6 lições financeiras básicas para aprender antes dos 30 anos!

05 de July | 2022

Aprender o básico de educação financeira é só o começo para lidar melhor com o seu dinheiro e atingir seus objetivos. Prontas ou prontos para ler umas verdades duras, mas que vão fazer toda a diferença na sua jornada?

 Por Me Poupe!

De acordo com a S&P Global Financial Literacy Survey, uma pesquisa global sobre educação financeira, apenas 35% dos brasileiros têm algum tipo de conhecimento sobre finanças. Isso coloca o Brasil na 67ª posição entre os 143 países analisados.

Para mudar essa realidade é preciso investir na educação financeira desde o ensino básico. O Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) pretendem capacitar 500 mil professores de escolas públicas (municipais, estaduais e militares) com um programa que deve estar presente em todo o país nos próximos 3 anos.

Outra iniciativa em andamento é o Aprender Valor, criado pelo Banco Central do Brasil, em parceria com o Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. O programa ensina finanças para alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras, ou sej,a mais um ponto positivo para a educação.

Sim, educação financeira aliada à inclusão financeira é um ato de cidadania! É esse pensamento que movimenta o coração da Me Poupe! diariamente. Sabemos que existem realidades extremamente discrepantes no Brasil. Só que, se existir uma mínima chance de uma pessoa mudar de vida ao usar melhor o seu dinheiro, ess a chance se dá através da educação e do conhecimento.

Foi pensando nesse novo cenário que separamos 6 lições financeiras básicas que você pode aprender antes dos 30. Depois, conta nos comentários o que já estava enraizado aí na sua cabecinha ou qual outra lição você aprendeu ao longo desses anos.

1. Coloque a educação financeira na sua vida

Essa é básica, né? Mas entender os conceitos básicos de finanças é essencial para você lidar de forma saudável com o seu dinheiro. Dá uma assistida nesse vídeo da nossa musa das finanças, que você vai entender por onde começar:

2. Comece a poupar dinheiro

Já começamos esse ponto com um alerta: poupar não significa guardar na poupança! Economizar dinheiro é um ato racional e saudável. Afinal, você precisa de grana para fazer qualquer coisa que tenha vontade. Se você gasta demais com coisas supérfluas ou desnecessárias – como um lanche fora de casa ou uma conta de luz que vem alta demais -, você deixa de fazer outras coisas que realmente gostaria de fazer.

O ideal é você criar o hábito de guardar todo dinheiro que recebe mensalmente. Se você ganhou R$100 de presente daquela tia-avó, você tem duas escolhas: gastar por aí, guardar 30% desse valor ou guardar tudo. Se você optar pela última sugestão, a tia Nath te dá uma estrelinha! ⭐️

3. Viva um degrau abaixo da sua realidade

Essa é uma sacada muito boa, mas bem difícil de realizar. Na prática, ela é bem simples: viva com menos do que você ganha. Só que, no dia a dia, é preciso muita força de vontade para atingir esse objetivo. Construir uma rotina e uma vida confortável com menos do que você ganha é para poucos – e, obviamente, Nathalia Arcuri te ensina na prática como fazer isso. Dá o play:

4. Reserva de emergência o quanto antes!

Mais um ponto básico e essencial: você deve estar sempre preparada ou preparado para uma emergência. Perdeu o emprego? Teve um vazamento surreal na sua casa? Surgiu um imprevisto financeiro? Ou ficou doente? É a reserva de emergência que vai te ajudar.

O ideal é que você construa uma reserva equivalente a, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida. Se conseguir juntar mais, ótimo! Pra te ajudar a calcular esse valor, dá só uma olhada nesse simulador da Me Poupe!

5. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo

Definir o que você quer conquistar é uma lição que não deve ser levada só para a sua vida financeira, mas para a sua vida como um todo. Conseguir determinar o que você quer conquistar no curto, médio e longo prazo te ajuda a construir um planejamento financeiro mais saudável e assertivo.

Veja na prática como definir essas metas e tirá-las do papel no vídeo abaixo:

algoritmo da riqueza

6. Aprofunde seu conhecimento em finanças

Finalmente, uma coisa que tem que estar super clara na sua cabeça, criatura, é que a educação nunca tem fim! Se você já sabe o básico, conseguiu desenvolver estratégias para lidar bem com suas finanças, já poupa, tem uma reserva de emergência construída, metas bem definidas e em ascensão – ufa! -, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos em finanças.

Para isso, você pode contar com essa maravilhosa plataforma, os vídeos do canal ou nossos cursos. Uma boa sugestão é você maratonar o Pimp My Money, nosso reality que ajudou os participantes a melhorarem a rentabilidade das suas carteiras. Demos dicas práticas pra você começar a aprofundar seus conhecimentos e garantir melhores opções de renda.

Vamos nessa? Assista ao primeiro episódio agora, criatura!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário