Alerta vermelho! 4 sinais que sua empresa corre perigo

29 de April | 2021

Você já deve ter percebido que criar seu próprio negócio não é nada fácil. E, pra piorar, sua empresa tem 50% de chances de fechar as portas em até quatro anos. É sério: metade das novas empresas no Brasil quebram nesse tempo!

Mas é claro que eu vou te ajudar a fazer de tudo pra que isso não aconteça! Aqui no blog do SOS Me Poupe!, tem UM MONTE de posts pra você organizar os dinheiros da sua empresa, vender mais, encontrar clientes pela internet, se formalizar…

E, hoje, vamos falar sobre o sinal amarelo, os alertas que você precisa ficar de olho porque podem ser pedidos de socorro do seu negócio. E, antes que você fale que isso é muito óbvio, deixa eu te lembrar uma coisa: o nosso cérebro acredita no que ele quer acreditar! Então, ele procura evidências que comprovem que o que ele acha é verdade.

Por isso, minha missão neste post é te fazer dar dois passos pra trás e olhar pro seu negócio de fora, com uma visão mais objetiva do que realmente tá acontecendo!

Alerta vermelho! 4 sinais que sua empresa corre perigo

#PARATODOSVEREM: Rosto de mulher jovem, branca, cabelos longos e escuros chamada Nathalia Arcuri, com dedo no olho, dizendo “DE OLHO”

1. Falta de controle financeiro

Se você termina a maior parte dos meses no vermelho, é óbvio que algo não vai bem. Mas tem muita gente que sequer sabe se a empresa tem dívidas ou não, porque não tem o menor controle do caixa. Ou, pior ainda, mistura o dinheiro de pessoa física com o de pessoa jurídica.

Acredita na sua Capitã: se esse é o caso na sua empresa, é questão de tempo até os dinheiros fugirem do controle e a coisa toda degringolar. E sabe o que é pior? Sem ter o controle do caixa, você nem vai saber o que foi que aconteceu pra sua empresa quebrar.

Mas calma, eu tô aqui pra te ajudar, lembra? Por isso, clica aqui pra pegar uma planilha que vai organizar e separar o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio! E, neste link, você pode conhecer o Eu, Chefe de Mim, curso que a Nathalia Arcuri criou pra ajudar autônomos e pequenos empreendedores a fazer o planejamento financeiro da empresa direitinho!

2. Dívidas por toda parte

Falando em controle financeiro, não posso pular as dívidas! Afinal, tem muita gente que faz empréstimos pro próprio negócio, seja pra ter um capital de giro no começo, seja pra fazer algum grande investimento que vai trazer lucro, seja pra dar um respiro durante uma crise.

E esses podem ser bons motivos pra você fazer um empréstimo, desde que você consiga pagar! Isto é, o pagamento desses empréstimos tem que estar previsto no planejamento financeiro.

Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo "é justo"

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri levantando as mãos e dizendo “é justo”

O maior problema é quando o empréstimo vira uma bola de neve de juros ou de mais empréstimos pra pagar os anteriores! Então, se você não agir rápido e com um plano robusto e POSSÍVEL pra que essa situação se resolva, há boas chances de quebrar.

Mas lembre-se: não é uma situação sem salvação! Ela precisa ser analisada com calma e objetividade, levando em consideração toda a condição financeira da empresa, pra ser resolvida de uma forma saudável. 

3. O mercado vai bem, suas vendas vão mal

É muito importante ficar de olho na concorrência e ter parceiros ponta firme pra, além de encontrar oportunidades pro seu negócio, entender como está o mercado. Às vezes, a área que você atua passa por uma época de baixa: se isso afeta todo mundo, é sinal de que o mar não tá pra peixe.

É claro que isso não é bom, e vai te obrigar a remar de outros jeitos pra conseguir manter o faturamento! No entanto, é um indicativo de que o problema não é “só” seu.

Por outro lado, se é só a SUA empresa que não tá vendendo, é um alerta muito grave. E, nesse caso, você precisa fazer uma boa avaliação do que tá fazendo de certo e de errado, do que precisa melhorar, do que seus concorrentes estão fazendo e, principalmente, do que seus clientes precisam! Afinal, você trabalha pra atender a uma demanda. Então, se a demanda não tá mais vindo, qual o motivo? Será que ela não existe mais? Ou está indo pra outra empresa, que resolve melhor?

Ah, antes de você começar, tripulação, preciso avisar: fazer isso pode doer. Mas é essencial pra reerguer seu negócio e garantir que ele não vai afundar! 

Alerta vermelho! 4 sinais que sua empresa corre perigo

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri se inclina em direção À câmera e diz “desculpa”

4. Inbox pegando poeira

Repita comigo: “não vou deixar meus clientes no vácuo”.

Mais uma vez: “não vou deixar meus clientes no vácuo”.

Se quiser, escreva essa frase num papel e cole na parede na sua frente: “não vou deixar meus clientes no vácuo!!!”

Pensa que você entra em uma loja e quer uma informação sobre algum produto. Você pergunta pro vendedor, e ele simplesmente te ignora! O que você faz: espera a vontade da pessoa de querer vender, ou vai procurar em outro lugar?

Tenho certeza que é a segunda opção. Ou seja, se algum cliente te procura e você não responde rápido, as chances de perder o negócio são grandes. E, sem vender, você não ganha dinheiro. Sem ganhar dinheiro, sua empresa inevitavelmente quebra!

“Capitã, mas eu sempre respondo, e sempre no mesmo dia!”

Aí que tá, marinheira e marinheiro… Você tem que responder muito, mas MUITO rápido mesmo. E eu sei que você tem várias outras coisas pra fazer na sua empresa, por isso precisa de uma estratégia pro seu atendimento ao cliente se ainda não puder contratar alguém que te ajude nisso. Pode ser ativar as notificações no seu celular, ou usar as mensagens automáticas do Whatsapp Business.

Pra te dar mais uma ajuda, eu até já trouxe alguns cursos grátis pra você melhorar cada vez mais o atendimento. Vai por mim: um atendimento excelente é o primeiro passo pra um cliente que não apenas vai comprar de você de novo, mas te recomendar pra outras pessoas! E, como você sabe, um cliente satisfeito é o melhor vendedor.

Alerta vermelho! 4 sinais que sua empresa corre perigo

#PRATODOSVEREM: Nathalia Arcuri tocando na cabeça, com cara de “entendeu?”

Mão na massa!

Agora, tripulação, eu NÃO quero que você responda se sua empresa tem algum desses sinais de socorro. Eu quero que você fique com este post aberto e analise com muita calma cada uma dessas coisas, pra aí sim dizer se precisa jogar uma bóia pra ela ou não!

AH! Além disso, pode mandar esse post pra alguma amiga ou amigo que você sabe que tá com a empresa meio capengando. Pode ser que aqui esteja a resposta que ela ou ele não encontra em lugar nenhum!

Até a próxima, e lembre-se: tudo tem solução, exceto o que não existe mais!

Comentários

Seja o primeiro a deixar seu comentário