As 4 perguntas básicas para economizar!

29 de June | 2014

QUE-PRE-PO-DE

Eu quero? Eu preciso? Eu posso? Eu devo?

Se você nunca se fez estas perguntas antes de desembolsar qualquer quantia, te convido ao incrível mundo sem o arrependimento da compra errada. Quer acertar mais? Estou inspirada hoje e explico como! Uhuuuul!

Por Nath Arcuri!

Por onde começar a economizar?

Economizar pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com as perguntas certas, você vai ver que é mais fácil do que imagina. Lembro de mim pequenina, com meu cofrinho transbordante… Hoje, nem de longe é tão fácil juntar tanto dinheiro, mas com as quatro perguntinhas básicas da economia, tudo fica mais fácil.

O processo todo leva menos de três minutos, garanto. E você pode praticar a qualquer momento. Da próxima vez que for entrar em uma loja ou clicar no botão “comprar” daquele site de roupas lindas e em promoção, exercite seu poder de resposta!

 

economizar

 

Eu quero?

Tá bom, você cobiçou, se apaixonou, mas será que você quer mesmo a camisa abóbora que está na moda, ou aquele cachorro fofo da propaganda que custa uma nota preta? Pense bem e responda a si mesma: “Eu quero?”.

Esta é a primeira pergunta e é fundamental para começar a economizar. Muitas vezes, somos influenciados pelo marketing e pelas tendências, mas precisamos nos perguntar se aquele desejo é realmente nosso ou imposto pela mídia.

Eu preciso?

Ok, você pode até pensar: “mas é claro que eu preciso deste cachecol feito com lã de ovelhas chilenas!”. De novo: reflita por um instante… Será que aquele outro cachecol da mesma cor e de lã de ovelhas brasileiras já não está de bom tamanho?

A necessidade é um critério importante na hora de economizar. Perguntar “Eu preciso?” ajuda a distinguir entre o que é essencial e o que é supérfluo.

Eu posso?

Xiiii… essa é a pergunta que ninguém quer se fazer porque, na maioria das vezes, a resposta é não. Mas com cartão de crédito ela automaticamente se converte num SIM em letras maiúsculas. Vamos lá, seja honesta com você mesma e só leve para casa aquilo que o seu bolso permite comprar.

Perguntar “Eu posso?” é um exercício de honestidade financeira. Não adianta querer economizar se você vive de crédito e dívidas.

Eu devo?

Ai é que está. Essa é uma questão de consciência. R$10,00 guardados hoje serão R$85,00 em trinta anos se poupados em um investimento conservador, como a poupança. É claro que você não precisa viver contando os centavos e multiplicando pra saber quanto valerão em três décadas, mas pense bem: o que valerá mais: aquele prazer momentâneo ou o valor acumulado no tempo?

Pense a respeito e seja feliz! Perguntar “Eu devo?” é pensar no futuro, no valor do dinheiro ao longo do tempo e nas suas prioridades de vida.

PS: caso queira calcular qualquer valor acumulado no tempo acesse nossos simuladores.

Identifique onde cortar os gastos e veja seu dinheiro render! Clique aqui e transforme suas finanças!

As 4 perguntas básicas para economizar!

Economizar é um hábito

Escrevendo esse texto lembrei de mim pequenina com meu cofrinho transbordante… como era fácil economizar quando criança. Hoje nem de longe é tão fácil juntar tanto dinheiro, mas a verdade é que economizar é um hábito, uma prática que se desenvolve com o tempo e a disciplina.

Cada vez que você se faz essas quatro perguntinhas, está fortalecendo esse hábito. Vamos colocar essas perguntas em prática? Da próxima vez que você estiver prestes a comprar algo, pare e se pergunte:

  1. Eu quero? – Avalie se o desejo é realmente seu ou se está sendo influenciado por outras pessoas ou pela mídia.
  2. Eu preciso? – Determine se o item é essencial ou se você pode viver sem ele.
  3. Eu posso? – Verifique suas finanças e veja se você tem dinheiro disponível para essa compra sem comprometer outras prioridades.
  4. Eu devo? – Pense no futuro e no valor que aquele dinheiro pode ter se for poupado ou investido.

Exemplos práticos de economia

Caso 1: Comprando roupas

Você está passeando no shopping e vê uma blusa linda na vitrine. O preço está ótimo e você sente aquela vontade irresistível de comprar. Antes de tomar qualquer decisão, pare e se pergunte:

  • Eu Quero? – Sim, eu quero essa blusa.
  • Eu Preciso? – Bem, eu já tenho várias blusas, mas nenhuma exatamente como essa.
  • Eu Posso? – Vamos checar o orçamento do mês. Se eu comprar, vou ter que economizar em outro lugar?
  • Eu Devo? – Essa blusa realmente vai fazer diferença na minha vida? Ou posso usar esse dinheiro de uma forma mais útil?

Caso 2: Planejando viagens

Você sempre sonhou em viajar para o exterior, e finalmente encontrou uma promoção incrível. Mas, antes de comprar as passagens, faça as perguntas:

  • Eu Quero? – Com certeza, sempre quis fazer essa viagem.
  • Eu Preciso? – Não é uma necessidade básica, mas é um sonho de vida.
  • Eu Posso? – Tenho dinheiro suficiente para a viagem e as despesas associadas sem me endividar?
  • Eu Devo? – Esse é o melhor momento para gastar essa quantia ou devo esperar um pouco mais e juntar mais dinheiro?

Como economizar com grandes decisões

Economizar não se aplica apenas às pequenas compras do dia a dia. Grandes decisões financeiras, como comprar um carro, uma casa ou fazer um grande investimento, também devem ser avaliadas com essas perguntas.

Se for fazer uma compra grande, como um carro ou um imóvel, não deixe de passar por essas quatro perguntas básicas. Pode parecer um processo longo e cansativo, mas garanto que, no final, você vai economizar muito mais e evitar arrependimentos.

As 4 perguntas básicas para economizar!
Aprenda a analisar seus gastos mensais e alternativas para economizar. Clique aqui!

E lembre-se: economizar não é só sobre guardar dinheiro, mas sim sobre gastar com consciência e inteligência.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Ana Beatriz Freire de Negreiros 20 de October | 2020

Eu gasto dinheiro num passe de mágica

diego romero 26 de July | 2017

Oi pessoal Esse site é mesmo surpreendente, queria dar os parabéns pelo trabalho de vocês. Sempre é bom obter novos conhecimentos, obrigado ;)

Aurea Santos 10 de April | 2017

Adorei o site, meus parabens!