5 Passos para eliminar crenças que te impedem de ganhar mais!

18 de December | 2019

Você tem crenças que estão te impedindo de ganhar mais e crescer! Mas você pode eliminá-las agora!

Por Leila Sleiman

Terminar um relacionamento, recusar uma oferta de emprego ou se privar de realizar algo gigante? Qual foi a atitude extrema que você teve por conta das suas crenças distorcidas?

Talvez você afirme que nenhuma, mas analise com um pouco mais de racionalidade!

É comum agir guiado por pensamentos que não são totalmente reais. Isso acontece porque você passou uma vida inteira enxergando a realidade sob um ponto de vista, uma forma que enviesou o seu olhar.

Assim, você tende a:

  • Minimizar seus acertos ou maximizar os seus erros;
  • Colocar rótulos absolutistas em você mesmo ou nos outros;
  • Achar que sabe exatamente o que os outros estão pensando;
  • Acreditar que tem o poder de adivinhar o que acontecerá no futuro (cenários sempre negativos);
  • Visualizar as situações ou agir de modo extremo, sem ver o “meio termo”.

5 Passos para eliminar crenças que te impedem de ganhar mais!

A sua mente é excepcional em perceber alguns padrões e ir encaixando-os, como peças de um quebra-cabeça. Ao fazer isso, ela faz você pensar que aquilo que imagina é real, até porque, talvez tenha sido, em algum momento da sua vida.

O que ninguém te conta

Mas, tem uma coisa que ninguém te contou. O que sua mente não te mostra é o como você está sendo sugestionado e inclinado a pensar qualquer coisa que ajude a manter esse quadro encaixado e harmônico.

Quando alguém te leva a perceber que as coisas não são como você acredita, seu cérebro tem uma espécie de curto-circuito. Essa pequena explosão se dá porque as coisas não se encaixam, afinal, “como assim eu não sou inútil, burro ou incompetente?”.

Esse conflito no seu cérebro tem nome: dissonância cognitiva. É como se você acreditasse a vida toda que limão faz mal e então surge a evidência de que ele é um excelente antioxidante para o organismo – um aliado contra a deterioração ou envelhecimento das suas células.

É difícil perceber que aquilo que você acreditou por tanto tempo pode não ser tão verdadeiro assim, e por isso, automaticamente, evita ou tenta reduzir essa dissonância, pois o ser humano tem a necessidade de ter uma coerência entre o que pensa, sente e faz.

E o que isso tem a ver com finanças? Tudo!

5 Passos para eliminar crenças que te impedem de ganhar mais!

Você passou uma vida ouvindo que:

  • Poupança é boa;
  • Dinheiro é sujo;
  • Quem não tem casa não tem nada;
  • Dinheiro não traz felicidade;
  • Alguém só é rico se herdou o dinheiro ou se fez coisa errada.

E assim, ideias são passadas de geração para geração até que viram uma verdade na sua vida, uma crença enraizada, cristalizada e errada!

Sim! Errada. Ainda que seus pais tenham tido as melhores intenções quando diziam isso, eles acreditavam que essa seria uma forma de te proteger, percebe-se que isso gerou ideias que não são tão verdadeiras assim.

E por que isso é tão ruim?

Porque é justamente o que te leva a agir da forma que você se comporta hoje!

O jeito que você se relaciona com você, parceiros, amigos ou até mesmo com o dinheiro está ligado a isso! E você já deve ter tido prejuízos em decorrência de crenças distorcidas.

Então o que é preciso ser feito?

Infelizmente, não se desconstrói crenças tão profundas de forma instantânea. Porém, existem saídas (sempre tem uma saída!).

5 Passos para eliminar crenças que te limitam

FICA NESTE TEXTO PORQUE É AGORA QUE EU TE CONTO 5 PASSOS para eliminar crenças que te impedem de ganhar mais!

5 Passos para eliminar crenças que te impedem de ganhar mais!

1. Identifique e liste quais são as suas crenças limitantes sobre dinheiro;

2. Perceba o que você já perdeu por conta dessas crenças na sua vida;

3. Disseque cada uma delas: levante evidências que mostram que elas são verdadeiras. Elenque todas as provas que evidenciam o porquê elas NÃO são verdadeiras;

4. Fiscalize! Elas não irão se dar conta que não são bem-vindas dentro da sua cabeça! Então é preciso que você fique vigilante quando elas surgirem e conteste-as!

5. Aja! Comporte-se de modo que você tenha evidências que provem como elas são distorcidas. Por exemplo:

“Dinheiro é sujo” – tenha atitudes benéficas por conta do dinheiro, como ajudar alguém, pagar sua consulta médica ou proporcionar momentos felizes para sua família. Desta forma, você nota que ele pode ser usado para o mal, mas ele não é um mal em si. Pelo contrário, ele pode ser uma fonte de bem-estar, possibilidades e até saúde, quando bem usado!

Siga esses passos e passe a enxergar tudo de modo mais amplo! Essa visão panorâmica precisa ser aliada a atitudes novas para que você consiga reduzir os estragos que crenças que te impedem de crescer podem fazer na sua vida. Se for muito difícil fazer isso sozinho, busque um psicólogo para te ajudar!

Gostou do texto? Deixe seu comentário aqui embaixo. Vou adorar saber a sua opinião.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário