Hoje, o Copom (Comitê de Política Monetária) se reuniu pra tomar uma decisão importante sobre a economia brasileira: o aumento de 0,75 ponto percentual na Taxa Selic, que, assim, alcança 3,50% ao ano!
Por Me Poupe!
É a segunda vez que a Selic cresce neste ano: em março, ela foi para 2,75%. Na época, também foi uma recuperação de 0,75 ponto percentual – antes, estava no patamar mais baixo da história, 2%.
Você já sabe do impacto que a Selic tem na sua vida, nos seus investimentos e até nos preços do que você consome. Mas, olhando de um jeito mais geral, o que o aumento da Selic indica pra economia do Brasil? Afinal, estamos no meio de uma das maiores crises econômicas das últimas décadas. Esse 0,75 ponto percentual é uma forma do governo tentar melhorar as coisas?
Como a Selic funciona
Vamos primeiro relembrar o que é a Selic, a taxa-mãe da economia!
Ela acompanha a inflação e, se a inflação sobe, ela sobe junto, que é pra tentar segurar esse B.O. Ou seja: se a Selic subiu, é sinal de que a inflação também subiu. E, com a inflação alta, os juros aumentam!
“Me Poupe!, então o aumento da Selic é um PÉSSIMO sinal???”
Depende do objetivo. Afinal, como a Selic é uma forma de tentar controlar a inflação, a tendência é que o preço de tudo fique igual ou até diminua quando ela aumenta. No entanto, a economia também dá uma desacelerada quando isso acontece, justamente por causa desse controle da inflação.
Com o aumento dos juros, quem tem dívidas fica mais desesperado. Afinal, quanto maiores os juros, mais você vai pagar na sua dívida. Já quem tem investimentos em renda fixa ou Tesouro Direto fica mais sorridente, porque eles se baseiam na Selic! E, se ela aumenta, a rentabilidade desses investimentos também aumenta.
O aumento da Selic é um bom sinal ou não?
A previsão, no início do ano, era que a Selic chegasse a 3,5% no fim de 2021. Mas ela chegou a esse patamar hoje, em maio! O que mudou de lá pra cá? A economista, professora e coordenadora do curso de Graduação em Economia do Insper, Juliana Inhasz, conta pra gente:
“Se imaginava uma retomada da economia muito mais forte, com os planos de imunização mais rápidos, mas isso não está acontecendo. Então, o momento de retomada do crescimento econômico está sendo adiado“, explica.
E ainda tem mais: a taxa de câmbio, que é a causadora da inflação hoje, continua alta, e empurra a inflação ainda mais pra cima. Portanto, a perspectiva é que a Selic continue subindo até o fim do ano, pra segurar essa inflação.
Portanto, o aumento da Taxa Selic NÃO é um indício de recuperação por conta desse contexto todo. Se o aumento da inflação neste momento fosse o resultado do aumento da demanda e tivesse relação com um crescimento econômido, até poderia ser… Mas não é o caso! “O aumento indica que o Brasil está arriscado e precisa voltar a atrair investidores. Pra isso, precisa remunerar mais”, explica Juliana.
E como remunerar? Com juros mais altos!
Apesar desse aumento gerar um impacto direto nos investimentos e aliviar as pressões sobre os preços no País no curto prazo, não resolve o problema.
“No médio prazo, isso pode gerar uma redução no investimento e piora no potencial de crecimento econômico, que precisa ser contornado com políticas econômicas mais sólidas. O governo precisa pensar em políticas de curto, médio e longo prazo pra conseguir tornar a economia próspera daqui a alguns anos”, conclui a economista.
Agora que você já entendeu melhor quais são os impactos do aumento da Selic tanto no curto prazo como no médio prazo, que tal dividir esse conhecimento com mais alguém? Pega o link desse post e manda pra todo mundo!!
Até a próxima, e lembre-se: nem tudo é tão simples quanto parece, mas eu te explico o que não for!
Bom dia, mesmo com a oscilação da Selic, o tesouro Selic continua sendo um bom investimento para deixar a reserva de emergência?
Mtoo obrigado pela lnformaçao.
No caso de quem aplica no CDB com 100% do CDI isso aumenta os ganhos tb? Se aplicar no Tesouro IPCA vai gerar ganhos maiores por causa do aumento da Selic?