4 motivos que vão te impedir de conquistar a independência financeira

07 de September | 2020

Muita gente acha que independência financeira é sair da casa dos pais, pagar as próprias contas, até ter uma reserva de emergência… Mas não é nada disso! Ter independência financeira significa viver do rendimento dos seus investimentos. O famoso “viver de renda”, sabe? Muita gente sonha com isso, mas eu preciso te falar a verdade, e se prepara, porque isso pode doer!

Por Me Poupe!

Posso falar?

Muita gente sonha com a independência financeira, mas nem todo mundo vai alcançá-la.

Afinal, exige planejamento, disciplina e estudo. E não é só em um momento, não: é por anos!

Ou você acha que as pessoas viram milionárias da noite pro dia?

Nathalia Arcuri dizendo "claro que não!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri dizendo “claro que não!”

Vamos ser realistas: as chances de ganhar na loteria ou vencer um reality show são poucas. Ou seja, virar milionária ou milionário de repente é algo que não acontece com a maior parte das pessoas!

Ainda bem que eu tô aqui pra te mostrar outras formas de enriquecer licitamente nessa encarnação! Você pode muito bem ganhar dinheiro e aprender a investir pra conquistar seu primeiro milhão, e depois os próximos, se quiser, até ter sua independência financeira.

Só que, no meio do caminho, vão existir obstáculos. Então, nesse post, eu vou te mostrar 4 motivos que podem te impedir de conquistá-la! Assim, você já abre o olho e garante que vai passar longe deles.

1. Dinheiro desorganizado

Pense rápido: qual é o seu custo de vida atual?

Se você ainda tá pensando, como vai saber o quanto precisa ter investido pra viver de renda, se não sabe nem quanto gasta pra viver hoje?!

Não tem como aliviar essa: sem ter a vida financeira todinha na ponta do lápis, vai ser difícil conquistar a independência financeira.

Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente "simples"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri concentrada, falando pausadamente “simples”

O lado bom é que organizar seus dinheiros é algo que só depende de você. Então, pode pegar os extratos do banco e começar a analisar um por um pra ver o quanto a sua vida custa hoje.

O lado ruim é que, se tiver preguiça, já vai parar por aqui. E nunca vai chegar à independência financeira.

Isso porque organizar a vida financeira pode, sim, ser trabalhoso, ainda mais se você nunca fez isso. Mas é muito, mas MUITO importante mesmo que você saiba tudo o que entra e sai da sua conta, acompanhe de perto seus investimentos e corte o que tiver de excessos, pra sobrar mais dinheiro e investir mais.

Quer uma ajuda? A Nath fez um vídeo te ensinando a fazer uma faxina financeira completa:

2. Sem metas

A independência financeira nada mais é do que uma meta. No entanto, é provavelmente a maior meta da sua vida! Afinal, eu não sei qual é seu custo de vida, quanto você ganha, nem quando pretende parar de trabalhar. Mas imagino que seja a sua meta de mais longo prazo e maior valor. Ou seja, sua metazona!

E o primeiro passo pra alcançá-la é precisar fazer cálculos e estimativas. Afinal, você precisa, antes de mais nada, saber o quanto quer ter de renda por mês. Depois, quando quer começar a viver de renda. E, claro, quanto pode investir por mês.

“Mas Me Poupe!, quanto mais eu investir, menos tempo vai demorar. E quanto mais eu quiser de renda, mais vou precisar investir… Que confusão!”

4 motivos que vão te impedir de conquistar a independência financeira

#PRATODOSVEREM: Nath no estúdio, de colete vermelho, com as mãos levantadas e dizendo: “CALMA!”

CALMA, Me Poupeira  e Me Poupeiro! Nunca te deixei na mão, e é claro que não deixarei agora!

Logo logo, a Nath vai lançar um curso especialmente pra quem quer aprender a botar ordem na casa, se organizar e fazer um planejamento financeiro que funciona!

Você já pode fazer a sua pré-inscrição pra ficar sabendo assim que for ao ar. E tem mais: depois de fazer isso, você receberá, em alguns dias, um presente exclusivo da Me Poupe! no seu email <3

Clique aqui pra fazer sua pré-inscrição agora!

3. Não aprender sobre investimentos

Agora que você já fez pelo menos uns três cálculos no meu simulador da independência financeira, já sabe: não tem como chegar lá sem investir. Ou melhor: sem fazer os investimentos certos, que façam seu dinheiro trabalhar MUITO pra você!

“Pode falar onde é pra investir que eu tô anotando tudo, Me Poupe!”

AH PRONTO! Era só o que me faltava, depois de você organizar toda a sua vida financeira e fazer todas as contas pra traçar o plano até a sua independência financeira, ficar esperando que EU te diga onde investir.

4 motivos que vão te impedir de conquistar a independência financeira

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri dizendo “Quem avisa amigo é”

Me Poupeira e Me Poupeiro, não tem essa de “melhor investimento”. Cada meta exige um tipo de investimento, cada pessoa tem um perfil de investidor diferente, uma quantidade de dinheiro diferente pra investir… Por isso, o melhor investimento é o que te permite alcançar suas metas.

Por isso, você precisa estudar sobre os diferentes tipos de investimentos e olhar com muita atenção nas opções que sua corretora oferece, pra saber onde colocar seu dinheiro pra trabalhar até que você possa viver apenas dos rendimentos.

“Me Poupe!, não me deixa na mão agora!!!!”

UÉ, eu jamais deixaria! Inclusive, aqui no blog mesmo tenho MUITOS textos pra quem quer começar a investir ou melhorar os investimentos. E, se você ainda tá com medo de investir, garanto que esse texto aqui vai te ajudar!

Lá no meu canal no YouTube, também tem de tudo sobre investimentos! Pra quem tá começando, eu sugiro estourar uma pipoca e dar o play aqui embaixo, que tem UM MONTE de vídeos para investidores iniciantes:

4. Ouvir demais “os outros”

Eu tenho certeza: quando você contar pras pessoas que tá economizando dinheiro pra investir e parar de trabalhar daqui a tantos anos, pelo menos uma pessoa vai falar que você enlouqueceu. Ou que é impossível. Ou que viver de renda é coisa de gente que nasce rica.

Enfim, as chances de você encontrar pessoas na sua jornada para a independência financeira que vão tentar te desencorajar são muito grandes. E não tô falando de desconhecidos, não: até mesmo seus amigos ou sua família podem te falar essas coisas!

4 motivos que vão te impedir de conquistar a independência financeira

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri apontando para a tela com a Margarete e falando “duvida?”

Tem gente que é foguete na nossa vida e nos faz ir cada vez mais longe. E tem gente que é âncora, que nos puxa pra baixo mesmo!

Se você der ouvidos pra essas pessoas-âncora e deixar que elas influenciem as decisões que você vai tomar na sua própria vida, os sonhos que você quer realizar e o caminho pra realizá-los, eu garanto: você nunca vai chegar na independência financeira.

“Caramba, Me Poupe!, e eu faço o quê?! Corto todo mundo da minha vida?”

Não precisa ser tão drástica e drástico! De repente, só evitar o assunto já adianta. Mas, se precisar, pode. A Nath concorda comigo, olha só:

Aliás, não é à toa que a Nath sempre diz: foco, força, fé e foda-se.

Nathalia Arcuri olhando séria e derrubando a sua colher de pau, como se 'drop the mic'

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri olhando séria e derrubando a sua colher de pau, como se ‘drop the mic’

7 passos pra independência financeira

Depois de ver esses quatro obstáculos pra sua independência financeira, Me Poupeira e Me Poupeiro, eu espero que você esteja com a empolgação ainda mais no alto pra se organizar, traçar seu plano e ir atrás dela!

Pra te dar mais um empurrão, pedi pra Nath gravar um vídeo falando dos 7 passos pra alcançar a independência financeira. Quem melhor que a musa das finanças, que já alcançou a independência financeira, pra te ensinar?!

Pode dar o play aí embaixo e depois me conta nos comentários se esse texto + esse vídeo te ajudaram ou não a pelo menos visualizar um caminho pra viver de renda:

Até a próxima, e lembre-se: não é porque você não chegou lá que o lugar não existe.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário