5 lições da primeira investidora do Brasil pras investidoras e investidores de hoje

08 de March | 2021

Você sabia que a primeira mulher a investir na Bolsa foi uma brasileira, e antes de 1900?? Mesmo tendo começado a investir há quase um século e meio, Eufrásia Teixeira Leite tem muito a te ensinar sobre mulheres e dinheiro!

Por Me Poupe!

Eufrásia Teixeira Leite foi uma brasileira que fez história, mas pouca gente sabe sobre ela. Mas eu, fada das finanças, decidi por um fim nisso e é hoje que Eufrásia vai ficar conhecida por TODAS as mepoupeiras e mepoupeiros!

E, só no canal no YouTube, são mais de 5,5 milhões. Ou seja, é hoje, dia 8 de março de 2021, que Eufrásia vai ter o reconhecimento que merece!

Por isso, vou te contar 5 lições que toda investidora e todo investidor podem tirar da história da Eufrásia!

Ahh, que festa do Dia Internacional da Mulher!

Nathalia Arcuri sentada, durante uma entrevista, dizendo "o poder feminino baixou no Me Poupe!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri sentada, durante uma entrevista, dizendo “o poder feminino baixou no Me Poupe!”

1. Berço ajuda, mas não garante fortuna pra sempre

Eufrásia nasceu no ano de 1850 numa família que já tinha uma excelente condição de vida.

Seus pais tinham uma fazenda em Vassouras, no Rio de Janeiro. O pai era advogado por formação e a mãe vinha de uma família tradicional de cafeicultores. Eles faleceram quando ela era adolescente, e sua parte da herança era equivalente à metade da mesada anual do Dom Pedro.

“Ahh, Me Poupe!, aí é fácil!!”

Acontece, mepoupeira e mepoupeiro, que dinheiro infinito não existe, né? E, se não fosse pela inteligência em aprender a gerenciar esse dinheiro e investi-lo MUITO bem, ela nunca teria feito ele se multiplicar a ponto de ficar quase BIlionária!

5 lições da primeira investidora do Brasil pras investidoras e investidores de hoje

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando um celular e, em seguida, fazendo cara de chocada, tampando a boca com uma mão

Sim: quando faleceu, Eufrásia tinha uma fortuna que hoje seria equivalente a cerca de 800 milhões de reais.

2. Ninguém cuida do seu dinheiro melhor que você

Quando seus pais faleceram, ela e a irmã eram adolescentes. E tomaram uma decisão bastante corajosa, ainda mais para a época: ir embora do Brasil! Foi a saída pra que elas não tivessem uma pessoa nomeada como tutora, que poderia ficar no controle de todo o dinheiro.

Vale lembrar que, nessa época, mulheres tinham MUITO poucas liberdades. Não podiam nem mesmo votar ou visitar alguns países sozinhas. Imagina, então, descer num pregão na Bolsa de Valores!

A Mariana Ribeiro, que é analista CNPI e estuda há quase uma década a vida da Eufrásia, participou do Poupecast pra contar a história dessa mulher. E, segundo ela, era considerado um ato de promiscuidade uma mulher trombar com um homem. Por isso, ela precisava mandar um homem com suas ordens de compra e venda no pregão!

Ouça o episódio inteiro:

No entanto, isso não significava que tinha outra pessoa cuidando do dinheiro dela, claro! E a maior prova de que Eufrásia sabia muito bem o que estava fazendo e cuidava do seu patrimônio como NINGUÉM poderia cuidar foi que, em 1843, depois de 14 anos como investidora, ela comprou um palacete de cinco andares na Champs Elysées, que é uma das avenidas mais caras DO MUNDO!

5 lições da primeira investidora do Brasil pras investidoras e investidores de hoje

#PRATODOSVEFREM: Nath Arcuri, de pé, em um palco, com camiseta vinho. Ela está com um leque feito de notas de dinheiro falso e começa a jogar esse dinheiro para a plateia. A imagem diz: Ah, que festa!

3. Diversificar é LEI!

É claro, estamos falando do século XIX, quando não tinha Me Poupe!, Nath Arcuri e nem Professor Mira pra ensinar a investir na Bolsa de Valores. Ainda assim, Eufrásia já fazia uma das coisas mais importantes pra toda investidora e investidor: diversificar!

Eu já te falei sobre isso várias vezes aqui, mepoupeira e mepoupeiro. Aquela história de não deixar todos os ovos na mesma cesta… Resumidamente, quando você diversifica, diminui seus riscos e aumenta as oportunidades de ganhos!

Leia também: 5 erros que podem estar na sua carteira de ações

E, já nessa época, Eufrásia tinha investimentos diversificados. Quando faleceu, investia em nove moedas diferentes e em 17 países!!!! Além disso, tinha ações de vários bancos, como o Citibank (EUA), o Deutsche Bank (Alemanha) e o Banco Mercantil (Brasil). E ainda buscava investir em novas tecnologias, como a indústria elétrica!

5 lições da primeira investidora do Brasil pras investidoras e investidores de hoje

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

4. Busque informações – e saiba usar

E como é que ela conseguiu fazer tudo isso no fim do século XIX???

Do mesmo jeito que você pode conseguir no século XXI: buscando informações, interpretando fatos e tomando decisões com base no que é melhor pra VOCÊ e pros SEUS objetivos.

No caso, Eufrásia tinha acesso a jornais do mundo todo e frequentava eventos pra obter as informações que precisava pra traçar seus próximos passos com seu dinheiro. Ou seja, ela fazia uma espécie de “análise fundamentalista” pra época, de olho na economia do mundo todo e nas tendências!

Até existiam grupos de investidores… Mas eram exclusivos pra homens. Então, ela se virava como podia com as informações que tinha. E se virava MUITO BEM, diga-se de passagem!

5 lições da primeira investidora do Brasil pras investidoras e investidores de hoje

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri empolgada, abanando os sovacos com notas falsas de dinheiro

5. Pra que serve o dinheiro?

Chegando ao fim da vida, Eufrásia investiu na Bolsa por 55 anos. Assim, chegou a ter um patrimônio de DUAS TONELADAS de ouro!

Mas ela não tinha herdeiros. Ou seja, ninguém receberia esse dinheiro…

Então, Eufrásia deixou para a cidade de Vassouras. Em seu testamento, o pedido: que fossem construídas duas escolas e um hospital. E esse hospital, que existe há 90 anos na cidade, hoje está na linha de frente do combate ao Covid! 

Moral da história: dinheiro serve… Pra servir! 🙂 E, mesmo décadas depois da morte de Eufrásia, a fortuna dela continua impactando as vidas das pessoas.

5 lições da primeira investidora do Brasil pras investidoras e investidores de hoje

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando para a câmera e piscando com um olho só

Já conhecia a história da Eufrásia, mepoupeira e mepoupeiro? Me conta nos comentários o que você achou de conhecer essa figura histórica! E também já copia o link desse post e manda em todos os grupos de WhatsApp que você participa, porque a gente PRECISA fazer com que a história dela seja conhecida por todo mundo!

E, se você gostou de conhecer a primeira investidora do Brasil, tenho certeza que vai adorar conhecer estas outras que a Nath tem pra te apresentar:

Um presente pra você!

Eu não poderia me despedir sem te contar do presente que a Me Poupe! e a Nath prepararam pra você!

Pra comemorar o dia 8 de março, que é Dia Internacional da Mulher, a Nath lançou a campanha #SomosTodasInvestidoras, pra trazer ainda mais mulheres pro lado milionário da Força!

Por isso, você pode baixar a versão digital do primeiro livro dela, Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, DE GRAÇA até a meia-noite!

E sabe o que é melhor? Ele está revisado e atualizado com informações fresquinhas pra que quer investir na renda variável!

“Me Poupe!, eu quero, me dá!!!!”

É só clicar aqui e pegar o seu! 😉

Até a próxima, e lembre-se: juntas, somos mais fortes! 💪

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

josiane 10 de March | 2021

Cheguei atrasada, mas me inscrevi para ganhar os 10 passos pq ainda estou mancando nessa loucura de aprender a investir...que qué isso minha gente mas a Nath abre os horizontes...aprender dando risadas é bom demais. Abraços

Helen 09 de March | 2021

Ontem não deu pra ver o vídeo pq estava fazendo renda extra,mas quero muito seu livro,da uma chance até hoje 00:00 por favor 🙏🙏 beijos Natália maravilhosa

Priscila Rossetto 09 de March | 2021

Eu já conhecia um pouco a história da Eufrásia através de uma programação especial de vídeos da Modal + em 2017/2018 (não tenho certeza exata da data). Adorei o vídeo e o conteúdo desse post, que Mulher incrível e afrente do seu tempo! Uma das minhas inspirações, com certeza!!! 💜💜💜💜💜

Matheus Mauro 08 de March | 2021

Muito bom