Aprenda a identificar os vampiros do seu orçamento

28 de October | 2021

A gente não cansa de ouvir: “Meu salário mal caiu na conta e já foi tudo embora”; “Caracas, nem metade do mês e já tô sem um p%*# no bolso”. Pois bem, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, hoje a gente vai te ajudar a visualizar – e dar fim – aos gastos que estão sugando o seu orçamento sem necessidade. 

 

Por Me Poupe!

 

Antes de mais nada, se você ainda não deu aquela lida nos conteúdos anteriores do nosso especial de Halloween, volte duas casas e se atualiza! Teve um papo reto sobre os Fantasmas da autossabotagem financeira e também falamos sobre o Frankenstein das dívidas. Vale a leitura!


Os 4 fantasmas que impedem o seu enriquecimento
Fuja do Frankenstein das dívidas: 4 hábitos para evitar!

E já que o tema “quero ficar rico, mas não sei por onde começar” dá MUITO pano pra manga – e é um desejo coletivo -, cá estamos novamente pra alertar sobre os sanguessugas do seu orçamento! Na maioria das vezes, eles passam despercebidos, mas impactam o bolso fortemente.

 

Tá curiosa e curioso? Então, pega na nossa mão e bora jogar luz nesses vampiros! Chega de dar sangue, suor e lágrimas e, ainda assim, não conseguir desfuder sua vida financeira.



OS VAMPIROS OBSCUROS DA SUA CONTA


  • Os pernilongos das despesas básicas

Banhos quentes e demorados, aparelhos sem uso ligados na tomada, abre e fecha de geladeira, luzes acesas pra ninguém… Esses são apenas alguns dos inúmeros exemplos de sanguessugas da conta de luz! Parece inofensivo, mas no fim do mês – ou do ano – esses pernilongos viram uma grande nuvem de mosquitos sugadores de orçamento.

 

AH-QUE-CHOQUE-DE-REALIDADE!

 

E nessa listinha entram outros parasitas sugadores ocultos, como: o uber que você pede pra ir em um lugar que você poderia MUITO bem ir andando; o plano de internet, que poderia muito bem ser um mais simples; as assinaturas e fidelidades que você nem usa, etc.

 

Se for pra ligar a luz, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, que seja com o objetivo de espantar esses vampiros pra bem longe.

 

Natalia Acuri

#PRATODOSVEREM: Um homem palido, com grandes semelhanças com um vampiro, caminha normalmente até que surge uma luz solar, que o incomoda. Nesse momento, o homem vampiresco cobre o rosto, sofrendo pela intensidade da luz

 

  • As pulgas bancárias

Aqui entram as taxas fidelidade, seguros de cartão de crédito, cestas de tarifas e todas aquelas cobranças que aparecem no seu extrato sem o seu conhecimento. 

“A-LÔ, SIDNELSON. TEM VAMPIRO QUERENDO SUGAR MINHAS SUADAS ECONOMIAS”. Pois vá atrás disso, porque você está sendo passada ou passado pra trás e simplesmente pagando por itens que você poderia passar sem.


  • Os sanguessugas do atraso

A gente já falou, mas vai repetir: pague em dia, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. Não dá pra ficar rasgando dinheiro com multas e taxas por ter deixado passar a data de vencimento dos boletos. 

Se você tem atrasado por falta de planejamento e desorganização, você está RASGANDO dinheiro. Anota na agenda, bota o alarme pra despertar, cola post-it na geladeira… enfim, dá um jeito aí de não deixar passar a data prevista, certamente isso trará boas economias. 


  • Os vampiros da alimentação

Para quem não tem saco para planejar, a alimentação pode ser uma portinha para o desperdício. E aqui estamos falando não só do desperdício de comida – cerca de 30% do que produzimos é jogado fora -, mas também do desperdício de dinheiro! 

É isso mesmo, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. Com a falta de planejamento você só perde, e eu vou te contar como:

1. Quando você compra picado e de última hora, você com certeza está pagando mais caro, já que nem tem tempo pra uma comparação de preços;

2. Se você não planeja suas refeições, existem grandes chances dos alimentos perderem na geladeira (ou na prateleira) e irem direto pro lixo;

3. Você fica MUITO mais vulnerável e tentado a consumir em apps de delivery, uma vez que sua falta de planejamento faz com que você nunca tenha ingredientes pra fazer suas refeições;

 

Natalia Acuri

#PRATODOSVEREM: Caco, dos Muppets, vestindo de vampiro, com os dentes amostra, está sentado ao lado de um homem, mais velho, vestindo um terno. O homem segue falando tranquilamente até que Caco o ataca e morde seu pescoço. 


É só prejuízooooo! Gasta mais dinheiro, desperdiça mais comida, deixa um rim nos deliverys e vive em uma inconstância alimentar. O vampiro não só tá bebendo todo seu sangue, suor e lágrimas, como tá comendo solto todo o seu orçamento alimentar! 

Que tal experimentar um planejamento semanal? Você tira algumas horinhas do seu tempo livre, planeja os pratos que quer fazer, lista os ingredientes que precisa, faz uma pesquisa de preços, garante tudo fresco e mais em conta, desenrola o “pré-preparo” dos itens e fica com tudo no jeito.

Aliás, se esse papo te interessa, deixa um “fome de planejamento” nos comentários que a gente organiza um post sobre planejamento alimentar pra te guiar em casa. 

E pra quem curtiu esse post, fica ligadinho por aqui que amanhã tem mais um “monstro do Halloween” te mostrando que o maior inimigo para atingir a independência financeira com louvor e glória é VOCÊ! hahaha 

 

Aprenda a identificar os vampiros do seu orçamento

 

 

Você também pode se interessar por:
Os 4 fantasmas que impedem seu enriquecimento
Fuja do Frankenstein das dívidas: 4 hábitos para evitar!
Quiz: Se sua vida financeira fosse um filme de terror, qual seria?
9 dicas pra sobrar dinheiro no fim do mês

 

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário