5 erros que podem estar na sua carteira de ações

02 de March | 2021

PARA TUDO, mepoupeira e mepoupeiro! Sua carteira de ações está trabalhando o máximo que pode pra você enriquecer e alcançar seus objetivos??

Por Me Poupe!

Não custa nada você dar uma nova olhada de vez em quando pra garantir, certo? Por isso, eu reuni neste post 5 erros que você pode estar cometendo na sua carteira de ações.

E pode acreditar: eles são BEM comuns. Tão comuns que a própria Nath Arcuri cometeu o primeiro deles! Olha só:

1. Não ter metas

Disso você já sabe, né, mepoupeira e mepoupeiro?

O primeiro passo pra fazer QUALQUER investimento é ter metas! Afinal, são elas que vão guiar a movimentação da sua carteira e sua busca por rentabilidades mais altas. Portanto, se você não tem nenhuma meta pra começar a investir em ações, pode parar de ler este post agora, ler este aqui e depois voltar!

Aliás, quer saber uma história curiosa? A Nath, que te te ensina a fazer metas pra todo investimento, não tinha metas pras ações dela na Bolsa! Dá uma olhada:

2. Cuidado com o equilíbrio!

Você precisa pensar na sua carteira de ações como uma balança, e ela tem que estar muito bem equilibrada pra garantir sua rentabilidade lá no alto.

“Como assim, Me Poupe!?”

Pensa aqui comigo: se a maior parte da sua carteira é de uma ação só, sua rentabilidade depende MUITO dela. Ou seja, se essa ação tropeçar, boa parte da rentabilidade da sua carteira tropeça junto.

Por isso, quando a gente fala em diversificar os investimentos, estamos TAMBÉM falando sobre construir um equilíbrio na sua carteira. Dessa forma, você consegue minimizar o risco da perda, como se uma ação que valorizou segurasse a bronca pela que desvalorizou!

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

 MAS, se você avaliar tudo direitinho, entender o risco e estiver disposta e disposto a aumentar o “peso” de uma ação porque você acredita que ela vai valorizar bastante, manda ver! Só que, pra fazer isso, você tem que saber muito bem o que esta fazendo, combinado?

3. Não pensar numa estratégia pros seus aportes

Investidora e investidor que realmente quer ver o dinheiro trabalhar bastante pra realizar seus sonhos não faz UM aporte e larga lá pra ver o que acontece, certo?

Investir seu dinheiro tem que fazer parte da sua rotina financeira! Na receita do sucesso financeiro, a Nath te explicou que, assim que seu salário cair, você precisa separar 30% dele pro seu futuro. Então, é TODO MÊS!

E daí você me pergunta: pra investir em ações, é melhor colocar dinheiro de novo lá todo mês, ou vender e reinvestir o que já tem?

E a resposta é aquela que você adora ouvir: depende! ❤

Você precisa ter uma estratégia pra fazer seus aportes. Ela depende, claro da sua meta, mas também de uma questão de lógica.

Por exemplo, se você consegue investir mil reais por mês e tem 10 mil reais já investidos, faz sentido fazer esses aportes mensais. Afinal, em 10 meses, você dobra o valor da carteira (e uma rentabilidade de 100% em 10 meses é BEM difícil de conquistar).

Por outro lado, se sua carteira tem um milhão de reais investidos, mil reais por mês correspondem a 0,1% dela. Ou seja, um valor bem baixo pra realmente impactar essa rentabilidade! Nesse caso, é melhor vender as ações valorizadas e reinvestir.

4. Não saber o que esperar de cada empresa

Acho que uma das frases mais ditas sobre investir na Bolsa é “compra na baixa, vende na alta”, né? E tá certo: pra ter lucro, você precisa comprar a ação quando ela estiver mais barata e vender quando ela estiver o mais alto possível.

Mas como isso funciona? Conhecendo e acompanhando o mercado, a empresa, as notícias e, claro, fazendo análise fundamentalista e análise técnica. Eu te contei mais sobre elas neste post aqui!

E essa questão é uma das que o Professor Mira vai explicar no Intensivão da Renda Variável, que começa HOJE e vai até sexta-feira! Se você tá sabendo disso só agora, clica no banner aí embaixo pra se inscrever e participar!

5 erros que podem estar na sua carteira de ações

5. Não revisar a carteira todo mês

Lembra que falei que investimentos têm que fazer parte da sua rotina com seu dinheiro? Isso também vale pra sua faxina financeira mensal!

“Que faxina financeira mensal, Me Poupe!??”

Aquela que você faz todo mês pra ver onde gastou demais, que assinatura pode ser cancelada, se teve algum gasto inesperado… Cuidar do seu dinheiro é igual cortar unha: tem que sempre dar aquela aparada, aquele jeitinho, porque tem alguma coisa que dá pra tirar!

E, com a sua carteira de ações, é a mesma coisa. Não precisa ver toooodos os dias, mas pelo menos uma vez por mês é legal você sentar com calma, rever seus investimentos, avaliar se eles continuam sendo as melhores opções e, se necessário, fazer ajustes pra manter sua carteira no caminho certo.

5 erros que podem estar na sua carteira de ações

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “mais rica” fazendo uma hashtag com os dedos e a legenda #maisrica na tela

E então, encontrou algum erro que estava cometendo com sua carteira de ações?? Me conta nos comentários qual foi!

Até a próxima, e lembre-se: errar é humano, mas insistir no erro é burrice mesmo.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

APOLO 05 de March | 2021

Primeiramente queria dizer que adorei esse post Nath! Fico mais feliz ainda por que estou cumprindo cada um desses passos... Inclusive, eu gostaria de deixar um pedido kksks, eu possuo uma planilha pessoal de investimentos que eu mesmo criei, ele é apenas para ações, por que a maior parte da minha carteira é composta por ações, opero SwingTrade. Enfim, sei que você possui um network com pessoas muito boas em desenvolver planilhas, simuladores e etc(Dá pra perceber pela ótima qualidade de todas as que já estão no seu site). Acredito que seria muito bom ter uma planilha mais profissional focada em controle de investimentos, retorno e afins. Pelo menos eu iria adorar isso kkk! Caso um dia isso rolar quero ser o primeiro a baixar #ahquefestadaplanilha

Leonardo Silva 03 de March | 2021

Natalia, sou muito grato a você por descomplicar o assuntos sobre investimentos. Mesmo tendo boa formação acadêmica, sempre tive dúvidas e me senti inseguro para fazer investimentos. Dependia sempre das orientações dos gerentes dos grandes bancos e perdi muito dinheiro! Hoje investir e aprender é meu hobby! Obrigado!