Alguém copiou sua ideia de negócio? Leia este texto!

17 de June | 2021

Xiii, já sei o que você tá sentindo: com raiva, inconformada e inconformado, se sentindo uma pessoa injustiçada! É ou não é? Afinal, lidar com alguém que não apenas se inspirou na sua ideia, mas copiou MESMO, é complicado. Mas não precisa ser tão sofrido!

E, neste post, eu vou te contar uma outra forma de ver essa situação, e explicar o porquê que ela não significa que VOCÊ perdeu a sua oportunidade.

Se ajusta aí na cadeira e respira fundo três vezes, que eu sei que você tá com os nervos à flor da pele. E eu garanto: até o fim do texto, você vai estar se sentindo muito mais confiante! Mesmo que ainda esteja com raiva. 

Ninguém copia ideia ruim

Vamos ser sinceros, tripulação: se alguém copiou sua ideia, é porque ela é boa. Ninguém que vê algo ruim pensa em se inspirar nessa coisa pra fazer também! 

Portanto, se isso aconteceu com você, já tem um lado mais positivo pra ver: você não foi a única pessoa que viu nessa oportunidade uma verdadeira forma de ganhar dinheiro.

“Capitã, mas EU quero ganhar dinheiro com a minha ideia!”

CALMA! Acabei de falar pra você respirar fundo, não falei? Respira mais uma vez, que eu preciso que você se acalme pra continuar lendo.

Nathalia Arcuri falando "calma!"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri falando “calma!”

Só você vai realizar do seu jeito

Você reparou que eu falei “se inspirar” ali em cima? Foi de propósito, claro. Afinal, é muito difícil que outra pessoa execute a ideia exatamente do mesmo jeito que você! Por isso, outra forma de encarar essa situação é como se você tivesse inspirado a outra pessoa.

Existe algo que vem grudado nas nossas ideias que é a nossa essência, e não dá pra ninguém copiar isso. Ou seja, o que você imaginou lá no fundo, a forma como pensou em tudo! Exatamente pra quem é seu produto ou serviço, que tipo de problema específico você quer resolver, como você vai lidar com cada etapa do atendimento, até a sua paixão pelo negócio… É impossível fazer igual.

E é aí que está o seu maior diferencial. Afinal, juntinho da essência, está a experiência que você vai oferecer pros seus clientes. A outra empresa também vai oferecer uma experiência, e ela pode ser bem parecida… Mas não será a mesma.  

Portanto, o fato de alguém ter bebido da sua fonte não significa que você precisa jogar sua ideia no lixo. Até porque…  

Concorrência é uma coisa boa!

“Capitã, você ficou doida? Como pode ser bom ter alguém competindo comigo??”

Marinheira e marinheiro, você tem muito a ganhar com uma boa concorrência, se souber usá-la de forma estratégica.

Em primeiro lugar, se você for a única pessoa oferecendo esse tipo de produto ou serviço, é das duas, uma: ou sua ideia é totalmente inovadora e ninguém pensou nela antes (e, aí, é questão de tempo até alguém copiá-la!), ou não existe mercado pra ela.

Com concorrentes à altura, você pode ficar de olho nas tendências do seu setor, entender onde pode melhorar no seu próprio negócio, acompanhar as novas ideias que eles trazem e até conversar sobre as dificuldades de empreender nessa área! Afinal, se vocês têm produtos ou serviços tão parecidos, provavelmente têm problemas parecidos também. Então, podem se ajudar pra fortalecer e expandir o mercado. E, quando isso acontece, TODOS ganham!

Alguém copiou sua ideia de negócio? Leia este texto!

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri orgulhosa batendo palmas

Lembre-se: ideias inovadoras são copiadas o tempo todo. E nem sempre quem copia sabe o que está fazendo. Portanto, se isso acontecer com você, não permita que o desânimo leve seu sonho embora! Foque em fazer o melhor com seu produto ou serviço, e os resultados vão vir.

AH!, pra confirmar que realmente pode acontecer com qualquer pessoa e que ter sua ideia copiada não significa que ela não vai dar certo. Afinal, você tá me lendo no SOS Me Poupe!, não tá? 😉

Esse post te ajudou, marinheira e marinheiro? Então, pega o link e manda pra mais uma amiga ou um amigo. É a corrente da sua Capitã: se não fizer isso, alguém vai copiar a próxima ideia do seu negócio! Mas, agora, você já vai saber como lidar…

Comentários

Seja o primeiro a deixar seu comentário