Todos os dias, eu vejo mepoupeiras e mepoupeiros que QUEREM investir, mas ainda têm medo de dar o primeiro passo. Ainda mais na renda variável, já que o risco costuma falar mais alto que a oportunidade.
Por Me Poupe!
“Como é que é, Me Poupe!?”
A psicologia econômica explica: nosso cérebro tem tanta, mas TANTA aversão à perda, que foge dela mesmo tendo possibilidades de ganhar. É por isso que, mesmo sabendo que seu dinheiro pode se multiplicar com o investimento certo, você talvez ainda tenha medo de investir.

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri com as mãos do lado da cabeça, como se sua mente tivesse explodindo, falando “uau!”
E, como o melhor antídoto pro medo é o conhecimento, o negócio é você entender o risco e ter estratégias pra contorná-lo. Eu já te falei várias vezes sobre isso aqui!
Leia também: Investir na bolsa: calcule o risco, supere o medo e ganhe dinheiro!
Hoje, vou te contar mais uma forma de se proteger de riscos ao investir, especialmente pra quem quer investir na Bolsa: diversificar a carteira de investimentos!
Buscando o equilíbrio
Uma carteira segura é uma carteira que tem equilíbrio. Ou seja, não tem um lado mais pesado que o outro!
Imagine todos os seus investimentos em um gráfico redondo, daqueles tipo pizza. O tamanho dos pedaços é maior de acordo com o tanto de dinheiro que você tem investido em cada coisa.
Aqui, vou considerar só investimentos na Bolsa de Valores, tá? Afinal, o risco maior costuma estar associado a ela.
Então, se você tem uma grande parte do seu dinheiro investido em apenas uma ação e ela valorizar, você vai ganhar bastante dinheiro. Mas tem um grande risco também! Afinal, se essa ação desvalorizar, a maior parte do seu dinheiro se desvaloriza também!
Portanto, esse é um dos principais pontos pra ter uma carteira de investimentos equilibrada: garantir que todos os seus ovos não estão em uma cesta só. Ou melhor, que todo o seu dinheiro não está em uma única ação!
Quando o professor Mira analisou a carteira de ações da Nath, ele descobriu que ela mesma tinha MUITO mais ações de uma empresa que de outras. Dá uma olhada:
No caso da Nath, ela analisou bem os cenários e aceitou o risco. E acabou se dando bem, porque essa ação valorizou e inclusive puxou toda a rentabilidade da carteira dela pra cima! Mas, se ela tivesse desvalorizado… A rentabilidade também teria caído.
Equilíbrio pra chegar nas suas metas
Você sabe que metas e investimentos têm tudo a ver, certo? Eu até já te contei como alcançar suas metas com a renda variável, isto é, como você pode projetar seus ganhos na Bolsa!
“E o que equilíbrio tem a ver com isso, Me Poupe!?”
Pensa assim: você precisa de uma rentabilidade de 20% ao ano pra alcançar alguma meta sua. Você pode colocar todo o seu dinheiro em apenas um tipo de investimento, como uma ação… Mas, como você acabou de ver, isso é bastante arriscado.
Então, é melhor você ter uma carteira diversificada pra alcançar esse objetivo. Afinal, quanto mais variedade nos seus investimentos, menor o risco… E até maior as chances de conseguir aumentar a rentabilidade!
O Mira também ensinou, lá no meu canal no YouTube, como fazer uma carteira diversificada pra atingir os seus objetivos. Ou melhor, o seu próprio fundo de investimentos, o FUNDO EU!
Mais que isso, ele ainda mostrou como ele mesmo divide esses investimentos e até deixou uma planilha pra você baixar!
AH! Se você quiser aprender ainda mais sobre renda variável com o Mira, as matrículas pro curso dele, o Minha Carteira Número Um, estão abertas! Mas as vagas estão sendo preenchidas MUITO rápido, então já clica aqui pra saber mais e garantir a sua!
Uma última dica
Também dá pra garantir o equilíbrio da sua carteira de ações pensando em setores e empresas diferentes!
Não é uma regra, mas pode ser interessante você buscar variedade também nisso. Afinal, se você só investe em empresas de UM setor e ele começa a ir mal, sua carteira também vai mal! Ou, se você investe em mais de um setor, mas em apenas uma empresa em cada um, pode acontecer a mesma coisa.
No fim, tudo isso está ligado à proteção que a diversificação traz pro seu dinheiro. Então, procure investir em no mínimo quatro setores diferentes, e ter ações de pelo menos três empresas de cada um desses setores.
Lembrando: não é uma regra, mas uma sugestão de como deixar sua carteira de investimentos mais equilibrada!

#PRATODOSVEREM: Nath Arcuri, com cabelo preso, e no estúdio, forma um coração com as mãos e diz “Obrigada”
Você já tem os investimentos diversificados? Me conta nos comentários de que jeito busca isso pra diminuir os riscos e aumentar a rentabilidade!
Até a próxima, e não se esqueça: o risco não vai deixar de existir, mas você pode aprender a diminui-lo!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário