5 atitudes de resiliência para enriquecer!

20 de August | 2018

Resiliência é a chave para conquistar a maioria dos seus sonhos e objetivos! Ser  resiliente é se adaptar e evoluir, principalmente em momentos adversos. Como conseguir isso? Algumas atitudes na trajetória da Nath Arcuri podem te inspirar muito! 

Por Leila Sleiman

1. Persistência e determinação

Mais do que finanças, a Nath educa você sobre a importância de persistir. Desde deixar currículos no para-brisa do carro; “perseguir” durante um ano o seu professor para que ele a ajudasse a conseguir um estágio na emissora de televisão que ela queria; ouvir pessoas de referência dizendo que ela ganhava muito bem e que não deveria abrir mão disso; que ela não era economista; deixar durante mais de 2 anos a logo do Me Poupe! na tela do celular mesmo quando quase ninguém o conhecia. Provavelmente existiram vários motivos que poderiam levar qualquer um de nós a desistir, mas essas atitudes revelam a necessidade e a capacidade de persistir. Além disso, evidencia a determinação em fazer as metas se tornarem reais, mesmo quando o contexto não é tão favorável a essas mudanças e conquistas.

2. Proatividade

A proatividade exige força de vontade e requer também um grande estoque daquele famoso óleo…. O óleo de peroba! A Nath mostra que é preciso ter “cara de pau” para fazer acontecer, muitas vezes a vergonha poderá tentar te impedir, mas é preciso ter coragem e deixar os receios de lado. Ninguém sabe o que realmente se passa por trás dos bastidores. Para os convites começarem a chegar, sem dúvidas, a Nath bateu em muitas portas, ofereceu várias propostas, como, por exemplo, quando ela tentou em várias rádios e consegui ter um programa de finanças na Rádio Rock. Ou seja, não esperar, não se vitimizar, pensar em várias alternativas e agir para colocá-las em prática!

3. Tolerância à frustração

Quantos nãos você já levou na vida? Quantas portas se fecharam? Após isso, o que você fez, usou todo o pessimismo alheio e frustração para seguir mais forte? Ou, como a maior parte das pessoas, se deixou abater, entristecer e se diminuir por conta disso? Sem o NÃO da emissora em que trabalhava talvez o Me Poupe! não teria a cara e a força que tem hoje! Após uma expectativa não atendida, a frustração é normal, o baque é esperado, mas use todas as frustrações a seu favor, permita que elas tornem você mais forte e mais tolerante a esse tipo de situações. Através do Me Poupe!, a Nath nos ensina que receber um NÃO faz parte do processo, mas se podar e privar-se da realização dos seus sonhos por conta dos nãos alheios, não faz sentido!
 

4. Feito é melhor do que perfeito

Não espere o melhor insight, a ideia mais genial de tema para começar, apenas comece! Nossa musa inspiradora começou o seu canal milionário no Youtube com um vídeo ensinando a economizar fazendo o cabelo em casa! Ela não esperou a entrevista com o diretor do Banco Central para lançar seu blog e canal, ela simplesmente começou e passou a aprimorar seu conteúdo, suas ferramentas e os novos insights e conquistas passaram a ser consequência disso!
 
5 atitudes de resiliência para enriquecer!
 

5. Rótulos são apenas rótulos

Se você permitir, um rótulo pode definir você, mas eles não necessariamente definem. Isso depende apenas de você. Imagino que não tenha sido fácil ser conhecida como a chata, a mão de vaca, a muquirana, mas o que essas características revelam além desses rótulos em si? Ser a chata revela a capacidade de contrariar o grupo e dizer não? Revela talvez uma assertividade? Se a Nath tivesse “vestido” o rótulo, talvez ela tivesse podado uma característica tão importante: a de conseguir se colocar, se posicionar, que é tão necessária (inclusive hoje com os potenciais patrocinadores do Me Poupe). Ser “mão de vaca” talvez revele a capacidade de ser econômica e o “muquirana” transparece o autocontrole e a organização que fazem parte da Nath! Ou seja, um rótulo é apenas um rótulo, ele pode ser apenas uma parte da sua verdade, não se permita ser limitado por ele.
E para fechar, sabe a tal da visão de longo alcance que a Nath tanto fala? A ideia de enxergar as oportunidades? Faça isso também ao assistir o canal dela e ler o blog, visualize as oportunidades que vão além do conhecimento financeiro, são ensinamentos sobre qualidades que podem te fortalecer e ajudar você a enxergar novas perspectivas sobre a vida…muito além das finanças.
 
Leila Sleiman
Leila Sleiman - 1Leila Sleiman é Psicóloga. Graduada em Administração. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem experiência no atendimento infantil e adulto. Atende em consultório em São Paulo na Vila Mariana e faz atendimento online. Contatos: E-mail: [email protected] / Fanpage: Psicóloga Leila Sleiman El Kadri / Youtube: AmpliaMente
 
 
 

Este texto é de responsabilidade do autor do artigo e não reflete necessariamente a opinião do Me Poupe!

5 atitudes de resiliência para enriquecer!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Alex 20 de September | 2018

Conheci o canal em julho de 2017, logo que me mudei para SC e quando comecei a pensar em economizar e ir atrás dos meus sonhos (pacote básico: casa, próprio negócio...), mas por alguns problemas aqui e outros ali (sempre inventando desculpas, eu sei...) acabei não guardando absolutamente nada. Em agosto de 2018, pouco mais de um ano de conhecimento do canal, me vi voltando ao início: cidade nova, dívidas, metas não estipuladas, sonhos não alcançados... Resolvi mudar de postura e colocar em prática os ensinamentos do canal: coloquei todas as entradas e saídas de dinheiro no papel e só assim vi que minha dívida ultrapassa 3 meses do salário atual (o mesmo valor de um ano atrás, mas com contas novas). Também adotei uma postura mais agressiva no campo profissional. Depois de tantos "não" que levei em vagas que eu sabia que eram perfeitas para mim, comecei a pensar "O que a Nath faria?" e foi aí que tudo mudou: coloquei o óleo de peroba na cara e comecei a aplicar do marketing pessoal (que por sinal tenho curso, mas nunca tinha aplicado) para os recrutadores e gerentes, ligando para eles após as entrevistas, retornando ao local alguns dias após a entrevista, sempre ficando visível e mostrando que eu queria estar ali e que eles precisavam de um funcionário como eu. Devido essas atitudes mais ousadas nas entrevistas e pós-entrevistas (palavras da minha gerente) consegui o trabalho que eu mais desejava desde que cheguei na cidade, e agora as empresas anteriores não param de me ligar. Como as ofertas não são boas se comparadas com o atual, eu pude dizer aquela palavra incrível que eu nunca tinha usado direito: Não. Acredito que graças a Nath (e por eu finalmente aplicar os conhecimentos transmitidos pelos vídeos) eu estou trabalhando onde quero, aprendi a reduzir meu custo de vida em 40% (e vivo uns 3 degraus abaixo), aprendi a visualizar minhas dívidas e começarei a paga-las assim que receber meu primeiro salário dessa empresa e fixei minhas metas, que até pouco tempo atrás era algo impossível para mim, um consumista descontrolado que não pode ler "promoção". Obrigado pelos ensinamentos e por dedicar tanto tempo em ajudar as pessoas. Se não fosse por ti com certeza eu não estaria onde estou (posso afirmar que podia ser beeem pior). Parabéns pelos prêmios e reconhecimento, pois tu merece. E antes que eu me esqueça: fiz toda minha família seguir o canal e todo mundo já começou a fazer investimentos e definiram suas metas. Agora temos 15 pessoas a menos no SPC e mais 15 novos Mepoupeiros.

Hyago Ottoni 11 de September | 2018

Saymon Silva, as taxas são cobradas sobre o rendimento.

Fabiana Coelho 05 de September | 2018

Gostei eu tento poupe mais quando vejo na gastei o que guardei tbm preciso de ajuda .

Saymon Silva 27 de August | 2018

Muito bom!!! Parabéns. Quero aproveitar e tirar uma dúvida. Todos os investimentos com liquidez diária posso "sacar" a qualquer momento e sei q tem algumas taxas como IOF e IR.. minha dúvida é: Esses descontos é sobre o rendimento ou sobre o valor total? Desde já, agradeço.

vanessa 21 de August | 2018

Adorei