWh, o adicional será de 4 x 6,244 reais, que são 24,97 reais.

Mas ATENÇÃO! Isso é adicional, certo? Então, esse valor vai vir a mais na sua conta, além do que normalmente é cobrado. Lembrando, a sua conta de luz leva em consideração a TUSD, que é a tarifa de transporte, e a TE, que é a tarifa de energia mesmo. E ainda tem imposto como a cereja desse bolo!

“Me Poupe!, que complicado isso!!!!”

CALMA! Entender a sua conta de luz pode ser simples. Duvida? A Nath Arcuri, nossa rainha das finanças, já fez um vídeo explicando cada coisinha que aparecer nela. Então, pega a sua última fatura e dá play aqui pra entender como foi seu consumo no último mês:

Como economizar na conta de luz

Agora que você já sabe o que é a bandeira vermelha, por que ela existe e até como calcular o valor dela, deve estar arrancando as sobrancelhas pensando em como economizar, né???

Mas é claro que eu, a fada sensata das finanças, também já pensei nisso pra te dar uma LUZ! (han han, entendeu????) E essas são algumas das coisas que mais te fazem gastar na conta de luz, e nem sabia:

A luzinha vermelha

O tal do standby é o modo que seus eletrônicos ficam quando estão desligados. Só que, enquanto eles ficam esperando você usá-los de novo, aquela luzinha vermelha (ou verde, laranja, ou o reloginho… Enfim!) fica acesa de que jeito??? Isso mesmo, gastando energia elétrica.

E, se você acha que é pouco e não vai impactar o seu dinheiro, saiba que cada uma delas gasta cerca de 8 centavos POR DIA. Se você tem quatro aparelhos que têm essa luz, são 32 centavos por dia, o que dá 9,60 reais por mês! Em um ano, você terá gastado 115,2o reais em luzinha vermelha, que não serve pra absolutamente nada.

Bandeira vermelha: sua conta de luz vai ficar mais cara!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri, em preto e branco, com expressão preocupada dizendo “quem tá chocada sou eu”

Então, tira esses aparelhos da tomada quando não estiver usando, especialmente quando sair de casa ou for viajar. Pode me agradecer no fim do mês!

O chuveiro

O chuveiro elétrico é, talvez, o maior vilão da sua conta de luz. Quer conferir? Então, dá uma olhada nele pra descobrir quantos watts de potência ele tem, e faz as contas de acordo com o preço da energia elétrica onde você mora.

A Nath fez uma estimativa pra você: um chuveiro de 3.500 watts gasta, por minuto, 4 centavos. Mas esses 4 centavos, em um banho de 10 minutos, viram 40 centavos. Numa casa com 4 pessoas que tomam um banho de 10 minutos por dia, 48 reais na conta de luz foram literalmente pelo ralo do banheiro em um mês!

Não é pra você parar de tomar banho, claro. Pra reduzir essa conta, preste atenção na temperatura: muita gente toma banho o ano inteiro com o chuveiro na temperatura mais quente. E, quanto mais quente, mais energia ele gasta! Então, quando não estiver frio, diminua a temperatura, ou até tome banho com ele totalmente desligado.

Ahhhh, mas você não consegue tomar banho sem ser quente???? Então, só tem uma solução: tomar banho mais rápido. E, se você acha que é impossível, dá uma olhada nesse vídeo, que a Nath te mostra como tomar banho em DOIS MINUTOS:

O ar condicionado ou aquecedor

O problema não é usar, claro! O problema é deixar ligado sem usar. Afinal, tudo que tá funcionando à toa, gera desperdício. E, no caso de ar condicionado e de aquecedor, o desperdício pesa bastante no seu bolso!

Pra fazer a conta do aquecedor, vou pegar um modelo de 1.500 watts como exemplo. Por hora, ele consome o equivalente a um real! Então, se você deixa ligado duas horinhas, só pra esquentar o banheiro enquanto sua família inteira se reveza pra tomar banho, são dois reais por dia. Em um mês, são 60 reais que evaporaram da sua conta.

E o ar condicionado, então? Um modelo de 1.000 watts gasta, por hora, 66 centavos. Isso significa que, se você deixá-lo ligado por oito horas seguidas (por exemplo, a noite toda, enquanto dorme), vai gastar 5,28 reais. Em um mês, o impacto disso na sua conta de luz será de…

Calma que pra esse eu preciso até me ajeitar na cadeira, porque é realmente pesado…

158,40 reais!!!!!

Sim, mepoupeira e mepoupeiro, são 158,40 reais no mês pra você dormir de edredom, mesmo no verão.

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

Entendeu que PRECISA rever o consumo de energia elétrica na sua casa pra não sofrer com a bandeira vermelha? E que é possível, sim, economizar na conta de luz sem fazer grandes sacrifícios?

Então, pega esse post e manda no grupo da família no WhatsApp, que é pra ninguém reclamar quando você pedir pra todo mundo tomar banhos mais curtos.

Até a próxima, e lembre-se: prevenir é sempre melhor que remediar.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário