Ainda dá tempo de começar a colocar energia nas metas que você traçou na virada de ano – e eu vou te mostrar como!
Por Hellen Kato!
Confissões aqui! Eu enchi um caderno mental de novas metas para o ano novo. É o que fazemos sempre, não? Provavelmente, como eu, você também adora esse sentimento de um novo dia, um novo tempo, que começou.
Mas, eis que chegam os cientistas e nos jogam dados que, no subconsciente, nós já sabíamos: 80% das pessoas que fazem resoluções de ano novo as abandonam antes da segunda semana de fevereiro.
Segundo uma pesquisa feita pelo aplicativo de atividades físicas Strava, a maioria das pessoas provavelmente desistirá de suas resoluções de ano novo em 19 de janeiro, data que o app apelidou de “Dia do Desistente”.
Mas eu quero que você este ano, realmente se proponha a fazer diferente. O carnaval tá aí e dá tempo de fazer votos de renovação das suas metas – mas que dessa vez realmente inspirem um novo comportamento.
Vamos tirar as promessas de 2023 do papel? Veja as minhas dicas!
Torne seu objetivo extremamente específico
Digamos que você queira melhorar sua resistência física. “Melhorar minha resistência” é uma vontade sensacional (e que eu compartilho), mas o que isso significa? Absolutamente nada, é apenas um desejo.
“Correr 3km sem parar nos próximos 30 dias” é uma meta específica, mensurável e objetiva. Você não apenas sabe o que deseja alcançar, mas pondo em números.
Desta maneira, você permite que criar um processo para chegar lá, ou seja, a partir dessa meta específica é possível definir uma programação de corridas, datas, distâncias, o quanto irá aumentar a cada semana… Agora, tudo o que você precisa fazer agora é seguir o plano.
Outro exemplo: “Crescer meu negócio” parece ótimo, mas também não tem rumo definido. Já “obter cinco novos clientes por mês no próximo trimestre”, por outro lado, permite que você descubra o que precisa fazer para conseguir esses clientes.
Certifique-se de definir uma meta que permita que você trabalhe em um plano para alcançá-la. É impossível saber exatamente o que fazer quando você não sabe o que deseja alcançar.
Torne sua meta relevante pra você!
Se você quer correr 2 km sem parar porque sua vizinha acabou de completar a São Silvestre, é muito provável que essa meta seja uma das metas no cemitério da segunda semana de fevereiro.
Será que faz mesmo sentido um esforço para provar algo para outra pessoa?
Mas se você quer melhorar sua performance se sentir melhor com você, ou para dar um exemplo para seus filhos, ou para se desafiar, então, é muito mais provável que você se engaje nessa meta.
Por que? Porque você enche sua meta de significado – não para seu médico, para sua vizinha ou pro seu colega de trabalho, mas para a pessoa mais importante da sua vida: que é você .
Sonhe grande, planeje pequeno
Uma das maiores razões pelas quais as pessoas desistem de grandes objetivos é a distância entre onde você está hoje, e onde um dia você espera chegar.
Se hoje você consegue correr apenas 100 metros, colocando o pulmão pra fora (eu, aqui!) e seu objetivo é correr 2 km, a distância entre aqui e ali parece intransponível.
Aí você desiste, porque não tem fôlego (literalmente ou não) para ir daqui pra lá.
É por isso que quase todas as pessoas incrivelmente bem-sucedidas estabelecem uma meta e concentram toda a atenção nos pequenos passos necessários para atingi-la.
É claro que o seu alvo final não deve sair do seu campo de visão. Mas a sua energia deve ser direcionada para o que você precisa fazer hoje (e de novo, a importância de ter um plano!).
Ao conseguir realizar o que precisa hoje – pode ser correr 100m intervalados, por exemplo -, você terá a sensação de missão cumprida e se sentirá ainda mais motivado pra seguir perseguindo seu alvo final.
Esse sentimento de realização muitas vezes é a motivação para a meta seguir sendo perseguida, porque o sucesso, mesmo o pequeno sucesso, é a melhor motivação de todas.
Se você leu esse artigo até aqui, faça da sua meta de carnaval criar um processo para suas promessas de 2023.
Sem isso, você se aproxima dos 80% dos desistentes. E como dica bônus: A perfeição é impossível. Às vezes você vai escorregar. Às vezes você não fará o que planejou fazer. Tudo bem – aceite, assuma e volte ao planejamento.
Por isso, mantenha o longo prazo à vista. Falhas acontecem e são apenas um pequeno atraso, não uma porta fechada definitivamente pro seu objetivo. Nenhum processo é perfeito. Mas aqueles 20% que seguem, são os que têm a capacidade de voltar ao plano apesar das imperfeições.
Que 2023 seja essa nova estatística a qual você vai pertencer.
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário