5 HÁBITOS PRA INVESTIR MELHOR QUE VÃO MUDAR A SUA VIDA FINANCEIRA!

22 de March | 2017

Não é blablablá de autoajuda. Pensar em cuidar melhor do dinheiro e não colocar absolutamente nenhuma mudança de comportamento em prática é pedir pra permanecer na zona de conforto, também conhecida como zona de perigo, zona da pobreza, zona da dependência financeira ou simplesmente… ZONA.  (Ui! To atacada hoje!).
Neste post eu vou te contar quais são os meus 05 hábitos pra investir melhor. São hábitos que eu adquiri logo que comecei a ganhar dinheiro, aos 16 anos e que aperfeiçoei à medida que o valor investido aumentava.
Pode ser que você até já tenha adotado alguns desses hábitos, mas sem o reforço de outras atitudes vai ser difícil chegar longe. Uma coisa é certa: Colocando pelo menos UM NOVO HÁBITO em prática HOJE,  a sua vida financeira nunca mais será a mesma.
Ah, antes de ler este post, aproveite pra ver o vídeo com o mesmo tema que está no Canal do YouTube  onde eu contei meus 10 hábitos pra investir melhor e inscreva-se de graça no maior canal de finanças do país!  youtube.com/mepoupenaweb
E aí, bora enriquecer nessa encarnação?
SIIIIMMMMMMMM
Gente esperta, essa do Me Poupe, viu!


10 HÁBITOS PARA INVESTIR MELHOR

1 – Falar sobre dinheiro como quem fala de macarronada.

macarrao

Quantas vezes você evitou falar sobre dinheiro pra evitar um constrangimento? Quantas vezes você deixou de perguntar algo que não entendeu ao seu gerente do banco por medo de parecer ignorante no assunto? Não tenha vergonha nem se acanhe. Dinheiro é bom (se você souber usá-lo) e é um bem necessário. Evitar falar sobre ele só vai te deixar mais longe dos seus objetivos.
2 – Ler o caderno de economia (ou dar aquela passada rápida, pelo menos) todos os dias.

ler

Se você vai falar sobre dinheiro, é bacana entender o que anda acontecendo com ele, não é mesmo? Como você vai comentar o BBB (Big Brother Brasil) com o seu colega de trabalho se você não assistir? (ATENÇÃO. Esta comparação foi meramente ilustrativa. Não recomendo BBB pra quem quer enriquecer). Se você quer falar melhor sobre dinheiro, saiba mais sobre ele.
3 – Perseguir a taxa Selic e o IPCA. ( Se você não sabe o que significa isso, leia este texto).

selic-ipca

A Selic e o IPCA comandam a nossa economia. Taxa de juros X inflação. Sem saber a relação entre essas duas forças da natureza econômica fica difícil tomar qualquer tipo de decisão de investimento. Sem saber a Inflação no período, como você vai julgar se um investimento é bom ou não se TUDO o que se quer é ganhar de lavada da inflação?
4 – Traçar metas mensais, anuais e para daqui a dez anos. (ou mais)

metas

Metas de ganhos + metas de gastos. Se você nunca se colocou à prova com metas bem definidas é bem provável que não saiba muito bem o que fazer com o dinheiro que sobra (quando sobra) no final do mês. Essa sensação de “ai meu Deus, o que eu faço com essa grana?” é extremamente perigosa. Se você não tomar uma decisão, seu gerente do banco vai tomar pra você e te recomendar um produto/ investimento que talvez não seja a melhor para a sua vida financeira. Por isso, antes mesmo do dinheiro cair na conta, crie um objetivo pra ele.
5 – Conhecer os tipos de investimentos disponíveis. 

investimentos

Quando criei o Me Poupe, três anos atrás (ai que velha) eu tinha um sonho (ai que lindo):
O meu sonho era que todos os Brasileiros tivessem acesso à informação sobre investimentos e planejamento financeiro pessoal de forma simples, direta e bem humorada. Com este sonho na cabeça e muita vontade de mudar o mundo, comecei a escrever artigos que simplificam os tipos mais conhecidos de investimentos em Renda Fixa como:
1 –  a Própria renda fixa, que poucas pessoas sabem o que é. Veja o vídeo aqui
2 – Tesouro Direto. Veja a playlist sobre Tesouro Direto aqui
3 – LCI, LCA, LC, CDB E DEBÊNTURES. Saiba mais aqui
Até os investimentos em renda variável já tiveram seu espaço por aqui e tudo o que você precisa fazer para aprender mais sobre eles é… LER, ASSISTIR E COMPARTILHAR. Compartilhando, sua rede de amigos passa a entender do assunto, vocês passam a falar mais sobre dinheiro, a se interessar mais sobre investimentos e passam a ver o dinheiro como uma ferramenta para realizar sonhos e não como um mal necessário e inatingível. É o que tem acontecido com algumas centenas de pessoas que  assinaram a newsletter desse Blog lindo e outras centenas de milhares que se inscreveram (de graça) no Canal do YouTube. Se você ainda não está inscrito, dá uma passada por lá:
youtube.com/mepoupenaweb
Aprenda, aplique esse hábitos na sua vida e seja feliz.

Nathalia Arcuri – Me Poupe
photo-nathalia
Sou a Nathalia Arcuri, poupadora por opção, jornalista por profissão e especialista em finanças pessoais por vocação.

Olha esses vídeos que podem te ajudar também!




educação financeira, como economizar, investir melhor

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Hilde 03 de February | 2019

Quero saber um pouco mais sobre Tesouro Direto renda semestral. Já tens um vídeo? Podes enviar o link? Muito obrigada!

Ana Carolina 17 de May | 2017

Nathalia, seu blog é simplesmente sensacional! Já me sinto muito mais motivada a entender para poupar e investir. Muito obrigada!!!

Dayana 10 de May | 2017

Bom dia Nath, eu gostaria de investir 2 mil reais no tesouro direto com data para 2045, gostaria de saber se é só comprar e pronto? Ou preciso pagar um valor todo mês? Me socorre, estou cheia de dúvidas... (

felipe 04 de May | 2017

Muito bom, pouco tempo que conheço o trabalho do mepoupe, está mudando meus paradigmas financeiros.

Doralice 27 de April | 2017

Olá, quanto mais leio, mais dúvidas eu tenho onde e como investir. Porém não vou desistir (acho que li pouco). Nathália, gostaria de fazer algumas perguntas, mesmo que você diga (não sei, só sei que foi assim. kkk) 1 - aos 8 anos você começou a poupar, como? guardava o dinheiro embaixo do colchão? colocava numa botija e enterrava no quintal? alguém deve ter investido seu dinheiro, não é verdade? Faço essa pergunta pois tenho gêmeos de 9 anos e quero ensiná-los a poupar, mas como fazer? abrir uma conta no nome de cada um? Eles já podem investir no tesouro nacional com o CPF deles? ou uso o velho e bom cofrinho? 2- Eu colocando o dinheiro deles em algum investimento, vai refletir no meu IR, já que eles são meus dependentes? 3- Vi um vídeo seu no YouTube sobre independência financeira com a seguinte pergunta: Quanto você quer ganhar por mês daqui a 10 ou 20 anos? e simula quanto devemos investir. Mas a dúvida surgiu, quando eu era mais jovem comecei a procurar emprego com carteira assinada e a minha pretensão era ganhar R$ 500,00 por mês, hoje esse valor não satisfaz minhas necessidades, então pergunto: se hoje planejo ganhar R$ 10.000,00 por mês daqui a 20 anos, como saber se esse valor não vai estar em desacordo com a minha realidade, no futuro? Beijos.

Edson Sena 18 de April | 2017

Encotrei esse site fazendo uma procura sobre envestimento, achei interessante. E gostaria de saber mais sobre o assunto.

Beatricee 02 de April | 2017

Como um profissional liberal, que não possui renda fixa, pode poupar melhor, sendo que ele não sabe quanto vai ganhar em um mês? Como se programar encima de algo que nem ele sabe se terá? Eu, por exemplo, sou advogada e nunca sei se no mês "x" terei ou não dinheiro, ou se vou ter muito ou pouco dinheiro? Como fazer nesse caso? Não existe nenhuma planilha para esse tipo de indivíduo. Me ajuda? Bjs, Naht, vc é incrível!

Carlos 31 de March | 2017

Show.

Cleiton Oliveira 30 de March | 2017

O quarto hábito é o melhor para obter uma vida financeira tranquila e organizada.

Raphael 24 de March | 2017

Ola!! gostei muito sobre esse assunto, gostaria de começar a fazer esse tipo de investimento, mais moro fora do Brasil, tem como eu fazer isso aqui fora com segurança, ou deveria ir ao Brasil? essa informação é incrível, gostaria de saber mais sobre isso obrigado.

24 de March | 2017

Olá, Nathy! Descobri o blog e o canal do youtube, e desde então não deixo de acompanhar! Preciso de uma orientação urgente! Sou casada, mãe de duas crianças e servidora pública federal. Desde que casamos, eu e meu marido começamos a meter os pés pelas mãos e caímos na ilusão do crédito fácil do cartão de crédito. Perdemos o controle da situação e acabamos entrando em algo pior: inúmeros empréstimos (CDC e consignados) para quitar os cartões. Pura ilusão. Mais de 8 anos se passaram e as coisas só foram piorando, infelizmente. Hoje o valor da dívida tomou uma proporção astronômica e não sabemos mais o que fazer, pois com os salários comprometidos com os consignados, não sobra mais o necessário para as despesas mensais. Temos um apartamento cujo saldo devedor é de 39 mil. Vendendo esse ap e quitando seu saldo devedor não conseguiremos quitar integralmente a dívida dos empréstimos, mas faltaria bem pouco. Nathy, você acha que seria o melhor a ser feito? Ficaríamos praticamente sem dívidas e teríamos que começar do zero para a compra de outro imóvel. Com filhos tudo parece mais grave e preocupante. Por favor, se puder, me ajude. Obrigada!

23 de March | 2017

Nathy, me ajuda, pelo amordeDeus!!!! Sou casada, mãe de dois filhos e servidora pública federal há 10 anos. Desde q casamos, eu e meu marido, começamos um endividamento sem fim através de incontáveis consignados (pra pagamento de cartões de crédito). :( Hj nossa dívida possui um valor astronômico e fugiu do nosso controle. N existe a menor possibilidade de quitação. Me vejo no esgoto do fundo do poço, com nossos salários extremamente comprometidos... Não podemos fazer planos de futuro e ainda tivemos q cortar o básico q tínhamos, como internet e TV a cabo. N sei mais o q pensar. Pensamos em vender nosso único ap (q ainda não é quitado) p pagar as dívidas dos empréstimos. Mas ainda assim ficaríamos cm um saldo devedor das dívidas, e ainda por cima sem imóvel. Mas n sei se essa é a melhor saída! Por favor, me ajuda! Tô desesperada! :(