As propostas de Guilherme Boulos para o seu dinheiro

13 de November | 2020

Nesta semana, acontecem as eleições para as prefeituras do Brasil. Pra te incentivar a buscar as propostas de cada um dos candidatos da sua cidade e escolher o que achar melhor, a Me Poupe! fez um apanhadão das propostas dos candidatos da cidade de São Paulo para o seu dinheiro. Isto é, como eles pretendem gerar empregos e incentivar o aumento de renda da população?

Neste post, vamos ver as ideias de Guilherme Boulos. Para ver todos os candidatos, é só clicar aqui!

Se você não é de São Paulo, não tem problema: acessa aqui, que o site da Justiça Eleitoral fez um portal com todas as informações que você precisa pra escolher o seu candidato!

Quem é Guilherme Boulos?

Professor, bacharel em filosofia e especializado em Psicologia Clínica, Guilherme Boulos ingressou na vida política aos 15 anos, no movimento estudantil União da Juventude Comunista (UJC). É parte da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.

Ele concorreu à presidência do Brasil em 2018 e concorre à prefeitura de São Paulo pelo PSOL com Luiza Erundina, que já foi prefeita da cidade.

E o que ele quer fazer pelo seu dinheiro?

A proposta de Boulos tem ações que podem ser implementadas nos primeiros 180 dias do governo, segundo o plano do Governo do candidato. Ele pretende criar o Programa de Renda Solidária, pra garantir renda às famílias em situação de vulnerabilidade em São Paulo. Além disso, será feita uma negociação e isenção temporária de impostos e taxas municipais de microempresas e pequenos comerciantes que tenham sido afetados pela economia.

A proposta também quer incentivar a economia solidária por meio das cooperativas de trabalho. O governo pretende contratá-las para serviços que vão de limpeza urbana a confecção de uniformes e EPIs. Essas compras públicas serão uma forma de incentivo, assim como a criação de feiras e outros espaços pra venda desses produtos e a formação e qualificação dos trabalhadores. A proposta é dar assessoria técnica na gestão das empresas.

O plano ainda cita, na parte de incentivo ao turismo, que os eventos na cidade, inclusive os realizados no Anhembi e a Fórmula 1, terão como exigência que 30% dos fornecedores sejam dessas cooperativas cadastradas pela prefeitura.

Também faz parte das propostas a recuperação das empresas em crise e a criação de Centros Públicos de Economia Solidária nas subprefeituras.  A ideia é que esses Centros deem suporte às  cooperativas e aos trabalhadores informais. Além disso, Boulos pretende ampliar programas já existentes, como o Bolsa Trabalho e o Programa Operação Trabalho. E também criar programas com foco em jovens, mulheres e na população negra. E, para incentivar o empreendedorismo, Boulos ainda pretende abrir canais de financiamento e crédito para os pequenos comerciantes e indústrias.

Combate ao racismo no trabalho

Uma parte do programa de Boulos é voltado especificamente para ações de combate ao racismo. Entre elas, estão ações que buscam garantir oportunidades de desenvolvimento profissional e vagas de trabalho para negras e negros.

Por exemplo, ele propõe o fortalecimento de cadeias produtivas que venham das ações de jovens negras e negros. Além disso, exigirá que empresas contratadas pela prefeitura tenham um determinado percentual de trabalhadoras e trabalhadores negros. Por fim, ele quer garantir o cumprimento da lei que prevê que existam cotas raciais no serviço público municipal.

Clique aqui para ler o plano de governo completo de Guilherme Boulos.

Quer ver os outros candidatos?

É só clicar aqui pra ver quais são os candidatos de São Paulo e quais as propostas de cada um pro seu dinheiro!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário