Três em cada 10 microempreendedores (MEI) fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas). Isso significa que a taxa de mortalidade de negócios desse porte é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.
Ahhh, que luto pela falência!
Uma das principais causas apontadas pra estes fechamentos é a falta de planejamento, de condições em se capacitar e de gestão adequada. Para resistir ao teste do tempo, um dos pontos mais básicos de gestão é estabelecer metas inteligentes para seu negócio.
Se você tem um pequeno empreendimento, você tem uma pequena jóia a ser trabalhada. Normalmente, esse tipo de negócio requer uma interação com o cliente final mais próxima e direta, o que acaba sendo uma grande oportunidade para traçar e avaliar metas com sabedoria.
Retomando: o que são metas inteligentes?
O acrônimo SMART (inteligente em inglês) significa metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo para acontecer. Trata-se de estabelecer estratégias para seu negócio, identificando pontos fortes, acompanhando o progresso e possibilidades de melhorias.
Por que as metas são importantes?
Objetivos vagos, como “ganhar mais clientes”, não ajudam a implementar ações práticas em seu negócio. Metas vagas podem sobrecarregar quem está começando a empreender, afinal, é custoso dar passos sem um foco ou evidências de realização.
Ter metas inteligentes é crucial para sobreviver aos primeiros anos de seu empreendimento. Eles podem conduzir o crescimento sustentável e a inovação em sua empresa baseados em dados.
Use a sigla SMART como guia! Anote um ponto de melhoria em seu negócio e, em seguida, descreva como a meta é específica, mensurável, alcançável, relevante e tem prazo. Forneça detalhes sobre seu objetivo para cada letra da sigla.
Bora pra exemplos de metas empreendedoras
Meta vaga: Ganhar mais clientes
Meta inteligente: Garantir 6 novos clientes comerciais antes do final do trimestre.
Conquistar clientes comerciais é específico. Nesse caso, garantir novas contas é relevante para o negócio e o seis confere ao objetivo um caráter mensurável. É realista o suficiente para ser alcançável até o “fim do trimestre” que é o prazo.
Meta vaga: Aumentar a receita
Meta inteligente: Aumentar a receita em 10% através do lançamento de novos ( 1 a cada dois meses) até o final do ano.
A inserção de novos produtos é uma medida específica da qual se espera um resultado mensurável (10%). Essa é uma métrica relevante para o objetivo de aumentar os lucros no prazo determinado através de ações realistas.
Meta vaga: Aumentar a presença on-line
Meta inteligente: Aumentar em 20% as visualizações em nossas redes sociais, postando produtos pelo menos 2 vezes por semana.
Aumentar a relevância é específico e pode ser mensurável através de métricas das redes sociais ou da ajuda de uma agência especializada. Esse é um item alcançável através de uma medida realista no prazo de tempo estipulado.
Espero que esses exemplos te inspirem a ver o planejamento estratégico do seu negócio com outros olhos. Teve dúvidas? Colocou em prática? Me conta nas redes sociais?
Comentários
Seu comentário foi recebido e está sendo validado pela nossa equipe.
Fique tranquilo que ele sará publicado em alguns dias.
Seja o primeiro a deixar seu comentário