7 Dicas para você perder o medo e começar a investir

08 de November | 2018

Você tem medo de investir, mas não percebe que muitas vezes essa emoção está baseada em ideias infundadas.  Entenda como diminuir esse receio e começar logo a colher os frutos de seus investimentos 
Por Leila Sleiman
Imagine que você está entrando em um túnel escuro, frio e sombrio. Você está lá sozinho e com medo. As pessoas haviam dito que essa jornada seria mais fácil, mas cada vez que você adentra o túnel, o seu medo aumenta. Está difícil saber como será o destino final.
Começa a bater o arrependimento, você se arrepende de ter iniciado e pensa diversas vezes em voltar, afinal, estava mais tranquilo enquanto você não precisava lidar com esses conflitos.
Mas, qual será a raiz desses questionamentos? O medo! E por que sentimos medo?

Essa emoção vem, justamente, em resposta à insegurança que surge em relação a algo ou uma situação. Você sente medo porque preocupa-se com as consequências que podem ser geradas devido aos seus atos, porque teme o que as pessoas podem pensar sobre você ou ainda porque pode ser assustadora a possibilidade de fracassar.
Esse sentimento pode aparecer nas diversas áreas da sua vida. Inclusive o medo é uma das grandes barreiras que fazem com que o brasileiro não invista o seu dinheiro.

 

E como vencer o medo?

Primeiro é importante que você saiba que o medo é uma das emoções mais primitivas que o ser humano possui.  Os nossos ancestrais precisavam ter algo em seu organismo que os protegessem dos inúmeros riscos que corriam ao sair das cavernas ou adentrar as florestas. Então, ainda que não pareça, o seu medo tem uma função protetiva, ou seja, é um sentimento que existe exatamente para te proteger.
O problema surge quando esse medo está desproporcional e faz com que você paralise. Assim, geralmente, as pessoas tendem a evitar as situações em que seu medo pode ser desencadeado. Por isso, para vencê-lo, o grande segredo é enfrentá-lo diretamente.
O processo de vencer o medo exige que você saia da sua zona de conforto.
Sim, o comodismo pode ser algo que contribui para que você não invista, uma vez que ele te mantém em um ambiente familiar e seguro. Do outro lado, pensar em fazer algo novo, investir, por exemplo, é desconhecido. O ser humano tem muito medo daquilo que é desconhecido.
Então como será possível vencer o medo de investir, se é algo tão natural do ser humano temer essas situações?

7 dicas para vencer o medo

1. Reconheça que é normal sentir medo

Valide essa emoção que você está sentindo. Nós tememos aquilo que não conhecemos. Seu medo quer proteger você, mas é necessário mostrar a ele que você não está diante de um monstro feroz, como ele faz você acreditar.

2. Estude

Separe alguns minutos do seu dia para estudar mais sobre o assunto que você teme, os investimentos no caso. Pode ser através de vídeos do Me Poupe!, textos aqui do Blog ou livros. A internet possibilita o acesso a diversos formatos de conteúdo de extrema qualidade!

3. Aproxime-se do “monstro”

Seu medo fica menor quanto mais você se aproxima dele. A exposição àquilo que você teme é uma excelente técnica para diminuir o seu medo. Simule investimentos nos sites das corretoras. Sinta como é fazer um investimento, sem precisar começar de fato. Ou comece com muito pouco em um produto de baixo risco.

4. Peça ajuda!

Cerque-se de pessoas que possam instruir você, mas não dependa delas. Saiba que se não bastarem as suas fontes de informação, você pode recorrer a essa rede de apoio.

5. Conheça, conheça, conheça

Quanto mais você souber, ler e estudar, mais seguro você ficará. Dizem que um excelente antídoto para o medo é o conhecimento! Como você deve ter percebido, isso faz total sentido!

6. Crie estratégias inteligentes

Ou seja, identifique todos os pensamentos e as preocupações que alimentam o seu medo. Após isso, pense em como você pode corrigi-los, contorná-los ou minimizar o impacto negativo que eles podem ter na sua vida! Como se prevenir para que não se concretize o pior cenário? Elenque diferentes estratégias.

