Passadas as celebrações, é chegada a hora de evitar o desperdício e dar uma nova cara para as comidas que sobraram dos encontros de fim de ano!
Por Me Poupe!
Para parte das famílias brasileiras, Natal e Ano Novo são sinônimos de fartura na mesa! Durante essa época ficam em alta alguns pratos tradicionais, como pernil, chester, arroz com passas, maionese, panetone, pudim, bacalhau, pavê e muito mais.
Os excessos nas compras de alimentos para estes encontros resultam em MUITAS sobras e, consequentemente, em desperdício. É chocante pensar que comidas tão saborosas e únicas acabam indo direto para o lixo, não é?
Pois bem, se você não quer fazer parte deste percentual da população que sequer se incomoda com o desperdício, pega na nossa mão! Hoje, a Margarete assume as bocas deste fogão os comandos deste texto e te mostra como reaproveitar as sobras de uma maneira criativa!
Com quatro “R”s você será capaz de fazer milagres… Veja só!
1. Reforminha básica
Essa é a dica simples, óbvia e, é claro, a mais prática de todas. Se resume em simplesmente seguir comendo os pratos que sobraram, mas com um toque extra pra não enjoar.
Por exemplo, sobrou uma torta, que tal fazer um molho gostoso para acompanhar? A salada tá quase intocada? Já pensou em juntar as frutas secas e castanhas e deixá-la ainda mais apetitosa.
2. Redestinando as sobras
Próxima parada… casa dos filhos, dos sobrinhos, dos vizinhos, das irmãs! Sim, evitar o desperdício é, também, pensar em novos destinos para o alimento.
Por que entulhar a sua geladeira se você pode dividir as sobras e deixar ainda mais pessoas felizes! Até porque, jantar/almoço farto é aquele que todo mundo volta com a tupperware cheia pra casa!
E olha, não se limite a dividir apenas com as pessoas presentes. Você também pode preparar marmitinhas e distribuir para pessoas em situação de rua, por exemplo. Aí você não só evita o desperdício, como também faz uma ação social e leva um prato de comida pra quem verdadeiramente necessita.
3. Reembala, criatura!
Já pensou que o freezer pode ser o seu MELHOR amigo? Divida tudo que sobrou em porções, etiquete com nome do prato e a data em que foi feito e eis que você terá comidinhas especiais de fim de ano em outras épocas!
O ideal é que o consumo seja dentro de 90 dias, assim, os alimentos não perdem tanto valor nutricional e não ficam com aquele “gosto de geladeira”.
Xô preguiça e bora reembalar as sobras por aí. Temos certeza que o seu “eu do futuro” ficará agradecido com essa “surpresinha” nas próximas semanas.
4. Repensando os pratos
Ao invés de requentar, doar ou apenas congelar as sobras, com um pouquinho de criatividade você pode transformar as preparações em novos pratos.
Ah, que festa da novidade!
A Margarete deixou três dicas IMPERDÍVEIS pra você aproveitar pratos clássicos e transformá-los em combinações inovadoras! Se liga.
Bolinho de arroz com tender
Tá aí uma excelente alternativa para aproveitar o mundaréu de arroz e alguma das carnes que sempre sobra das celebrações! Essa receita é rápida e conta com ingredientes simples. Você vai precisar de:
- 2 xícaras (chá) de arroz de ontem;
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino;
- 1 punhado de cheiro-verde picado;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo ou de arroz pra dar o ponto;
- 1/2 xícara (chá) de tender cozido e picado;
- 3 ovos batidos;
- Óleo para fritar.
Basta juntar todos os ingredientes e ir adicionando a farinha aos poucos até que a massa fique no ponto de fritura. Faça os bolinhos com o auxílio de duas colheres e vá despejando direto no óleo quente.
Quiche de pernil – chester – legumes
massa
- 320 gramas de farinha de trigo;
- 150 gramas de manteiga ;
- 1 colher de chá rasa de sal;
- 1 ovo (levemente batido).
Peneire a farinha, junte a manteiga, ovo e sal. Com as mãos, deixe a massa bem uniforme e guarde na geladeira envolta por um plástico filme enquanto faz o recheio.
recheio
- 3 ovos;
- 150ml de creme de leite fresco (ou uma caixinha de creme de leite);
- 1 colher de chá rasa de sal;
- Pimenta e orégano a gosto;
- Cebolinha verde picada a gosto;
- 100g de frango ou pernil desfiado (ou legumes);
- 150 gramas de queijo ralado;
- Tomates-cereja para decorar (opcional).
Bata os ovos com um garfo, junte o creme de leite, sal e temperos. Desfie a carne (ou pique os legumes) e reserve. Abra a massa em uma forma média, coloque o restodontê (peru-chester-legumes) e jogue o creme de ovos por cima. Decore com queijo ralado e tomate. Leve ao forno médio por 40 minutos ou até dourar.
Torta de Panetone
Para fechar, uma receita doce deliciosa, que certamente vai dar OUTRA cara para o panetone sem graça que está aí no armário.
Para o creme inglês
- 1 xícara (chá) de leite;
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco;
- 4 gemas;
- 2/3 de xícara (chá) de açúcar;
- Algumas gotas de extrato de baunilha.
Para a montagem
- Pedaços de panetone;
- Sorvete de creme;
- Creme inglês frio.
Numa tigela, junte as gemas com ⅓ do açúcar e bata com um fouet até virar um creme claro. Numa panela, misture o leite, o creme de leite e o restante do açúcar, misture tudo em fogo baixo. Assim que surgirem as primeiras bolhas, vá transferindo esse esquentado para a tigela das gemas, mexendo vigorosamente para que não coagulem.
Com tudo misturado, volte o creme para a panela e deixe que cozinhe por uns 5 minutos (mexendo sempre), até engrossar. Deixe esfriar tampado com um plástico filme. Monte em uma tigela grande, intercalando os pedaços de panetone, de sorvete e de creme.
Pronta ou pronto pra inovar na cozinha neste começo de ano?!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário