6 Dicas de como usar o LinkedIn para arrumar um emprego

08 de May | 2020

O LinkedIn pode ser a melhor ferramenta para arrumar um emprego, se você souber usar…é claro! Eu chamei o pessoal da Rock Content pra te dar dicas do que fazer nessa rede social profissional para aumentar as suas chances de arrumar um emprego! Já anota e faz! 

Por Rock Content

Arrumar um emprego é o objetivo de pelo menos 13 milhões de pessoas no Brasil. Este é o número mais atualizado de desempregados no Brasil e esse número ainda não mostra o efeito da crise provocada pelo Coronavírus. Sim, não tá fácil. Eu sei, mas tô aqui pra te ajudar e ver soluções e não o problema!

Parte dessa solução é você usar bem o LinkedIn, rede social de negócios criada em 2003, e que tem ganhado popularidade no Brasil tanto entre empresas como entre profissionais, que usam a ferramenta para arrumar um emprego. Atualmente, estima-se que o número de usuários cadastrados já tenha ultrapassado 500 mil pessoas ao redor de todo o mundo.

Por que o LinkedIn para arrumar um emprego?

Mais do que um banco de perfis profissionais, o LinkedIn é ferramenta para recrutadores de empresas de diversos segmentos e portes no País. Então, já te convenci sobre a importância de ter um perfil por lá? Agora que eu te convenci, o pessoal da Rock Content vai te dar dicas de como usar bem o LinkedIn de forma que você aumente suas chances de arrumar um emprego

Com o investimento em estratégias específicas, você estará pronta e pronto para chamar a atenção dos recrutadores. Neste post, vamos ensinar as principais delas junto com exemplos práticos para turbinar o perfil e te ajudar a arrumar um emprego.

6 Dicas de como usar o LinkedIn para arrumar um emprego

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri está sentada no sofá com manta preta e branca. Ao fundo, o cenário do estúdio é branco, com detalhes em preto. Há uma janela falsa, adesivos, planta e milho falsos, um letreiro que diz “Me Poupe!”. Nath Arcuri diz “Vamos Começar?”

1. Capriche na foto do perfil

Em primeiro lugar, você precisa sim ficar de olho nas suas fotos! Perfis que têm uma foto no perfil contam com chances muito maiores de serem encontrados por recrutadores — até 14 vezes mais! Além disso, naqueles casos em que o próprio candidato está buscando pela vaga, o recurso é praticamente obrigatório.

A partir de uma imagem bem definida, você pode mostrar um pouco da sua essência e profissionalismo. E isso pode sim te ajudar a arrumar um emprego. Entendemos que a ação pode causar receio. Principalmente quando pensamos em cenários que envolvem estereótipos e preconceito, mas ainda assim é importante acreditar em si mesmo e caprichar no clique.

  • Separamos algumas dicas essenciais com pontos de atenção:
  • Evite as “selfies”;
  • Tente não selecionar uma foto em que você esteja em meio a um grupo de pessoas, ampliar a imagem pode prejudicar a qualidade ou causar poluição visual;
  • Priorize fundos neutros e sólidos;
  • Não use filtros que prejudicam a visão do recrutador sobre você (preto e branco ou sépia, por exemplo);
  • Selecione uma imagem mais atualizada possível;

Então, não esqueça: seja profissional! Mas não se esqueça de colocar um sorriso no rosto e ser descontraído, sempre nos limites do ambiente da rede social.

6 Dicas de como usar o LinkedIn para arrumar um emprego

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri está sentada no sofá com manta preta e branca. Ao fundo, o cenário do estúdio é branco, com detalhes em preto. Há uma janela falsa, adesivos, planta e milho falsos. Nath Arcuri diz “Beleza”

2. Mantenha o cargo atualizado

Abaixo do espaço reservado para o nome, você pode adicionar a sua ocupação no momento. Se o objetivo é arrumar um emprego, evite frases como “Em busca de recolocação” ou “Aberto para novas oportunidades”. O motivo é muito simples e vamos explicar agora mesmo.

Ao buscar por profissionais na rede social, o recrutador seleciona palavras-chave específicas. Por exemplo: no caso de uma vaga de RH, pode-se usar “Analista de Recursos Humanos” ou “Analista de Gestão de Pessoas”. Então aquelas pessoas que não colocam a sua colocação no perfil perdem a chance de serem encontradas.

Neste caso, o que vale é deixar sinalizado na aba de histórico profissional que você não está trabalhando no momento. O espaço chamado de “Sobre” é um bom lugar para escrever de forma mais direta sobre os seus objetivos e desejos. Principalmente se for para arrumar um emprego.

3. Cuidado com o excesso de informação genérica

Hoje em dia, algumas informações se tornaram relativamente cansativas ao escrever um currículo ou descrição profissional. Na hora de redigir o pequeno perfil que será postado no “Sobre”, evite o acúmulo de relatos genéricos ou desnecessários.

Priorize por escrever a sua trajetória de forma simples e atrativa. Valorize os pontos altos da carreira e demonstrando alguns aprendizados que foram adquiridos no meio do caminho. Deixe as informações específicas sobre cargos para a aba de Experiências.

É a hora de explicar direitinho os objetivos do momento. Ou seja, se você está em busca de recolocação, seja transparente e pense que o recrutador muitas vezes não tem tempo para ler grandes textos. Por isso, vale ser direto!

4. Interaja com usuários e publicações

O LinkedIn se destaca justamente por ser uma rede social de conexões — e não apenas um currículo on-line. Por isso, vale mostrar presença e conquistar aquele espaço importante em círculos de networking.

A interação, obviamente, não deve ser forçada: evite iniciar uma conversa apenas quando a finalidade é participar de algum processo seletivo ou receber informações sobre vagas.

Crie e interaja em posts sobre temáticas que interessam a você, adicione pessoas que vão além da sua área direta de atuação e esteja aberta e aberto a novos aprendizados diários. Muitas vezes, encontrar o emprego perfeito é consequência de relações interpessoais.

Lembre-se: por mais que você ainda não tenha encontrado vagas ou indicações em sua rede de amigos, pode se transformar na principal indicação caso algo surja.

Comentar, compartilhar e trocar conhecimento também demonstra um perfil pró ativo e interessado, algo muito buscado por recrutadores.

6 Dicas de como usar o LinkedIn para arrumar um emprego

#PARATODOSVEREM: Nath Arcuri, em foco, aponta um dedo próximo ao olho e diz “De olho”

5. Exponha além do óbvio na sessão de Experiências

Pense que o LinkedIn não tem tantas restrições quando comparado a um currículo. Uma das principais é o número de páginas. Enquanto não se recomenda ter currículos com duas, três ou mais páginas, a rede social tem estrutura excelente ao catalogar e hierarquizar as experiências.

Além de escrever as informações básicas sobre o seu cargo, busque por informações que vão além do óbvio, como por exemplo:

  • Quais foram os principais aprendizados naquele período;
  • Desafios vividos por você e sua equipe;
  • Metas, promoções ou conquistas recebidas;
  • Curiosidades que sejam pertinentes.

A ação entrega valor e coloca você em posição de destaque. Se você tem experiência como Estoquista, por exemplo, o recrutador já tem mapeadas as funções exercidas pelo profissional. Além delas, então, mostre formas práticas que destacam você dos profissionais de forma geral.

6. Não se esqueça dos certificados e cursos

A necessidade de fazer cursos além da graduação é cada vez maior. Em um mercado competitivo e exigente, as certificações garantem destaque e sinalizam que aquele candidato em específico gosta de estudar e busca se manter sempre com conhecimentos atualizados.

Sempre que possível, catalogue os certificados de atividades extracurriculares — lembre-se de colocar apenas o que for pertinente para o seu perfil profissional. Insira a maior quantidade de informações possível como linha de estudo do curso, aprendizados e duração, por exemplo.

Além dos estudos sobre sua área de atuação e o mercado de trabalho, vale investir em conhecimento sobre a própria rede social e as melhores formas de usá-la ao seu favor, como você pôde aprender neste post.

Para ajudar você a seguir com os estudos e otimizar ainda mais o seu perfil, fizemos um Webinar completo que vai te ajudar a ganhar visibilidade de forma estratégica — nada de truques!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Mara Regina Boz 15 de July | 2020

Preciso Trabalhar!!!