A mulher empreendedora já enfrenta, naturalmente, mais obstáculos que os homens empreendedores. E, além disso, tem que responder perguntas indelicadas e ouvir opinião que não pediu e que têm a ver apenas com o fato dela ser mulher!
Por Me Poupe!
É por isso que, neste post, eu juntei algumas das frases que toda mulher empreendedora ouve por aí, especialmente quando vai começar a empreender. E atenção: elas podem vir de pessoas que você gosta muito, que estão muito bem intencionadas… Mas você PRECISA saber como rebater cada uma delas, porque, do contrário, elas podem acabar te segurando.
E eu quero ver minhas Me Poupeiras empreendedoras voando muito, mas MUITO alto!!!!
Então, respira fundo e vem comigo, que eu garanto que você, mulher empreendedora, nunca mais vai ficar sem reação quando te disserem essas coisas – e, se não for uma mulher empreendedora, nunca vai falar algo do tipo pra nenhuma!
“Você vai conseguir conciliar com a família?”
Quando é um homem que tem uma família, ninguém pergunta como ele vai conciliar a vida profissional e a pessoal… Então, por que perguntar isso pra uma mulher???
Cuidar da família não é uma tarefa só das mulheres, e sim de todo mundo que tem e faz parte de uma família. Ou seja, praticamente todo mundo, né??
É claro que quem vai empreender se preocupa com a família, quer passar mais tempo com ela e garantir que ela tenha a melhor vida possível. E, provavelmente, essa é uma questão que já foi solucionada de alguma forma! Por isso, esse é o tipo de coisa que não diz respeito a ninguém de fora da família.
“É mais macho que muito homem…”
Normalmente, essa frase vem quando uma mulher faz algo muito corajoso, ou tem um resultado muito bom no trabalho. Agora, me diz: o que “parecer homem” ou ser “mais macho” tem a ver com o sucesso profissional???
Pois é, NADA a ver!
Tanto homens quanto mulheres podem ser excelentes profissionais. Afinal, pra ser um excelente profissional você precisa ter coragem de quebrar as regras, criar novas soluções, superar as dificuldades… E isso não tem NADA a ver com o gênero da pessoa. Ou seja, falar que uma mulher fez algo como um homem não é um elogio.
“Você não está preparada pra isso”
Até a Nath Arcuri, a rainha das finanças, ouviu essa frase… E ouve até hoje!
Sempre vai ter alguém dizendo para uma mulher empreendedora que “você não está pronta pra começar o seu próprio negócio”. As pessoas podem achar que você não tem a experiência necessária, ou precise estudar mais. Por isso, essa é uma frase que pode te impulsionar pra frente: quem sabe você realmente precise se aprimorar em uma coisa ou outra… Afinal, a vida é um eterno aprendizado, não é mesmo??
Nossa, fui profunda nessa.
Mas é verdade! PRONTA, 100% PRONTA, pode ser que você nunca esteja. E, se for esperar ficar pronta pra dar o primeiro passo… Talvez você nunca saia do lugar.
“De quem é a empresa?”
Ainda tem muita gente que, ao ver uma empresa de sucesso, imediatamente assume que não ela tem uma DONA! Por isso, se alguém te perguntar de quem é a empresa, não se acanhe: diga em alto e bom som que ela é sua. Afinal, é mesmo!
E isso vale tanto pra quem pergunta isso pra elogiar como pra criticar. Sabe aquela coisa do “posso falar com o seu superior????” A superior é você mesma, e você tem a autoridade e a competência pra resolver qualquer pepino que surgir.
Você, mulher empreendedora, É PATROA sim!
“Mulher não sabe nada de negócios”
Vamos combinar uma coisa? Quem fala uma coisa dessas não sabe absolutamente nada nem sobre mulheres, e nem sobre negócios.
Primeiro, porque mulheres são EXCELENTES nos negócios. E, como os números não mentem jamais, eu tenho dados para provar, da crise de 2020: as empresas lideradas por mulheres buscaram 32% mais soluções digitais pra continuar vendendo na pandemia. E 55% delas NÃO procurou empréstimos pra empresa, enquanto 54% dos homens precisaram.
Além disso, empresas que promovem a diversidade de gênero têm, no geral, um aumento no lucro e mais criatividade, inovação e abertura.
E então, mulher empreendedora sabe de negócios ou não sabe?? 😉
“Seu marido não te ajuda?”
Talvez ele ajude. Mas, talvez, não! E não ter a participação do seu marido – ou de qualquer outro homem: pai, irmão… – não significa que sua empresa é menos confiável, ou que você é menos competente!
Além disso, vamos combinar que o marido ajudar ou não na empresa não interessa pra NINGUÉM além de vocês dois??? Portanto, se alguém te perguntar algo do tipo, você pode reforçar: a dona da empresa é VOCÊ.
Aliás, já que estamos falando nisso, lembre-se que pedir ajuda não é uma fraqueza, mas um ponto forte, tá?! Afinal, exige que você reconheça seus limites e busque outra pessoa pra te dar uma mão. Você não precisa dar conta de tudo sozinha, nem saber fazer tudo!
“Você está louca!”
Toda mulher que faz algo diferente do que é esperado dela é chamada de louca. Simples assim!
Então, se alguém falar que você ficou doida quando você falar da sua ideia de negócio, ou que tá planejando largar seu emprego pra empreender, não se chateie. Eu sei, é difícil! Afinal, a gente conta as coisas pras pessoas esperando o apoio delas, especialmente se forem amigos ou a sua família.
Mas, de certa forma, essa pessoa te fez um FAVOR ao te chamar de louca: ela te mostrou que é uma pessoa-âncora. As pessoas-âncora são as que querem te puxar pra baixo, te desmotivam e te fazem sentir menos capaz. Um aviso: FUJA DELAS!
“Me Poupe!, mas não consigo fugir da minha própria família!!!!”
Então fuja do assunto! Continue trabalhando e seguindo o seu objetivo, mas não fale disso com quem você sabe que vai tentar te puxar pra baixo.
Tem mais alguma frase desse tipo que você já ouviu quando contou pra alguém que queria abrir seu próprio negócio, Me Poupeira? Conta nos comentários também como você reagiu!
Até a próxima, e lembre-se: lugar de mulher é onde ela quiser!
No caso, como eu ainda não tenho filhos, se eu tenho sucesso em algo, o motivo é porque não tenho filhos. Ou se invisto, se consigo malhar às 5 da manhã, aliás se consigo fazer muitas coisas que as pessoas próximas não conseguem..a razão é porque não tenho filhos. Isso me deixa bem triste, mas hoje já não ligo mais.