Você piscou e já tem panetone na gôndola do supermercado. E nem deu tempo de cumprir todas as metas do réveillon passado, mas você só pensa onde vai ser a virada dessa vez. Com a alta temporada, tudo fica mais caro – hospedagens, passagens, passeios, alimentação… Mas, com algum planejamento, é possível viajar ainda esse ano sem estourar o orçamento.
Confira as nossas dicas para viajar sem gastar muito e lembre-se que uma viagem não é mais especial só por ser cara. O mais importante é viver uma experiência gostosa sem ficar o tempo todo preocupada com a fatura do cartão.
Por Me Poupe!
Como planejar uma viagem de fim de ano?
Para começo de conversa, uma viagem precisa ser uma meta, seja ela de curto, médio ou longo prazo. E quanto mais tempo você tiver para se planejar e investir com esse objetivo, melhor. Você precisa saber quanto será gasto com o passeio e de onde virá esse dinheiro: de um investimento, do décimo terceiro salário, de uma renda extra ou alguma outra fonte.
O ideal é comprar as suas passagens e garantir a hospedagem com, pelo menos, 3 a 6 meses de antecedência. Isso porque a procura por viagens no fim do ano é muito alta e, dessa forma, você consegue garantir ofertas melhores.
Para se planejar com mais tranquilidade no ano que vem, pega essa dica: já baixa o meu Planner de Metas e inclui a viagem dos sonhos para o próximo ano novo entre as suas prioridades.
Destinos baratos para viajar no fim de ano
A escolha do lugar vai influenciar bastante no valor final da sua viagem. Se o orçamento está muito apertado, considere visitar cidades próximas à sua. Dessa forma, você economiza também com o transporte.
Na hora de decidir, leve em consideração as suas preferências pessoais: você gosta de lugares mais movimentados ou calmos? Frio ou calor? Para o final do ano, os destinos no litoral têm uma procura maior (e por isso saem mais caro) do que cidades no interior, por exemplo. Dá uma olhada nesse vídeo para descobrir os melhores destinos custo-benefício para viajar dentro ou fora do Brasil!
Seja flexível com a hospedagem
Eu sei, ficar em um resort 5 estrelas all-inclusive é incrível. Mas talvez não seja a melhor escolha para o seu bolso no momento. Defina qual é o nível de conforto que faz sentido para você e considere economizar na hospedagem ficando em um hostel ou Airbnb. Hospedagens com áreas compartilhadas com outros hóspedes, como cozinha e banheiros, costumam sair mais em conta.
Outra opção para diminuir esse custo é ficar hospedado na casa de familiares ou amigos. Dessa forma, você garante um pouco mais de conforto e privacidade. Na hora de reservar a hospedagem, sempre priorize aquelas que permitem o cancelamento gratuito. Dessa forma, você tem uma garantia caso ocorra algum imprevisto.
Cuidado com o prato
Restaurantes próximos a atrações turísticas costumam ser mais caros que os demais. Faça uma boa pesquisa em casa e, se possível, converse com moradores locais durante a viagem para descobrir onde tem comida boa a um preço honesto.
Outra boa pedida é reservar uma hospedagem que inclua uma cozinha ou micro-ondas. Dessa forma, você pode preparar ao menos uma refeição por dia em vez de comer fora. Além de economizar, visitar um supermercado local pode ser uma experiência cultural interessante.
Descubra quais são as atrações gratuitas
Sim, elas existem – e aos montes! Você pode visitar parques e praias locais ou participar de festas e comemorações públicas. Além disso, busque saber em quais dias alguns dos passeios que você quer fazer saem mais barato ou até de graça (como é o caso da maioria dos museus, por exemplo). Não fique presa aos pontos turísticos e busque também atividades fora do óbvio, que podem sair mais barato.
Crie um limite diário de gastos
Não é porque você está de férias que vale tudo, ok? Além dos gastos maiores, como passagem, hospedagem e alimentação, preveja também quanto você pretende gastar com aquelas pequenas bobeiras de viagem, como passeios inesperados ou recordações. Crie um orçamento e seja fiel a ele, mas cuidado para não criar restrições demais e acabar com a sua própria diversão.
Aprenda a investir para viajar mais
Viajar precisa ser mais do que um sonho distante na sua vida. Para isso, conte com o Me Poupe+ para desfuder a sua vida financeira. Tenha aulas com os melhores professores para aprender a sair das dívidas, ganhar mais e investir melhor o dinheiro que vai passar a sobrar.
Clique aqui e conheça o maior streaming de finanças do mundo. Aprenda sobre impostos, inflação, investimentos e um monte de outros assuntos que parecem chatos de um jeito fácil e divertido. Esse é o passaporte para uma vida mais rica! AH-QUE-FESTA do conhecimento!
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário