A Mulher da Casa... Alugada

28 de July | 2022

Como alugar uma casa sem se ter uma experiência traumatizante? Como se poupar de perrengues, como infiltrações, tomadas com mau contato ou… buracos que dão para o apartamento vizinho?  Além de contarmos a história desagradável vivida por Giovana Murça, queremos trazer alertas importantes pra você que está prestes a ter seu imóvel alugado.

Por Me Poupe!

Encontrar o primeiro imóvel para morar sozinha ou sozinho é um misto de emoções – e um baita desafio. São tantas novidades que, muitas vezes, as pessoas se esquecem de prestar atenção em detalhes básicos que podem evitar muitas dores de cabeça. E olha que ainda nem estamos falando sobre planejamento financeiro, que é um dos principais segredos pro sucesso.

Bom, mas esse não foi o caso da Giovana Murça Pastori, jornalista de 25 anos. Nascida em Bauru (SP), ela nunca tinha saído de casa até que foi trabalhar numa startup em São José dos Campos, em 2019. Lá, morou durante alguns anos em um alojamento mantido pela empresa, até que resolveu ter um canto seu.

Antes mesmo de alugar um apartamento, ela já montava sua reserva de emergência e guardava uma parte do dinheiro para mobiliar o imóvel. Tudo bem que era na poupança, mas ela já tinha essa cabeça de se planejar financeiramente para fazer as coisas. E quando decidiu seguir com o aluguel do apartamento, tomou diversos cuidados antes mesmo de realizar a assinatura do contrato.

A Mulher da Casa... Alugada

Ela conta que usou uma técnica em que estudava o preço dos aluguéis e colocava na balança o que o prédio oferece (portaria 24 horas, elevador, academia, piscina etc.), a distância entre o local em que ela trabalha e o apartamento, além da infraestrutura ao redor do prédio, como supermercados, farmácias, acesso a linhas de ônibus etc.

Depois de muita pesquisa, busca e avaliação, Giovana encontrou um lugarzinho que cumpria com os requisitos e que coube no seu orçamento.

U-A-U! Até aqui você deve estar pensando: ela é o exemplo vivo do que deve ser feito, certo? É o que veremos…

O que prestar atenção na hora de alugar um imóvel?

Giovana conta que, mesmo procurando muitas dicas pra não cair em ciladas, precisa lidar com alguns perrengues, como um vazamento do apartamento do andar de cima que abriu um buraco no teto do seu banheiro. “A vizinha diz que não tem dinheiro pra pagar, e a imobiliária diz que não consegue intervir na questão”, ela explica.

Por isso, preparamos uma listinha do que você deve fazer na hora de alugar um apartamento. Olha só:

  1. Verifique a distância do imóvel até o seu trabalho ou outros lugares que você frequenta bastante. Veja também se o prédio oferece alguma infraestrutura e se os arredores possuem mercados, padarias ou farmácias. Lembre-se: quanto mais coisas o prédio oferecer, mais caro poderá ser o condomínio!
  2. Durante a visita ao imóvel, veja se é possível testar o funcionamento de torneiras, descarga e a luz. Aproveite e verifique os mínimos detalhes, como a condição dos rodapés, se os armários estão em bom estado, portas abrem e fecham direito, puxadores estão bem encaixados, janelas funcionando etc. Se você observar pequenos problemas, fotografe e não se esqueça de colocar isso na vistoria.
  3. Veja também se não existe nenhum ponto de infiltração ou umidade no imóvel. Muitas vezes, uma pintura nova acaba escondendo esses problemas. Mas faça a visita com calma e observe se não existe nenhum tipo desses problemas!
  4. Se possível, passe em diferentes horários para visitar o imóvel, inclusive à noite. Assim, você entende de verdade como é a vizinhança e se não existem barulhos que vão atrapalhar seu precioso descanso.
  5. Na hora da vistoria e da contestação dessa documentação, não perca o prazo! Muitas vezes, vale a pena dar uma de chata ou chato e mostrar como o imóvel foi entregue de verdade. Assim, você não receberá nenhum tipo de cobrança inesperada ao finalizar o contrato.

Como saber se o aluguel tá caro ou barato?

O valor dos aluguéis teve um aumento de 14,9% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Quinto Andar. Por isso, alugar um imóvel pode ter ficado bem mais caro hoje em dia. Foi por isso que a Giovana pesquisou, pesquisou e pesquisou até encontrar algo que coubesse no seu bolso.

Todos aqueles itens que comentamos anteriormente também pesaram bastante. Ao contrário da Paula, personagem da história da Mulher da Casa… Financiada, Giovana não tem o GRANDE sonho de ter seu imóvel próprio.

“Assumir um financiamento é carregar uma conta grande por um bom tempo. Nesse momento, eu acredito que alugar uma casa era bem mais vantajoso para a minha rotina e perspectiva de carreira”, ela conta, ressaltando que não sabe se quer morar no mesmo lugar por tanto tempo. Afinal, um financiamento de imóvel normalmente se estende por anos, não é mesmo?

Essa ponderação é importante para você não cair numa cilada e entrar numa bola de neve de pendências financeiras. Afinal, como nossa musa das finanças já falou trocentas vezes, você não deve comprometer mais de 20% da sua renda com dívidas.

E aí, alugar ou financiar um imóvel?

Como explicamos no último texto, a resposta para essa questão pode não agradar muitas pessoas. Mas, sendo bem honesta, depende dos seus objetivos e do seu bolso.

Lembre-se que é importante você fazer as contas e entender o que sai mais barato nesse momento – e, como a própria Giovana lembrou, se você quer ficar por vários e vários anos morando no mesmo lugar.

Um financiamento é uma obrigação bem grande para você assumir. É preciso planejamento e muito pé no chão.


Se você concluir que investir em imóveis não tá no seu radar agora, que tal a ideia de viver da renda do aluguel de imóveis, mas que não são exatamente seus? A gente tá falando dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), criatura!

Aliás, nos dias 23, 25 e 28 de agosto o prof. Mira, nosso especialista de renda variável, vai realizar a OFICINA DE FIIS, um evento gratuito e ao vivo para quem quer entender melhor como funciona essa modalidade de investimento. Então, clique aqui e se inscreva!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário