Nos últimos 12 meses, a taxa básica de juros – mais conhecida como SELIC – teve uma escalada histórica. Foram sete altas seguidas e a previsão é de que ela siga essa crescente durante 2022. Assim, antes que os sovacos comecem a suar, estamos aqui pra te mostrar como esse índice pode impactar positivamente os seus investimentos.
Por Me Poupe!
Para tudo! A SELIC vai aumentar, e agora?
A gente traz a solução! Saiba onde investir o seu dinheiro na 1ª LIVE da SELIC de 2022, com a nossa musa Nath revelando os TOP 5 Investimentos de baixo risco – e ótima rentabilidade.
Já clica e ativa o lembrete! É hoje, a partir das 20h, no canal da Me Poupe!
Bom, agora temos algumas perguntas importantes pra fazer: você sabe o impacto da Taxa Selic nos seus investimentos? Sabe como essa montanha-russa econômica é capaz de afetar suas reservas? Uma coisa é clara, se você está sempre de olho nas movimentações do mercado financeiro, sabe como tirar proveito até dos cenários mais pessimistas.
Assim, levar em conta os sinais que o mercado dá é o primeiro passo pra tomar decisões mais seguras, assertivas e baseada em dados! Então, antes de seguir com esse conteúdo, vamos relembrar os canais que vão te ajudar a enriquecer com consistência? Estamos falando de Youtube Me Poupe!, Instagram Me Poupe!, PoupeCast e nossa comunidade no Telegram! Agora VAI.
Os números não mentem!
Como já dissemos, a “taxa mãe” da economia, a Selic, está nas alturas! Hoje, o índice está em 9,25% ao ano e as perspectivas do mercado são de que ele siga aumentando – batendo os 10,75% na próxima reunião do Copom, prevista para essa quarta-feira (2).
Diante disso, é fundamental que você proteja o seu dinheiro a fim de sair desse cenário turbulento com as finanças em dia – e melhor, com mais dinheiro do que entrou.
Alta da Selic: bom ou ruim pra renda variável?
Antes de responder essa, é preciso pontuar que a Selic afeta a renda variável mesmo esta não estando atrelada à taxa de juros. Isso acontece por conta da influência que ela causa sobre toda a economia, mudando a precificação das ações, da renda fixa e de vários outros setores que acabam tendo suas performances impactadas.
Outro fato é que quando a taxa de juros está alta, o rendimento da renda fixa se torna maior. Assim, é natural que a renda variável se torne menos atrativa, o que pode resultar na diminuição de investidores na bolsa de valores.
“Tá bom, e como isso pode ser bom pra renda variável?”
Bota a caixola pra funcionar, Me Poupeira! e Me Poupeiro!.
Quando um produto ou serviço está com alta oferta e baixa procura, o que acontece com os preços? Eles diminuem.
O mesmo vale pro mercado de ações! Se há a diminuição de investidores, logo, o valor das ações tende a diminuir, ou seja, oportunidade ideal pra entrar na Bolsa pagando menos e com boas chances de LÁAAAA na frente, você obter lucro na venda das ações adquiridas.
Me dê (mais) motivos pra ir embora investir na Bolsa
Ao comprar ações, você se torna sócio da empresa e tem a possibilidade de ampliar seu dinheiro a partir do crescimento da companhia. Outras bonificações, lucros e dividendos também estão previstos e podem contribuir pra ampliar seu lucro. Mas ó, também existe a possibilidade de uma crise impactar negativamente os seus planos.
Por isso, buscar setores seguros e com resultados comprovados é crucial para diminuir riscos e, assim, ampliar as suas garantias de rentabilidade. É, Me Poupeira! e Me Poupeiro!, se você vai investir em renda variável não tem outra saída: tem que estudar SIM e ainda buscar o apoio de um profissional experiente.
#Ao infinito, e além!
Pra que se limitar aos investimentos nacionais se a renda variável te permite explorar o M-U-N-D-O? É isso mesmo, uma opção que a cada dia se torna mais conhecida é o BDR, um tipo de investimento ideal pra quem quer investir em ações do exterior, mas não pode ou não quer abrir uma conta fora do país.
BDR significa “Brazilian Depositary Receipts”, é um certificado de depósito que representa a ação de uma empresa estrangeira. Ela dá acesso a empresas que estão listadas em Bolsas em diferentes setores fora do Brasil.
Mas PRESTENÇÃO, quando você adquire um BDR, não está comprando a ação e, sim, um recibo que assegura direitos como: o ganho de capital com a valorização do ativo e os amaaaaados dividendos.
Arriscar na variável ou garantir na fixa?
Tá aí a pergunta do ano, Me Poupeira! e Me Poupeiro!. E olha, não dá pra dizer outra coisa a não ser: depende.
Para um investidor conservador, as oscilações do mercado financeiro certamente deixam a aventura no universo das ações ainda mais apavorante. E olha, tá tudo bem! Não existe um tipo de investimento perfeito, uma vez que isso varia de acordo com o perfil do investidor, seus objetivos financeiros e as estratégias que vai decidir traçar pra alcançá-los.
E aí, conta pra gente qual a sua escolha!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário