3 formas de planejar sua aposentadoria sem depender do INSS

22 de February | 2021

Uma das maiores preocupações que as pessoas têm com o dinheiro delas é em relação à aposentadoria. Ainda mais depois da Reforma da Previdência, que deixou o que já não era lá muito simples ainda mais complicado.

Por Me Poupe!

Por isso, hoje eu quero te mostrar algumas possibilidades pra você começar a pensar na sua aposentadoria, parar de se preocupar com isso e liberar espaço na sua cabeça pra enriquecer.

“Me Poupe!, mas eu vou me aposentar daqui a, sei lá, 40 anos!!!”

Em primeiro lugar: você vai começar a se preocupar com o seu futuro quando ele chegar? Ou vai já deixar tudo encaminhado, pra não entrar em desespero daqui a 39 anos e, quem sabe, até descobrir que não vai dar pra se aposentar??

E, em segundo lugar, você pode, sim, se aposentar antes disso. BEM antes disso. O professor Mira, por exemplo, conseguiu em menos de 20 anos…

Mas CALMA! Vamos organizar as ideias primeiro, pra eu conseguir te explicar tudo direitinho. Vou te contar o seguinte:

  • Como ficou a aposentadoria pelo INSS depois da Reforma da Previdência
  • Por que é melhor você pensar num plano B
  • E ainda te dar 3 sugestões de plano B!

Aposentadoria depois da Reforma da Previdência

De forma bem resumida, mepoupeira e mepoupeiro, você tem três formas de se aposentar depois da Reforma da Previdência:

1. Idade mínima progressiva. Desta forma, mulheres com 56 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição para o INSS e homns com 61 anos e seis meses e 35 anos de contribuição podem pedir a aposentadoria.

2. Idade. Nesta modalidade, podem se aposentar as mulheres que tenham pelo menos 60 anos e seis meses e os homens que tenham pelo menos 65 anos. Nos dois casos, é preciso ter contribuído pro INSS por 15 anos.

3. Pontos. É só somar a idade e os anos de contribuição. Pra se aposentar em 2021, a soma precisa ser de 98 pontos pra homens e 88 pra mulheres, sendo que mulheres precisam ter ao menos 30 anos de contribuição e homens, ao menos 35. 

Além disso, houve uma mudança em relação ao valor que você recebe na sua aposentadoria. Antes da Reforma, era a média de 80% dos seus salários mais altos no tempo de contribuição. Agora, a média é de TODOS os salários – ou seja, o valor vai ser puxado pra baixo!

Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando alguma coisa, com a mão no queixo, e cara de preocupada

Então, se você gostaria de se aposentar mantendo o mesmo estilo – e custo – de vida que tem hoje, provavelmente depender do INSS não é a melhor saída.

“O que fazer então, ó fada sensata da independência financeira????”

Se você gostaria de ter uma aposentadoria mais recheada ou até se aposentar mais cedo, é mais que hora de você pensar no seu plano B. Afinal, quanto antes você começar, melhor!

O plano B pra sua aposentadoria

Adivinha o que é que eu vou te falar???

Isso mesmo, é sobre investimentos.

Acontece, mepoupeira e mepoupeiro, que não tem como você ir separando seu dinheiro e deixá-lo acumulando na poupança ou debaixo do colchão, e esperar que ele te renda uma aposentadoria tranquila!

Primeiro, porque o dinheiro que você JUNTAR até se aposentar dificilmente vai te garantir isso. E, depois, porque, se eu dinheiro não tá investido e trabalhando pra você, ele tem chances de perder pra inflação. Ou seja, seu poder de compra ser menor!

3 formas de planejar sua aposentadoria sem depender do INSS

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando a Margarete pra tela e dizendo ‘você está vacilando’

Por isso, é muito importante que você avalie qual o investimento de longo prazo que vai te ajudar a chegar nessa meta.

Exatamente, mepoupeira e mepoupeiro, a aposentadoria nada mais é que uma meta de longuííííssimo prazo! Ou não tão longo assim, porque a meta é sua e eu não vou me meter com ela. Você pode muito bem decidir se aposentar daqui a 15 anos e mexer seus dinheirinhos pra conseguir! 

Agora, vem ver as três opções que separei pra você pensar na sua aposentadoria:

1. Previdência privada

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

Não, você não tá me estranhando… Muita gente tem a aposentadoria na previdência privada, ou acredita que ela é a única alternativa ao INSS. E não é!! Por isso, eu preciso te falar dela.

Além de não ser a única opção, ela também não é a melhor. Afinal, a rentabilidade da previdência privada não costuma ser lá essas coisas se for comparada com outros investimentos de longo prazo que você pode fazer.

E, além disso, ela tem taxas de carregamento e de administração que também comem o dinheiro da sua aposentadoria. Ou seja, no fim, você vai receber menos dinheiro do que poderia por causa disso.

No entanto, ela tem algumas vantagens. Por exemplo, tem empresas que oferecem uma previdência privada como benefício pros funcionários: o funcionário todo mês contribui com um valor e a empresa coloca o mesmo valor, ou seja, a quantia mensal DOBRA.

Além disso, caso você venha a falecer, sua previdência privada não passa por inventário pra chegar aos seus herdeiros. Por fim, quando você se aposentar, a previdência privada te dá um valor mensalmente, como se fosse um salário.

E, não, isso não é necessariamente igual em todas as alternativas que eu vou te mostrar! Então, apesar da rentabilidade não ser tão vantajosa, a previdência privada pode ter algumas comodidades.

2. Tesouro Direto

O Tesouro Direto costuma ser considerado o investimento mais seguro do Brasil! Então, se você é uma pessoa que não tem NENHUMA tolerância a riscos, mas está disposta a tomar as rédeas da sua própria aposentadoria, pode ser uma boa opção!

A recomendação que a Nath Arcuri costuma dar pra aposentadoria é o Tesouro IPCA+. Afinal, esse é o investimento que sempre rende a inflação + uma porcentagem (daí que vem o nome: IPCA é a inflação!). Ou seja, ele garante que seu dinheiro vai ganhar poder de compra!

3 formas de planejar sua aposentadoria sem depender do INSS

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri orgulhosa batendo palmas

Atualmente, você tem investimentos desse tipo que vencem em 2026, 2035 e 2045. Lá no site do Tesouro Direto, pode fazer simulações e ver o quanto poderá resgatar no futuro, inclusive em comparação com outros investimentos!

AH! Importante: se você tirar o dinheiro antes do vencimento, pode, sim, perder. Mas, se não mexer nele até o prazo, não tem esse perigo. Outro ponto importante é que, quando chegar o prazo, você vai ter o dinheiro TODO na mão, e vai precisar de disciplina pra usar só um pouquinho por mês, tá??

Por fim, você ainda pode programar aportes mensais. Lembrando, na receita do sucesso financeiro, o ideal é que você separe 10% do seu salário pra investir na sua aposentadoria!

3. Renda variável

“Me Poupe!, parou!! Não vou colocar o dinheiro da minha aposentadoria num investimento arriscado…”

CALMA, criatura! Posso falar??

Nathalia Arcuri falando "calma!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “calma!”

Nunca te coloquei em nenhuma furada financeira, não é agora que eu vou começar. Presta atenção que você vai entender!

A Bolsa de Valores pode, SIM, ser uma boa opção pra sua aposentadoria. Afinal, apesar das oscilações – que estão associadas ao risco que a gente sempre fala – , a tendência sempre é que ela cresça no longo prazo. Ou seja, a tendência é de valorização, de dinheiro trabalhando, de você enriquecendo!

Além disso, na Bolsa, você tem investimentos que pagam dividendos, ou seja, todo mês o rendimento pinga na sua conta na corretora de valores, o que pode ser uma boa alternativa pra quem busca a aposentadoria.

E, como a rentabilidade na renda variável pode ser BEM mais alta que na renda fixa, você também pode acabar se aposentando mais cedo! Mas não é sorte: é estudo e planejamento. Você já sabia disso, porque te falei neste post que dá pra ter metas na Bolsa de Valores, certo? 😉

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

E, já que tô te falando de Bolsa de Valores, renda variável e seus objetivos pro longo prazo, deixa eu te lembrar também que, entre 2 e 5 de março, o professor Mira vai fazer o Intensivão da Renda Variável!

Serão 4 aulas grátis, ao vivo e totalmente online pra você perder o medo da Bolsa, entender como ela funciona, começar a recuperar o dinheiro que ficou em 2020 – e, por que não, até planejar sua aposentadoria!

Pra se inscrever, é só clicar aqui ou no banner:

3 formas de planejar sua aposentadoria sem depender do INSS

Lembre-se: diversifique sempre!

Depois de te mostrar essas três opções, mepoupeira e mepoupeiro, espero que você já esteja olhando pro seu futuro com outros olhos: os olhos de quem descobriu novas alternativas que sequer sabia que existiam!

Mas atenção: não coloque todos os seus ovos numa cesta só, e não coloque todo o seu dinheiro num investimento só. Diversificar é a melhor maneira de você diminuir riscos e aumentar sua rentabilidade com segurança!

Agora, pega esse post e manda pra mais alguém que você SABE que nem começou a pensar na aposentadoria ainda!

Até a próxima, e lembre-se: a gente começa HOJE a construir o amanhã!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Lisandra Moreira 04 de March | 2021

Bom dia, quando c fala pra não colocar todo dinheiro num investimento só, o que orienta em termos de porcentagem por exemplo: R410.000,00 quantos em tesouro direto e quantos em renda variável? Grata, Lisandra

Maria Helena Santos de Oliveira 25 de February | 2021

Bom dia,fiz sessenta anos agora 6 de fevereiro mais tenho vinte anos quase vinte três anos ,comecei trabalhar no ano de 1978 gostaria de saber se posso dar entrega na aposentadoria