4 dicas para colocar um ponto final na sua declaração de Imposto de Renda

28 de May | 2022

Estamos em contagem regressiva para o fim do prazo da Declaração do Imposto de Renda 2022 e se você faz parte do grupo dos atrasados do ENEM que deixam tudo pra última hora, a Me Poupe! tá aqui pra dar aquele empurrãozinho. Preparada e preparado para domar esse leão?

Por Me Poupe!

Os anos passam e a mesma cena se repete: você está aí se descabelando pra entregar sua declaração de Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido.

“Nossa, Me Poupe! Como você sabe?”

Bom, não temos bola de cristal, mas com esses anos de análise do comportamento financeiro dos brasileiros, já deu pra chegar em alguns padrões – e postergar as obrigações financeiras é um deles.  

E como por aqui o “filho chora e a mãe vê”, pedimos a ajuda do nosso farol especialista em Imposto de Renda, Mitsuo Ishida, pra traçarmos 4 dicas pra você domar o leão de uma vez por todas! Vamos nessa?

01. Comece a declaração pela pré-preenchida

A função de iniciar pela declaração pré-preenchida facilita e muito! Com isso, você importa as informações da base de dados da receita federal, os informes de rendimentos da empresa que você trabalha, as informações das imobiliárias, planos de saúde, consultas clínicas e odontológicas e o imposto de renda dos anos anteriores.  

“Nossa, mas por que vou querer ver coisas antigas?”

Justamente porque fazemos gastos repetidos de um ano pro outro, como mensalidades escolares, pagamentos residenciais, entre outros, o que facilita na hora de fazer seu preenchimento – e até mesmo de lembrar tudo.

Para isso, você precisa ter conta nível ouro ou prata no gov.br. Essa função é uma mão na roda e é já meio caminho andado. Mas lembre-se de conferir todas as informações que foram importadas. É importante que todos os centavos estejam batendo, ein.

02. Saiba o que pode ser deduzido na declaração 

É uma dúvida muito comum, que precisa ser sanada justamente pro seu preenchimento ser feito corretamente e você não cair na malha fina.  Olha essa  listinha do que pode ser deduzido dos seus rendimento:

  • Dependentes;
  • Despesas com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, planos de saúde e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias;
  • Gastos com educação – ensino infantil, fundamental, médio, graduação, pós graduação e ensino técnico e tecnológico;
  • Previdência privada – apenas no modo PGBL;
  • Pensão alimentícia;
  • Livro caixa para autônomos – despesas que são essenciais para funcionalidade do trabalho, como água, luz, aluguel, telefone entre outras. 
  • Gastos com advogados dos rendimentos tributáveis de ações judiciais. 

Mas atenção gastos com cursos, livros, profissionais que não são médicos como nutrição, remédios de farmácia não podem ser deduzidos. 

03. Verifique as pendências na declaração

Sabe aquele “double check”? Em tempos de Mercúrio Retrógrado ele é FUN-DA-MEN-TAL. Portanto, antes de fazer o envio da sua declaração verifique se não tem nenhuma informação incorreta.

No programa o imposto de renda você pode clicar em ”Verificar Pendências”, na parte superior do programa. Ao clicar podem aparecer dois avisos: o que aparece em vermelho ⚠ indica que tem algum erro de digitação ou alguma informação obrigatória não preenchida, o que vai impedir o envio da sua declaração. Já o aviso em amarelo ⚠   significa que alguma informação opcional foi deixada em branco, como número do título de eleitor ou número de conta em bens e direitos, esse aviso não impede de enviar a declaração. 

04. Use e abuse do perguntão da receita federal

Você não leu errado, o site da declaração tem um “Perguntão” com 714 perguntas e, obviamente, as respostas pra essas que são as maiores dúvidas sobre Imposto de Renda. O arquivo tem exemplos de cálculos e perguntas específicas que podem te auxiliar no preenchimento da sua declaração anual.

Ele é atualizado anualmente com novos exemplos, perguntas e respostas.  Deixei o link para baixar o arquivo e fazer o uso dessas informações. Além disso, tem a possibilidade de perguntar pro Leo, o assistente virtual da receita federal, através do site “meu imposto de renda”.

Depois dessas dicas de ouro, temos certeza de que o Leão não será mais um problema. 

Comenta aqui se essas dicas te ajudaram na entrega da declaração.

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário