10 hábitos que prejudicam seu sucesso financeiro

09 de March | 2022

Sabia que a sua dificuldade em lidar com o dinheiro pode estar ligada ao seu mindset financeiro? Que talvez você não consiga investir porque está preso a crenças limitantes e comportamentos que atrasam o seu sucesso financeiro? Por isso, hoje vamos identificar como você pode mudar esses hábitos, assumir o controle das suas finanças e atingir a sonhada independência.

Por Me Poupe!

Quem é Me Poupeira! e Me Poupeiro! raiz sabe que fazer um planejamento financeiro eficaz é o único caminho pra conseguir colocar as contas em ordem, acabar com as dívidas e começar a investir, certo? 

Contudo, muita gente aprende a fazer o planejamento financeiro, e até consegue organizar as suas contas no papel, mas na hora de colocar em prática acabam tropeçando. E você sabe o porquê isso acontece? É porque essas pessoas estão presas a um mindset errado, ou seja, elas estão agarradas a crenças e comportamentos que impedem de decolar a vida financeira.

Por isso, hoje vamos mostrar o que é mindset e como você pode mudar o seu pra se livrar de hábitos que te impedem de enriquecer. E de brinde, vamos te contar os 10 comportamentos que mais atrasam o sucesso financeiro. Bora?

# Conheça o seu mindset 

Antes de falarmos o que você deve fazer pra mudar o seu mindset, é melhor que a gente explique primeiro no que consiste esse conceito. 

Colocado no bom e velho português, mindset pode ser entendido como “configuração mental” ou “modelo mental”. Dá pra dizer que o mindset é o seu modus operandi e impacta diretamente na forma como você pensa e age. 

Segundo Carol Dweck, uma psicóloga f%[email protected], especialista nesse assunto e autora do best seller Mindset – A nova psicologia do sucesso, nós podemos ter dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. A autora ainda diz que a predominância de cada tipo de mindset varia de pessoa pra pessoa, sendo que o primeiro está ligado à crenças que te seguram, te aterram e que fazem com que você negue a mudança, enquanto o segundo esteja justamente vinculado à abertura pra incorporar novos hábitos, desenvolver talentos e transformar comportamentos.

# Transforme o mindset da riqueza

Como todo mundo tem um pouco dos dois tipos de mindset, mesmo que você seja avesso a mudanças ou pense que o seu caso não tem solução e que vai carregar pra sempre os hábitos que acabam com o seu dinheiro, temos boas notícias: é possível mudar.

10 hábitos que prejudicam seu sucesso financeiro

A própria Carol Dweck fala no seu livro: “o que qualquer pessoa do mundo é capaz de aprender quase todos também serão capazes”. Ou seja, se já tem tanta gente financeiramente desf*$i%@, você certamente também pode chegar lá. 

Portanto, tá na hora de romper com os pensamentos e hábitos limitantes, e passar a enxergar as oportunidades para se desenvolver como portais para uma nova fase.

“Lindo o discurso, Me Poupe! Mas como é que eu faço isso?”

algoritmo da riqueza

O primeiro passo pra mudar a sua configuração mental é reconhecer os hábitos que te limitam, te impedem de evoluir e de resolver os seus problemas. E como estamos falando de dinheiro, cash, bufunfa, money, precisamos identificar os comportamentos que impactam sua organização financeira, ou o seu controle diante do dinheiro, e traçar estratégias pra mudá-los.

# 10 hábitos que impedem seu sucesso financeiro

  1. Pensar que só se vive uma vez e gastar tudo o que tem – o “amanhã” chega com um tapa na cara de realidade;
  2. Comprar coisas caras pra ostentar um padrão de vida que sequer cabe no seu bolso – olha a comparação aí… foca nas suas conquistas, filho(a);
  3. Não planejar compras, não fazer conta, não “carimbar” o seu dinheiro – isso faz com que seu dinheiro vá pelo ralo sem você nem perceber;
  4. Ter preguiça de comparar preços e vergonha de pedir desconto – quem não pesquisa e não negocia, se estrumbica;
  5. Comprar por impulso ou porque está em promoção – lembre de usar o mantra QUE ME PRE PO DE da Nath;
  6. “Esquecer” de pagar os boletos em dia – bota um alarme e para de ficar pagando juros à toa;
  7. Não poupar com a desculpa de “não sobra nada no fim do mês” – que tal já separar o dinheiro assim que ele entra na sua conta?;
  8. Querer ter tudo na hora – você precisa transformar desejos em metas e traçar as estratégias que vão te fazer atingi-lo;
  9. Emprestar dinheiro sem avaliar como isso te impacta – não dá pra tirar o outro do sufoco e se colocar em apuros, né?;
  10. Deixar o dinheiro na poupança por preguiça (ou medo) de investir – cria vergonha nessa cara, vai.

Se você percebeu que vive algum – ou muitos – desses hábitos citados acima, está na hora de botar a mão na consciência e se propor à mudança, não acha? A gente tem certeza que isso irá impactar não só as suas finanças, mas também vai trazer aquele sensação de estar no caminho certo.

# Comece a mudança já

Algumas verdades doem, mas precisam ser ditas: nada do que for dito aqui fará diferença se VOCÊ não estiver realmente disposta(o) a mudar. 

É isso mesmo, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. A gente pode deixar aqui o mantra QUE ME PRE PO DE, a técnica dos envelopes da Nath, o método 70/30, mas nada disso terá efeito se você não olhar pros seus hábitos, botar a mão na consciência e se propor a mudar.

Quer um empurrãozinho extra? A gente preparou uma PLAYLIST INCRÍVEL com os conteúdos com foco em mentalidade RICA, pra te fazer dar a volta por cima!

Mudar o mindset relacionado ao dinheiro não é fácil. Mas, se você identificar os comportamentos que estão te atrapalhando e trabalhar pra mudá-los, você vai conseguir organizar as suas finanças e incorporar a mentalidade da riqueza!

Quem vem nessa?

algoritmo da riqueza

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Seja o primeiro a deixar seu comentário