4 tipos de dívida "disfarçada" que levam seu dinheiro embora!

04 de June | 2021

Responda rápido: você tem dívidas??? Se a resposta foi “não”, mas você tem uma fatura em aberto no cartão de crédito, sinto informar: você tem uma dívida, sim! 

Por Me Poupe!

“Nada a ver, Me Poupe!, eu pago o cartão sempre em dia!”

Pagar um boleto em dia não é mais que a sua obrigação, né? Mas, até você pagar, você pegou dinheiro emprestado pra comprar alguma coisa. Logo, é uma dívida.

4 tipos de dívida "disfarçada" que levam seu dinheiro embora!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com as mãos na cabeça, com cara de quem entendeu algo de repente.

Só com essa informação, você já ficou nervosa e nervoso? Portanto, eu garanto que esse post ainda vai abrir mais ainda a sua cabeça com dívidas que você talvez tenha. E nem imaginava.

Mas antes, PRESTA ATENÇÃO!!!

Não tô falando isso pra te assustar, e sim pra te mostrar que talvez exista mais sobre o seu dinheiro do que você imagina. Afinal, saber tudo sobre ele vai te permitir tomar as melhores decisões.

Então, deixa eu já começar te falando um pouco mais sobre o cartão de crédito…

1. Cartão de crédito é dívida, sim

Você já entendeu que, se pegou dinheiro emprestado de alguém ou algum lugar pra pagar algo, fez uma dívida. Portanto, o cartão de crédito é uma dívida, mesmo que você pague sempre em dia. Certo??

Tem mais duas coisas que quero te falar sobre ele. Em primeiro lugar, que você não precisa se livrar do cartão de crédito… Se souber usá-lo. Sim, o cartão pode ser um aliado da sua vida financeira e te fazer economizar dinheiro! Já ouviu falar de cashback? De pontos? Neste vídeo, a Nath te conta tudo:

Mas, pra ter cartão de crédito, você precisa ter muito autocontrole, e saber que o dinheiro já está na sua conta pra pagar a fatura. Assim, você não vai cais na armadilha de usá-lo como “dinheiro extra” pra gastar com o que não cabe no seu bolso.

Lembre-se: se não tem dinheiro agora, transforme em meta e compre à vista, com desconto.

Leia também: Pagar o mínimo ou parcelar a fatura: o que é melhor no cartão de crédito?

2. Cheque especial

Ah, mepoupeira e mepoupeiro, o que eu já vi de gente que considera que ganha R$ 2.000 a mais por causa do cheque especial

Nathalia Arcuri brava, gesticulando com os braços, com a câmera tremendo e um filtro vermelho para dar a impressão de raiva e a legenda '#nathpistola'

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri brava, gesticulando com os braços, com a câmera tremendo e um filtro vermelho para dar a impressão de raiva e a legenda ‘#nathpistola’

O cheque especial nada mais é do que um micro empréstimo que o banco te faz “no caso de emergência”. Já te explico por que coloquei entre aspas. No entanto, antes, deixa eu te mostrar como esse é, realmente, um emprestimozinho que só faz bem pro banco:

  • Seu banco normalmente te manda um aviso que aumentou o seu limite de cheque especial. Isso significa que eles analisaram o seu perfil e concluíram que você “merece” ter acesso a mais dinheiro. E isso é o quê? Empréstimo. E empréstimo é o quê?? Dívida.
  • Os juros do cheque especial são altíssimos!! Lá no site do Banco Central dá pra você ver. Atualmente, a taxa mais baixa é de 16,12% ao ano, e pode chegar a 226,73% ao ano!!!

“Mas Me Poupe!, é bom ter o cheque especial no caso de algum imprevisto, não é?”

NÃO!

É pra isso que você tem reserva de emergência, criatura! Afinal, a sua reserva de emergência serve justamente pra você usar no caso de qualquer imprevisto, sem pagar juros pra ninguém. Por isso, NADA justifica o uso do cheque especial.

3. Financiamento de imóvel

“Me Poupe!, mas o financiamento é um investimento em algo meu!”

RÁ! Aí é que você se engana, mepoupeira e mepoupeiro: quando você faz um financiamento, é como se o banco pagasse o imóvel por você… E você paga o banco em suaves prestações cheias de juros. Em outras palavras, até você pagar todas as parcelas, o imóvel não é seu. É DO BANCO!

Nathalia Arcuri surpresa, exclamando "o quê?!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri surpresa, exclamando “o quê?!”

Investimento é quando o seu dinheiro paga juros pra você, e não quando você paga juros pra outra pessoa. Porém, eu sei o que você tá pensando: o imóvel vai valorizar! Ou seja, mesmo depois de quitar o financiamento, ele ainda vai valer mais dinheiro do que o total com juros… Certo?

Então, deixa eu te contar duas coisas:

1. Se você tem um apartamento que vale um milhão de reais, você tem um apartamento, e não um milhão de reais. Enquanto esse apartamento não for vendido, você terá um imóvel, e não o dinheiro.

2. Se o seu apartamento não te traz dinheiro de nenhuma forma – por exemplo, com um aluguel – , você tem um passivo. Passivo é o que leva seu dinheiro embora, enquanto um ativo é o que traz dinheiro. Investimentos são ativos. Então, se seu apartamento não te rende dinheiro, ele não é um investimento.

“Me Poupe!, mas eu moro no meu imóvel, e ele está quitado!”

Repito: seu imóvel te traz dinheiro? Não? Então, é um passivo. Mas isso não é, necessariamente, ruim! Afinal, um imóvel pode ser o seu sonho. E dinheiro serve pra você conquistar seus sonhos. Então, pronto!

AH: eu criei um simulador pra te mostrar se vale mais a pena você investir o dinheiro e alugar um imóvel até poder comprar comprar o seu apartamento à vista, ou financiar. Clica aqui pra ver!

4. Dinheiro emprestado do amigo

Eu sei: às vezes, não tem saída, e você PRECISA pedir dinheiro emprestado. Mas, pra fugir dos juros altos do banco, ou até pra conseguir uma quantia maior do que o banco libera pra você no momento, acaba pedindo pra algum amigo ou familiar.

E eu sei que esse não é o seu caso, porque você é uma pessoa correta, que honra todos os seus compromissos e sabe que, ao emprestar dinheiro de alguém, é sua prioridade devolver… Certo?????

No entanto, tem gente que não é assim. E, como é um empréstimo “informal”, ou seja, baseado na confiança, acaba deixando pra lá o pagamento. Afinal, seu nome não vai ficar sujo, nenhuma cartinha de cobrança vai chegar na sua casa…

Porém, pode acontecer algo muito pior: a relação entre você e quem te emprestou o dinheiro estremecer, ou até acabar de vez. E eu já cansei de ver isso acontecer, infelizmente.

O papo é tão sério que a Nath, no Me Poupe! Show, tem um quadro só pra ajudar amigos e familiares a negociar essas dívidas e recuperar a confiança.

Por isso, uma alternativa pra quem PRECISA de um dinheiro urgente é procurar algum tipo de renda extra, antes de recorrer a essa ajuda! Pode ser anunciando o que não usa mais, fazendo alguma comida pra vender, passeando com o cachorro do vizinho… Neste post aqui, tem 15 ideias de renda extra pra você ver.

Mas o que você precisa é urgente, e não vai dar pra juntar essa renda extra antes do empréstimo? Então, já comece a juntar pra pagá-lo o quanto antes. Afinal, é o mínimo que seu amigo ou familiar merece, certo?

Alguma dúvida? (e não dívida!)

Mepoupeira e mepoupeiro, este post foi pra abrir seu olho e enfiar na sua cabeça de uma vez por todas que, se você tem algo que foi pago por outra pessoa, o que você tem é uma dívida. E, como ninguém quer ter dívidas, eu também fiz outro post essa semana te dando 5 dicas pra se livrar delas. Clica aqui pra ler!

Também pode pegar este link e mandar no grupo da sua família, que eu tenho certeza que tem muita gente lá que nem imagina que está endividada. E não saber que tem uma dívida é o primeiro passo pra se embolar nela!

Até a próxima, e lembre-se: pagar seus boletos em dia é nada mais do que sua obrigação!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário