7 lições de Luiza Trajano pra empreendedoras no Mulheres que Mudam o Mundo

21 de December | 2020

No segundo episódio de Mulheres que Mudam o Mundo, Luiza Trajano contou sobre sua trajetória de vendedora da loja da tia a presidente do conselho do Magazine Luiza. Luiza é uma das maiores empreendedoras do Brasil, e esse episódio foi uma verdadeira AULA!

Por Me Poupe!

Por isso, eu peguei minhas anotações (afinal, eu também tenho meu caderno da riqueza!!!) e trouxe 7 lições que ela nos ensinou nesse episódio!

“Me Poupe!, eu não vi esse episódio! Como faço????”

OPA! Pode ficar tranquila e tranquilo, que não trabalhamos com spoilers neste blog. Então, pode ler o post todinho com bastante atenção! E, lá no fim, eu vou deixar o episódio completo pra você tirar ainda mais aprendizados, combinado??

1. A capacidade fuçativa

Na época que Luiza começou a crescer dentro do Magazine Luiza, não tinha a mentoria de empreendedorismo, Mulheres que Mudam o Mundo, da Me Poupe!… Ou seja, não era tão simples de encontrar as respostas. Ela tinha que se virar!

É daí que vem a tal da “capacidade fuçativa”, que ela explica no episódio. Essa é a curiosidade de ir atrás de mais informação e conhecimento.

Pra encontrar, Luiza Trajano se jogava em cursos, ia pra São Paulo (na época, ela morava no interior, em Franca), buscava referências em outras empresas… Ou seja: fuçava até encontrar o que procurava!

A moral da história? Hoje, você tem praticamente todo o conhecimento do mundo literalmente na palma da sua mão, então não espere a informação chegar até você! Desenvolva sua capacidade fuçativa e vá atrás das respostas pra perguntas que você nem sabia que tinha.

7 lições de Luiza Trajano pra empreendedoras no Mulheres que Mudam o Mundo

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando “duvida?”

2. Digital é uma cultura

O que você diria que é um “negócio digital”?

Pra Luiza Trajano, digital não é simplesmente colocar sua loja na internet. Digital é uma cultura dentro da empresa! Afinal, é com o digital que você simplifica a jornada do consumidor, acelera os processos e ajuda a resolver os problemas específicos de cada cliente. A internet é apenas uma ferramenta pra isso!

Quer ver? No Magazine Luiza, os vendedores trabalham com smartphones na mão pra ajudar os consumidores! Assim, em uma questão de minutos, eles conseguem encontrar os produtos, fazer o cadastro do cliente, tirar qualquer dúvida e o cartão pra concluir a compra.

7 lições de Luiza Trajano pra empreendedoras no Mulheres que Mudam o Mundo

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

3. Ande com quem te traz visibilidade

Segundo Luiza, é muito importante ter visibilidade. Afinal, é assim que você pode aumentar o seu alcance, fazer com que mais pessoas encontrem o seu negócio e, claro, vender seus serviços e produtos pra mais gente!

E como você pode aumentar a sua visibilidade? Se aproximando de quem já tem mais visibilidade que você! Isso vale tanto pra parcerias com negócios que sejam complementares ao seu, pra participações nas redes sociais e até pra vender pela internet.

“Pra vender, Me Poupe!? Como que eu vou conseguir mais visibilidade assim??”

Por meio dos marketplaces, Me Poupeira e Me Poupeiro! Marketplaces nada mais são do que formas de você aproveitar a visibilidade de outra marca pra aumentar a sua.

Luiza Trajano e Magalu como renda extra

Por exemplo: você pode vender eletrônicos no marketplace do Magazine Luiza, que funciona como um shopping virtual. Dessa forma, quem entrar no site do Magalu querendo comprar um celular pode acabar encontrando a sua loja. Em outras palavras, é uma forma da visibilidade do Magalu acabar te trazendo mais visibilidade também.

4. Busque a inovação sempre

Todo negócio, não importa a área, pode inovar! Afinal, inovar é trazer soluções novas e criativas pra problemas que você tem hoje.

Por isso, você pode buscar a inovação sempre, e inovar um pouco todos os dias. Luiza Trajano garante que, dentro do Magalu, isso faz parte da rotina da empresa: da criação da loja virtual até a multicanalidade, todas as inovações foram criadas com passos pequenos dia a pós dia.

E eu sei o que você tá pensando… “Inovação” é uma palavra que pode assustar. Dá medo de errar tentando inovar, né? Pois a Luiza é tão maravilhosa que também tem uma lição sobre isso…

7 lições de Luiza Trajano pra empreendedoras no Mulheres que Mudam o Mundo

#PARATODOSVEREM: Nathalia Arcuri está sentada em um sofá com manta de listras brancas e pretas. Ao fundo, elementos adesivos brancos e pretos que remetem ao universo financeiro. Com as mãos levantadas, Nath diz “PRESTA ATENÇÃO”

5. Sem medo de errar

Vamos começar tirando uma coisa da frente: o medo de errar VAI aparecer. Porque o medo existe pra te proteger, e faz parte da vida mesmo! Mas você não pode deixar que ele te domine, ou não vai sair do lugar.

Eu vou até abrir aspas pra essa fala da Luiza: “não tenho o compromisso com acertar”. Leia de novo, com calma: “não tenho o compromisso com acertar”.

Isso quer dizer que, pra ter a coragem de inovar, você precisa se preocupar menos em acertar, em fazer perfeito logo da primeira vez, e muito, mas MUITO menos com o que os outros vão pensar se não der certo.

Afinal, se não der certo desse jeito, é só mudar de caminho e tentar de outro jeito.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

6. Se imponha, mulher!

Não importa de onde você veio, onde estudou, o que fez antes de começar a empreender… Você PODE mudar o mundo, mulher!

Vai ser fácil? Não!

Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “claro que não!”

Afinal, mulheres empreendedoras precisam enfrentar muita coisa. As pessoas que duvidam da capacidade delas, gente que acha que o lugar delas não é aquele, o machismo enraizado…

E, sobre isso, a Luiza foi até didática no Mulheres que Mudam o Mundo! Além disso, ela contou que até hoje enfrenta situações machistas. Então, sofreu machismo, mulher empreendedora? Fale sobre isso na mesma hora! A dica é da Luiza: “eu falo na hora: peraí, me escuta, você tá sendo machista comigo!”

7. Seja líder, não chefe

Você sabe diferenciar um líder de um chefe? Deixa eu te ajudar…

Chefe é aquele que manda, que diz como tem que ser feito. Ele exige resultados e só se importa com os números.

Já o líder faz parte do time. Ele coopera, entende os pontos fortes e pontos fracos de cada pessoa e ajuda todo mundo a melhorar. O líder inspira, tem foco no desenvolvimento da equipe e leva as pessoas mais longe. E, quando as pessoas vão mais longe, sua empresa também vai!

Agora, me diz: qual dos dois você prefere ser?

Tenho certeza que a resposta é líder! Afinal, uma liderança inspiradora é o que guia os talentos e a empresa em novos desafios, que enxerga o longo prazo e que impacta vidas de verdade.

E, já que é pra empreender, que seja pra mudar as vidas das pessoas pra melhor! O dinheiro é consequência.

7 lições de Luiza Trajano pra empreendedoras no Mulheres que Mudam o Mundo

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

Ahhh, que festa do empreendedorismo!!!

Como você sabe que eu NUNCA quebro uma promessa, aqui está o episódio da Luiza Trajano no Mulheres que Mudam o Mundo! Pode dar play e continuar com o seu caderno da riqueza aberto, porque tenho certeza que vai ter MUITO mais coisa que você vai querer anotar:

Agora, que tenho um desafio pra te fazer: manda esse post pra três mulheres inspiradoras, que já começaram a mudar o mundo com suas ideias. Tenho certeza que elas vão adorar aprender as lições da Luiza Trajano também!

Ah, e pra não perder nenhum episódio de Mulheres que Mudam o Mundo, se inscreva no canal da Me Poupe! no YouTube e clique no balangodango da Nath! Assim, o YouTube te avisa quando tiver vídeo novo!

Até a próxima, e lembre-se: se fosse fácil, todo mundo faria.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Diana Lee 15 de January | 2021

Amei o vídeo! Que inspirador! Vejo que além de todos os pontos acima, ela não desistiu nunca pois ela acreditava e inspirou todos com seu sonho. Vejo o quão resiliente ela é! Adoro o programa dela "Grupo Mulheres do Brasil" e recomendo muito!

Daniely 06 de January | 2021

Dicas para economizar caminhos.