ETF: o que é e como investir em fundos negociados na Bolsa?

25 de September | 2024

Embora sejam a opção mais popular, as ações não são os únicos ativos negociados na Bolsa de Valores. Os ETFs têm ganhado cada vez mais espaço e são uma boa opção para quem está começando no universo da renda variável, já que apresentam menor risco e são mais simples de administrar do que uma carteira com várias ações compradas separadamente. É ótimo para quem quer comprar ações, mas tem medo de fazer burrada, sabe?

Esses fundos têm se tornado mais populares por aqui desde 2022, quando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) facilitou o acesso de pequenos investidores a esse tipo de investimento. Sim, é super possível entrar na Bolsa com pouco dinheiro, seja através das ETFs ou no mercado fracionário.

Se esse é o seu caso, continue acompanhando o texto para aprender o que é ETF, quais são as vantagens desse tipo de fundo e como investir.

Por Me Poupe!

O que é um ETF?

A sigla “ETF” é uma abreviação do termo em inglês “Exchange Traded Fund“, o que significa, na tradução literal, “fundo negociado em Bolsa“. Ou seja, os ETFs funcionam como cestas de ações que são negociadas na Bolsa de Valores e estão atreladas a um índice específico, como o Ibovespa, IFIX ou S&P 500. É por isso que eles também são conhecidos como “fundos de índice” aqui no Brasil.

Na prática, isso significa que se o seu ETF está atrelado ao Ibovespa, por exemplo, a rentabilidade desse ativo vai aumentar ou cair acompanhando as flutuações desse mesmo índice. Ibovespa subiu? Mais dinheiro pra você. Também dá para encontrar ETFs referenciados em títulos de renda fixa, em ouro, em criptoativos e assim por diante.

Há dois tipos principais de ETFS:

  • ETFs de renda variável: são compostos por ações e outros ativos de renda variável. Seguem índices de referência, como o BOVA11, que replica o Ibovespa.
  • ETFs de renda fixa: refletem a variação de índices de… adivinha… renda fixa. Isso inclui títulos públicos e privados.

Como investir em ETFs no Brasil?

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Se você ainda não tem a sua, baixe o nosso Guia Definitivo para Investir em Corretoras. Ele é gratuito e tem todas as informações que você precisa para fazer essa escolha de forma segura. Com a conta aberta, você precisa transferir recursos para lá para começar a operar.

Escolha um ETF para chamar de seu levando em consideração o seu perfil de risco. Os de renda variável são mais adequados para investidores moderados ou arrojados, enquanto os de renda fixa atendem bem os conservadores. Como há uma grande variedade de fundos disponíveis, vale a pena investir tempo para estudar as perspectivas de cada um deles.

Como o fundo escolhido, monitore sempre o desempenho de seus investimentos com base no índice de referência. É recomendado usar as ferramentas do Home Broker e definir a automação de paradas de perda (stop loss). Isso vai garantir que, ao cair até determinada cotação, o seu ETF será automaticamente vendido.

Como funciona a rentabilidade dos ETFs?

Como os ETFs são atrelados a índices de referência, a sua rentabilidade sempre será a mesma (ou quase a mesma) apresentada pelo indicador. Vamos imaginar que você comprou um índice atrelado ao Ibovespa, por exemplo. Se em determinado período o índice subiu 10%, o seu ETF sobe junto. Por outro lado, se o Ibovespa cair, sua rentabilidade também será negativa.

Veja bem: isso não quer dizer que o seu ETF vai sempre acompanhar 100% do índice de referência. E isso por duas razões: a taxa de administração, que reduz parte do retorno do fundo, e as operações em si. Isso porque em cenários de baixa liquidez dos papéis ou em variações abruptas do mercado o gestor pode ter certa dificuldade em replicar a composição exata do índice de referência.

Me Poupe+: seu streaming de finanças favorito

Quais são as vantagens de investir em ETF?

Agora que você já sabe o que é um ETF, vamos conhecer as vantagens desse tipo de investimento:

Maior diversificação da carteira

Com os ETFs, é possível aplicar recursos financeiros em vários ativos ao mesmo tempo em vez de concentrar os seus dinheiros em um único lugar. Além disso, sai mais caro investir em ativos individualmente do que em um único ETF. É uma boa opção para diluir o risco geral da carteira com investimentos iniciais baixos.

Negociação simplificada

Comprar e vender ETFs representa o mesmo nível de dificuldade de negociar ações individuais na Bolsa de Valores. Além disso, o desempenho do ETF reflete a média da performance de todas as ações ou papéis incluídos nele. Por isso, fica bem mais fácil acompanhar os seus resultados do que monitorando uma carteira de ações, por exemplo.

Dividendos

Se viver de renda é um dos seus objetivos, essa pode ser uma boa escolha. Desde janeiro de 2023, podemos encontrar na Bolsa alguns ETFs que pagam dividendos aos seus investidores. Isso varia muito de acordo com a gestão de cada fundo, cujas regras são especificadas em cada regulamento.

Custos e tributação dos ETFs

Os custos e taxas de negociar ETFs são muito similares aos envolvidos na compra e venda de ações na Bolsa. Além da taxa de corretagem, será necessário pagar algumas taxas de negociação à B3 (conhecidas como emolumentos). Também é cobrada uma taxa de administração, que serve para remunerar o trabalho feito pelo gestor.

Os ETFs seguem a mesma alíquota do Imposto de Renda cobrada sobre o mercado de ações em geral: 15% sobre os ganhos, exceto para ETFs de Fundos Imobiliários, sobre os quais a alíquota é de 20%. É importante lembrar que o recolhimento do IR não acontece na fonte e é responsabilidade do investidor calcular o valor do tributo devido.

Participe da SUPERAULA para começar na Bolsa de Valores do jeito certo

No dia 07 de outubro, às 20h, minha musa das finanças, Nath Arcuri, se juntará ao maior especialista em ações do Brasil, Leandro Martins, para contar todos os segredos de uma carteira de ações campeã. O encontro é gratuito e ideal tanto para quem tá começando agora na renda variável quanto para quem já é mais experiente.

Aprenda as melhores estratégias para fazer o seu dinheiro decolar na Bolsa, evoluir rápido, aumentar seus rendimentos e conseguir realizar todos os seus sonhos. Clique aqui para se inscrever e não perca essa oportunidade. É uma noite só!

Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seja o primeiro a deixar seu comentário