7. Invista gradualmente

Após mergulhar nesse mundo, identifique quais os investimentos se alinham mais ao seu perfil de investidor. Se você tem muito medo, opte por aqueles mais conservadores, no qual o risco é menor, como é o caso dos títulos públicos do Tesouro Direto. Comece com pouco,  mas comece! Lembre-se: você já imaginou o pior cenário e já pensou em estratégias para ele impactar menos você.
Quando você começar a se permitir mergulhar nesse universo, quanto mais conhecimento você adquirir para barrar ideias distorcidas sobre investimentos e quanto mais você se cercar de estratégias de ação, menos nebuloso, escuro e frio será aquele túnel. Chegará um momento em que ele se tornará um lugar familiar e aconchegante também.
Atente-se! Esse pode ser um sinalizador de que você está pronto para desvendar novos túneis, ou ainda, novos tipos de investimentos!
Comente aqui embaixo o que você fará hoje para diminuir o medo de investir!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Rafael 09 de November | 2021

Estudar é o melhor caminho , aceito ajudas

Marcia Brasil Cavalcante 06 de November | 2021

Começei agora, ainda assustada, mas estpá certo : Cinhecimento, estudar, ir gradativamente. Obrigada, estou esperançosa!

SILVANO TRANCOSO CARVALHO 31 de December | 2018

O que eu preciso é começar e como conhecer mais tudo isso muito bom , aceito ajuda.

Rodrigo Lippi 26 de December | 2018

Tive medo de perder meu dinheiro suado! e quando fui investi, comecei com pouco e pouco, uns 50, 62 e 100 reais e depois 50 novamente. Foi desse forma que consegui perder o medo e ter mais segurança. O único problema desse método que é foi bom foi os desconto da taxa do banco :/. obrigado pessoal pelas altas dicas. #TESOUROAIVOUEU.

LUIZ CARLOS DE MELO SILVA 01 de December | 2018

1Boa noite! Sou funcionário público da administração indireta. Antes de começar a investir eu pretendo fazer a minha reserva de emergência, De 16 a 25 mil Tenho condições de separar da minha produtividade, mil reais mensalmente. Posso aplicar no tesouro IPCA e depois de um ano migrar o montante para renda fixa.? Qual seria a melhor opção e / ou investimento, Desde já agradeço Sem mais Luiz Melo

Patricia Cataldo 26 de November | 2018

Vocês são ótimos !! Estão de parabéns pelos conteúdos. Realmente preciso me aprofundar mais, estudar mais. Já estou investindo, mas ainda me sinto um pouco insegura.

Marcos Lacerda 24 de November | 2018

Investimentos, juros compostos, rentabilidade, esses assuntos sempre chamavam minha atenção, mas abrir conta em uma corretora, era algo novo. Não estou vendo um local fisico, sem contato direto com pessoas responsáveis, essa ideia chegava ser aterrorizante. Mas, com as dicas da Nath no canal Me Poupe, esse universo tão nebuloso a princípio, passou a ser nítido e confiável, assim, venci o medo e dei meus primeiros passos no mundo dos investimentos. #SoVemIndependenciaFinanceira\o/

Rodrigo Osterne 16 de November | 2018

Comecei a investir a pouco tempo no tesouro direto, e vi meu dinheiro crescer por causa dos Juros Compostos, estou motivado a procurar novos "túneis" e estou estudando sobre fundos de investimentos! Quero adentrar mais e mais nesse mercado e com as super dicas aqui do Me poupe! vou mais além. Obrigado!

Renata 12 de November | 2018

Excelente texto! E faz refletir que de fato quando entramos em contato com o que tememos várias vezes o medo vai diminuindo. Até anotei uma das frases da autora do texto no meu painel hahaha.

Jeane 08 de November | 2018

Vou estudar e estudar e estudar!!!!!