A gente aprende a maioria das coisas que tem como verdade absoluta com a nossa família. No meio dessas coisas, existem mitos sobre dinheiro que basta a gente estudar um pouco pra descobrir que não são verdade! AINDA BEM que podemos aprender mais e mudar de opinião. Mas melhor ainda é devolver esse aprendizado!
Por Me Poupe!
E é por isso que você tá aqui: é hora de lembrar tudo que sua família te falou sobre finanças e… Mostrar que existem soluções melhores.
Por isso, nesse post eu juntei 6 mitos sobre dinheiro que TODO MUNDO já ouviu em casa, seja do pai, da mãe ou dos avós, e explico por quê eles não são verdadeiros. Ou, se forem mais ou menos verdadeiros, o porquê disso também!
E no fim do post tem um material especial e exclusivo que eu criei com ainda mais mitos sobre dinheiro pra você baixar de graça!
Mas CALMA! A gente vai chegar lá. Primeiro, vamos pra esses 6 que separei aqui:
1. “Pagar aluguel é jogar dinheiro fora!”
Lá vamos nós mais uma vez falar sobre alugar x financiar!
Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que, se é seu sonho ser dona e proprietária ou dono e proprietário de uma casa ou apartamento, você tem mais é que fazer isso mesmo. Mas com planejamento e metas que te ajudem a chegar lá da melhor forma possível!
Por outro lado, se você ter uma casa é um sonho do seu pai, essa é uma questão dele e que ele precisa resolver. Afinal, você não vai investir seu dinheiro pra realizar sonho dos outros, né?
Em segundo lugar, se você quer comprar o seu imóvel, talvez financiar não seja a melhor ideia.
“Me Poupe!, como assim? De que jeito eu vou comprar um imóvel?!”
Dependendo do valor, do tempo e dos juros do financiamento, pode valer mais a pena você passar um tempo pagando aluguel e investindo o dinheiro pra pagar à vista.
E isso é possível? SIM! Mas você precisa parar um pouco e avaliar as suas opções pra ter certeza do que é melhor no seu caso: alugar ou financiar. E, pra te ajudar, eu criei um simulador super completo que te indica a resposta!
2. “Quer economizar? Separa 10% do seu salário…”
Seu objetivo é chegar no fim do ano tendo um salário a mais e só isso? Então, manda ver!
Mas, se é ganhar dinheiro igual gente grande, que faz o próprio planejamento financeiro pra gastar menos e melhor e investir o dinheiro pra ele se multiplicar sozinho, não é esse o caminho.
Antes de mais nada, se você consegue separar 10%, já é um começo. Tem gente que vive com 100% do salário, ou até mais que isso. Sim, as pessoas gastam mais do que ganham. E por isso estão endividadas.
O ideal, no entanto, é você investir pelo menos 30% do que ganha. É esse o método 70/30 que eu falo sempre: 70% pra você viver e 30% pra investir.
“Me poupe, Me Poupe. Não tem como eu fazer isso”
TER, tem. Mas você vai ter que mudar algumas coisas na sua vida. Talvez tenha que dar uma bela enxugada no seu orçamento. Quem sabe, até ir atrás de alguma opção de renda extra pra complementar o valor.
Vou te dar uma ideia de como começar: viva um degrau abaixo. Assim, você diminui o seu custo de vida e já começa a ter mais dinheiro pra investir no fim do mês.
3. “… E deixa na poupança!”
Agora que você já entendeu que dá pra separar mais de 10% do seu salário pra investir e tá disposta e disposto a se esforçar pra separar pelo menos 30%, não dá pra deixar na poupança, né?!
Primeiro, porque poupança não é investimento.
“Me Poupe!, mas ela RENDE!”
Tá bom, é verdade, ela rende… Muito pouco. Tão pouco que ela é o pior investimento de todos, e um dos maiores mitos sobre dinheiro que a gente ouve.
E não é difícil encontrar outros investimentos, com mais rentabilidade e tão seguros quanto a poupança! O que complica é que você tem que fazer o esforço de estudar.
Quer uma sugestão? Eu sabia que você ia querer, então já pedi pra Nath falar do Tesouro Direto há um tempão:
O Tesouro Direto é seguro, permite investimentos a partir de R$ 30 e tem vários títulos, que combinam com diversos tipos de metas e rendem muito mais que a poupança.
4. “O consórcio é o melhor investimento!”
Eu fico tão nervosa quando lembro que ainda tem gente que pensa isso que meus sovacos até começam a suar!!! É um dos maiores mitos sobre dinheiro do país!
O consórcio é uma coisa realmente muito boa… Pro dono do banco.
E eu sei que o consórcio é sedutor. Se não fosse, ninguém caía no papo dele. E, como todo mundo faz, deve ser coisa boa, certo?
ERRADO! Pensa aqui comigo: uma contribuição mensal, reajustada anualmente de acordo com a inflação, por alguns anos. Então, quando você é contemplada ou contemplado, recebe o valor que colocou ali de volta.
Mas o que o gerente não te conta é que tem ainda a taxa de administração (que pode chegar a 20%!), o fundo de reserva e o seguro prestamista.
Ou seja, se não fosse ruim o suficiente você ficar ANOS colocando dinheiro ali sem ele render nada a mais pra você, ainda tem que deixar uma porcentagem BEM ALTA desse dinheiro com o banco. Portanto, você paga mais do que recebe, paga uma fortuna em taxas e seu dinheiro não rende nadinha.
E aí, ainda acha que um consórcio é um bom investimento??
Nesse vídeo, a Nath fala mais sobre ele e outros três “investimentos” que o banco tenta empurrar pra você:
5. “Não conte com o ovo no c* da galinha”
Essa aqui eu vou ter que concordar com o seu pai.
Quando você não tem o dinheiro na mão pra comprar algo que quer e ainda assim dá um jeito de comprar, o que você fez?
Uma dívida.
E dívidas cobram juros e formam enormes buracos no seu dinheiro. Afinal, os juros são MUITO altos. Por exemplo, os de cheque especial vão até 158,01% ao ano (veja a tabela no site do Banco Central)!
Por isso, não conte com o ovo no c* da galinha – por mais fisiologicamente errado que isso seja… Mas o que importa é a mensagem ser passada! E a mensagem é: não gaste dinheiro que você não tem.
Em vez disso, se planeje: encontre um investimento que te ajude a alcançar essa meta, não importa qual ela seja. Então, faça seu dinheiro trabalhar pra você e se multiplicar sozinho, pra você poder pagar à vista e com desconto.
6. “E se eu morrer amanhã?”
Em primeiro lugar: bate na madeira.
Agora que bateu na madeira, e se NÃO morrer? E se você viver mais 30, 40, 50 anos? Afinal, com o mundo inteiro vivendo cada vez mais, é bem provável que você esteja por aqui mais tempo que está imaginando agora.
Então, deixa essa coisa de “só se vive uma vez” ou “dinheiro é feito pra gastar” pra lá, porque essa é uma forma do seu cérebro te enganar, te impedir de investir dinheiro e, pior, de se preparar pro futuro. Mas ainda bem que eu tô aqui!
Se planejar financeiramente não quer dizer que você vai deixar de fazer o que gosta. Pelo contrário: é com planejamento que você consegue encaixar nas suas finanças o presente e o futuro, o que quer fazer agora e o que vai precisar lá pra frente! Lembre-se: o dinheiro é um meio, não um fim. Ele pode e PRECISA ser seu aliado pra você viver bem.
Nossa, falei bonito agora, hein?!
Meu presente de Dia dos Pais
Como prometido lá no começo, eu tenho um presente de Dia dos Pais pra você! Não porque você é meu pai, nada disso. É pra você dar esse presente pro seu pai, pra sua mãe e pra quem você quiser. Entendeu?
É o seguinte: já que você tá sabendo cada vez mais sobre dinheiro, você pode usar todo esse aprendizado pra desfuder a vida financeira da sua família também. Por isso, eu juntei os maiores mitos sobre dinheiro que a gente ouve dos nossos pais em um ebook!
Além disso, claro, também tem explicações e muito conteúdo pra eles aprenderem a cuidar direitinho do dinheiro deles.
Para baixar, é só clicar aqui!
Agora, diz pra mim: qual é a frase que você ouviu seu pai falar a vida inteira e que até hoje tá na sua cabeça? Você já aprendeu algo comigo que te fez repensá-la? Me conta nos comentários!
Até a próxima, e não se esqueça: não tem nada errado em mudar de opinião quando isso é baseado em mais conhecimento que você adquiriu.
"Dinheiro não da em arvore"!Com seus ensinamentos descobri que ele pode dar bons frutos...