Três passos financeiros pra começar a empreender

14 de April | 2022

Trabalhar por conta própria te dá mais liberdade e pode ser a porta de entrada pra ampliar seu orçamento. No entanto, ser “chefe de si” requer organização financeira dobrada, já que a maioria das garantias como “empregado” passam a não existir. E aí, tá pronta ou pronto pra traçar esse caminho?

Por Me Poupe!

🚨🚨🚨BREAKING NEWS🚨🚨🚨
INTERROMPEMOS A PROGRAMAÇÃO PARA UM ALERTA: ESSA É A ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE VOCÊ MUDAR A SUA VIDA FINANCEIRA DE VEZ! NOVA TURMA DA JORNADA DA DESFUDÊNCIA, COM R$299 OFF E EM 12X.

Você, Me Poupeira! e Me Poupeiro! que tem o seu próprio negócio ou que pretende pedir demissão do seu emprego atual pra virar seu próprio chefe, precisa saber como fazer uma organização financeira pessoal pra ficar com as contas em dia e aproveitar todos os benefícios que essa forma de trabalho oferece.

Todas as pessoas precisam ter um planejamento financeiro pra pagar as contas em dia, investir, ter dinheiro guardado quando acontecer algum imprevisto e pra realizar metas pessoais. No entanto, esse controle financeiro é ainda mais importante pros profissionais autônomos, já que essa modalidade não prevê férias remuneradas, 13º salário, FGTS e seguro desemprego. 

Por isso, bora descobrir como deve ser a organização financeira ideal pra quem tá se aventurando como autônoma ou autônomo? Aqui vão três passos INDISPENSÁVEIS pra quem quer empreender sem arrependimentos!

#1 Separe as finanças profissionais das pessoais 

A primeira e mais importante regra é separar as contas pessoais das contas da empresa. Pessoa física e jurídica NÃO PODEM se misturar, já que isso abre margem pro descontrole financeiro e consequente prejuízo do seu negócio.

“Ai, Me Poupe!. Mas eu trabalho de casa, nem tenho funcionário!”. 

Isso não é justificativa! Você PRECISA abrir um CNPJ, separar os fluxos de entrada e saída pessoais e profissionais e, é claro, organizar os serviços que presta.

#2 Tenha uma reserva de emergência

Não tem jeito, quem trabalha por conta própria dificilmente vai ganhar a mesma quantia todos os meses. Em alguns meses você pode ganhar muito dinheiro e, em outros, acabar no zero a zero. Por isso, você precisa ter uma boa organização financeira pessoal e um planejamento empreendedor eficiente pra passar por esses períodos com mais tranquilidade e sem se endividar. 

Portanto, é muito importante que você tenha duas reservas de emergência, uma pra sua empresa e outra pras contas pessoais. Dessa forma, você poderá enfrentar os imprevistos  sem se endividar, além de não ter que se preocupar de onde vai tirar dinheiro para quitar as suas despesas diante de imprevistos.

A reserva de emergência precisa ter um valor de, no mínimo, 6 meses do seu custo de vida ou dos custos da sua empresa. Além disso, também é muito importante que você saiba onde deixar a sua reserva de emergência. Nada de colocar esse dinheiro na poupança. O ideal é que você invista em ativos de renda fixa com alta liquidez (que você consegue resgatar rapidamente), como o Tesouros, CDBs, LCIs e LCAs.

Aliás, se você perdeu a LIVE em que a Nath revelou os TOP 4 INVESTIMENTOS PRA FAZER EM UM ANO ELEITORAL, corre pra conferir isso!

#3 Estude, pesquise, adquira conhecimento!

Simplesmente NÃO DÁ pra mergulhar no ramo do empreendedorismo sem apostar todas as fichas em conhecimento! Você precisa dominar o seu ramo, seus concorrentes, seu público, a produção, formas de divulgação e todas as particularidades do seu negócio.

A gente bate nessa tecla sem medo de desapontar, porque sabemos da importância que o conhecimento tem na vida de qualquer pessoa – especialmente as que estão no caminho do empreendedorismo. Afinal, não dá pra sair por aí fazendo as coisas de acordo com “as vozes da sua cabeça”, né não?!

Inclusive, quem aí tá a fim de TRANSFORMAR a própria vida financeira e dar passos largos rumo à montanha da independência? SIM, TEM TURMA NOVA DA JORNADA DA DESFUDÊNCIA TE ESPERANDO! Mas corre, essas são as ÚLTIMAS vagas.

Agora que você sabe como fazer uma organização financeira pessoal eficaz você já pode começar a planejar o seu orçamento e se preparar pra investir ainda mais na sua empresa e também na sua qualidade de vida. 

Vamos nessa?

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário